>

As representações quase vivas dos nossos corpos em dados, por meio do Digital Twin, podem ser a solução para alguns dos problemas na área da saúde.

Com o avanço da tecnologia, em um futuro não muito distante poderemos ter representações virtuais dos nossos corpos em dados, nossos Digital Twins. Já é possível observar alguns passos em direção a este propósito: celulares, relógios, anéis e outras ferramentas inteligentes que nos acompanham diariamente fazem uma medição constante das nossas atividades, movimentos, indicadores de saúde, fitness e bem-estar. Esses dispositivos são capazes de medir a temperatura corporal, o ritmo cardíaco, a pressão arterial e até a oxigenação do sangue e, com essas informações, também podem informar quando há algo de errado com seu corpo.

Doenças como a Covid-19, por exemplo, pode ser identificada a princípio pela baixa de oxigênio no sangue e a temperatura corporal alta, dois indicadores facilmente detectados por um dispositivo inteligente. Isso não quer dizer que a Inteligência Artificial está te dando um diagnóstico ou um tratamento – pelo menos, ainda não –, mas significa que ela pode alertar rapidamente que há algo de errado com a sua saúde para que você possa, então, procurar um especialista. De fato, a tecnologia está passando a ter um impacto importante na monitorização e prestação de cuidados de saúde.

Pesquisa feita pela IDC mostrou que os investimentos do setor de saúde em tecnologia na América Latina poderão atingir US$ 1.931 milhões até 2022. O que isso significa? Cada vez mais hospitais, clínicas e centros de atendimentos serão capazes de oferecer diagnósticos e tratamentos com maior agilidade e para cada vez mais pessoas.

A criação de um Digital Twin, com todas as características específicas de cada paciente, será capaz de auxiliar os profissionais da área a antecipar situações, simular cenários e até mesmo reduzir riscos com a análise antecipada das implicações de cada terapia ou procedimento clínico. Esse gêmeo digital poderá ser atualizado semanalmente, mês a mês e até mesmo a cada ano, tornando possível a prevenção e estimativa de eventos nocivos à saúde.

O conceito redefinirá a forma como promovemos o bem-estar. Com a adoção da tecnologia de Digital Twin, o setor passará a ter a possibilidade de aprimorar o conjunto de padrões de cada indivíduo – visto que, atualmente, as organizações têm como base os padrões observados na população de maneira geral, nos quais não são refletidas as singularidades ou características individuais. Com o gêmeo digital trabalhando em paralelo ao corpo físico, será possível transformar a forma de cuidado com as pessoas.

Acesse o site da SAP e conheça mais soluções que podem impulsionar a jornada digital da área da saúde.

Acompanhe mais novidades nos canais de comunicação da SAP:  Facebook Twitter LinkedIn Instagram / YouTube

© 2022 SAP SE. All rights reserved. SAP and other SAP products and services mentioned herein as well as their respective logos are trademarks or registered trademarks of SAP SE in Germany and other countries. Please see http://www.sap.com/corporate-en/legal/copyright/index.epx#trademark for additional trademark information and notices.