>

Gestão da Cadeia de Suprimentos – Promovendo uma empresa sustentável, resiliente e orientada ao consumidor

Artigo

Por: Paulo Roberto Bertaglia – Professor, Mentor, Palestrante, Escritor e Advisor

O Supply Chain sempre ocupou destaque nas organizações com um viés extremamente orientado a custos. Contudo, a gestão da cadeia de suprimentos vem ganhando corpo à medida que o cliente demanda maior rapidez, flexibilidade, preços compatíveis e sustentabilidade. Essas características obrigam as empresas a serem muito mais inteligentes em toda a cadeia de valor desde o desenho de produtos e processos até a operacionalização que abrange a manufatura e a distribuição, incluindo a logística reversa. A otimização de custos nunca sairá de moda. É imperativo fazer uma gestão efetiva dos custos. A resiliência, agilidade e flexibilidade obrigam a reformular estratégias fundamentais cujo foco é o cliente.

TENDÊNCIAS E DESAFIOS

As tendências nos negócios, muitas delas disruptivas e originadas da conscientização de que somos frágeis perante o futuro, obrigatoriamente, causarão impactos em Supply Chain e logística. A pandemia ainda continuará trazendo consequências importantes para as empresas. Alguns dos desafios e tendências são:

  1. Operações sustentáveis e resilientes

A sustentabilidade já é uma realidade nas empresas inteligentes e que buscam concretamente suportar a melhoria do planeta. A energia renovável passa a ser uma prioridade criando responsabilidade social e atraindo clientes e consumidores que se interessam por iniciativas conscientes.

  1. Repensando constantemente Supply Chain

A experiência do cliente e do consumidor demanda criatividade e novas formas de fazer negócios. O comércio eletrônico vem sofrendo constantes transformações e, de certa forma, criando valores que impactam toda a cadeia de valor. Muitas possibilidades são viabilizadas pela tecnologia, que desempenha um papel importante neste processo. Novos modelos são criados obrigando o Supply Chain a se reinventar.

  1. Uso de Inteligência Artificial e tecnologia em sintonia com os robôs e colaboradores

Muito se tem falado na tecnologia, principalmente a digital, e o seu amplo leque de oportunidades. E tais oportunidades estão atreladas à enorme capacidade de automação que vem afetando todos os setores. A Inteligência Artificial, que lentamente veio conquistando o seu espaço ao longo das últimas décadas, começa a se transformar em um fator de alta competitividade possibilitando fantásticas soluções. Desde robôs que colaboram com os funcionários, como a Realidade Virtual oferecendo possibilidades e ferramentas para fazer gestão de estoques, transportes, planejamentos e otimizações. As empresas inteligentes estão de olho em tais novidades para entender onde podem ser mais competitivas. O uso da computação em nuvem, por exemplo, permite mais velocidade na implementação e atualização das versões de produtos e com isso utilizar recursos mais atualizados.

  1. A Experiência do colaborador — Trabalho remoto

A pandemia nos trouxe uma lição importante com relação ao trabalho virtual. Ele surge como uma possibilidade forte continuando os hábitos iniciados durante a pandemia. Reuniões à distância ganham corpo. Uma nova forma de atuar. Novas formas de se relacionar digitalmente. Ainda que em seu início, o “metaverso”, ou algo que se assemelha, irá conquistar o seu espaço nas organizações e principalmente em Supply Chain.

  1. Integração e “Coopetition”

Há muito se fala na necessidade da integração entre áreas nas organizações. Hoje, contudo, os muros internos dão lugar à derrubada dos muros externos. Isso significa que a integração e colaboração com entidades externas — fornecedores e clientes, por exemplo — passam a ter maior relevância e amplitude por conta de rapidez, desempenho, custos e riscos. O mundo dos negócios global nunca esteve tão integrado. A necessidade de trabalhar em conjunto para resolver os principais desafios, as dores dos negócios e da humanidade é grande. E o futuro irá cada vez mais exigir que pessoas e empresas trabalhem muito próximas e eticamente.

SUPPLY CHAIN

A cadeia de abastecimento demanda soluções integradas, conectadas e que ofereçam funções analíticas preditivas para gerar vantagem competitiva às empresas inteligentes, gerando lucro e sustentabilidade.

Avaliar soluções digitais leva a potenciais ganhos organizacionais em toda a cadeia de valor, tanto pela perspectiva interna como externa. A jornada digital demanda conhecimento profundo dos negócios e de soluções que permitam estar na vanguarda. Bons parceiros de negócio são mandatórios nesta caminhada. Alguns dos fatores de negócios que podem ser explorados, mas não se limitando a eles:

  • Rede de cadeia de suprimentos colaborativa.
  • Planejamento integrado de negócios, utilizando modelagens e algoritmos para executar previsões precisas de curto e longo prazo.
  • Gestão de transportes, produção, estoque e entregas em tempo real. Os estoques bem regulados e administrados maximizam os lucros e atendem os níveis de serviços e às demandas de mercado e suas possíveis oscilações. Conectar Vendas e operações através do S&OP pode oferecer vantagens importantes.
  • Gestão efetiva e estratégica de procurement e fornecedores leva a planos mais precisos para administrar as demandas, priorizando e alocando adequadamente os recursos de produção e de logística.
  • Funções analíticas preditivas, Inteligência Artificial e Machine Learning oferecem possibilidades para administrar a organização em tempo real.
  • Planos sustentáveis de materiais obtidos eticamente.

Supply Chain demanda agilidade, sincronismo e resiliência principalmente em momentos de disrupção. É de fundamental importância alinhar os diferentes planos da organização, tanto pela perspectiva operacional como financeira. Assim, o negócio se torna mais ágil, alinhado e está pronto para responder a qualquer situação. Com lucro.

Acompanhe mais novidades nos canais de comunicação da SAP:  Facebook Twitter LinkedIn Instagram / YouTube

© 2022 SAP SE. All rights reserved. SAP and other SAP products and services mentioned herein as well as their respective logos are trademarks or registered trademarks of SAP SE in Germany and other countries. Please see http://www.sap.com/corporate-en/legal/copyright/index.epx#trademark for additional trademark information and notices.