>

Como a logística da cadeia de suprimentos faz com que o negócio seja resiliente?

Artigo

Por: Marcus Borba, Fundador e Diretor da Borba Consulting – Global Thought Leader e Influenciador em Data Science, Big Data, Analytics, Transformação Digital, AI, Machine Learning, RPA, IoT, Hyperautomation – BBBT Member.

O crescente aumento na complexidade dos negócios, aliado a novos comportamentos de consumo e também a novos métodos de produção, está fazendo com que  a forma da distribuição de bens e matérias-primas passe por uma grande transformação. Atualmente, com cadeias de suprimentos cada vez mais interligadas, o gerenciamento, o planejamento e a logística tornaram-se extremamente complexos.

Para que as empresas consigam sobreviver neste novo ambiente de negócios, é crucial utilizar ferramentas modernas de planejamento e gestão da cadeia de suprimentos, proporcionando o desenvolvimento de processos  resilientes, conectados e sustentáveis do design à operação.

O primeiro passo é fazer um bom planejamento, que permita a criação de planos ágeis e voltados ao mercado, com visibilidade, colaboração e inteligência, simplificando e integrando o planejamento da demanda.

É essencial ter ferramentas modernas que executem processos rápidos, eficientes e sustentáveis da gestão da cadeia de suprimentos. Os desafios comuns de logística incluem planejamento e gerenciamento de riscos, atendimento ao cliente, gerenciamento de relacionamento com fornecedorese e/ou parceiros, e controle de custos. Para que esses desafios sejam resolvidos, é importante automatizar a administração de depósitos e também ter um processo de colaboração por meio de uma rede de logística aberta. A automatização fará todo o gerenciamento de processos de entrada e saída de depósito em um único sistema, desde o recebimento até a separação e o envio. A colaboração por meio de uma rede de logística aberta possibilitará o gerenciamento de fornecedores de logística terceirizados, ordens de frete e mercadorias em trânsito em toda a cadeia de valor com funções analíticas e alertas em tempo real para se adaptar a imprevistos.

Outras duas considerações importantes para se ter uma moderna logística da cadeia de suprimentos é otimizar a gestão global de transportes e simplificar as operações e a gestão de pátios. A otimização da gestão de transportes fará com que melhore a pontualidade das entregas e reduza o custo do frete com processamento preciso dos pedidos, vários modos de expedição, seleção de transportadoras, manuseio de carga e muito mais. As operações e gestão de pátios permitirá que integre seus processos de logística na nuvem e obtenha visibilidade e controle das atividades de planejamento, execução, processamento e monitoramento.

Para que a sua organização tenha uma boa logística da cadeia de suprimentos, é importante uma combinação certa de tecnologias de gestão, operação, colaboração e otimização, proporcionando processos integrados, sustentáveis e resilientes.

Acompanhe mais novidades nos canais de comunicação da SAP:  Facebook Twitter LinkedIn Instagram / YouTube

© 2022 SAP SE. All rights reserved. SAP and other SAP products and services mentioned here in as well as their respective logos are trademarks or registered trademarks of SAP SE in Germany and other countries. Please see http://www.sap.com/corporate-en/legal/copyright/index.epx#trademark for additional trademark information and notices.