>

 

  • Petrobras tem entrada em operação de sistemas importantes para gestão e sustentabilidade  

  • Agronegócio, varejo e manufatura estão entre os setores que mais se transformaram 

O mercado brasileiro continua confiando na transformação digital e na migração para a nuvem como ferramentas para alcançar a eficiência operacional, a agilidade e a sustentabilidade. A SAP Brasil viu seus negócios no País crescerem de forma significativa no terceiro trimestre, à medida que mais setores da economia digitalizam suas operações e buscam o crescimento sustentável. A empresa contabilizou um crescimento na casa de dois dígitos em suas receitas, em comparação com o ano passado, puxado pelas soluções em nuvem.

“O mercado brasileiro já não busca apenas tecnologia – ele quer a tecnologia que alia eficiência, escalabilidade e que permita tornar um negócio sustentável”, disse Adriana Aroulho, presidente da SAP Brasil. “Mais do que sistemas ou infraestrutura, as empresas procuram plataformas que facilitem a inovação e as ajudem a repensar os negócios para encarar os desafios do mundo moderno. De tornar as cadeias de suprimentos resilientes e sustentáveis à gestão de programas de diversidade e inclusão, a nuvem tem se mostrado a aliada certa para isso”.

Na linha de frente do crescimento dos negócios está a oferta RISE with SAP. Desde a estreia, no ano passado, suas duas principais soluções, o ERP SAP S/4HANA Cloud e a SAP Business Technology Platform (SAP BTP), ambiente de desenvolvimento que agrega gerenciamento de dados, funções analíticas, inteligência artificial, desenvolvimento de aplicativos, automação e integração em ambiente unificado, crescem continuamente no País. Neste terceiro trimestre, ambas tiveram sólida alta de dois dígitos.

Outras soluções em nuvem com crescimento de dois dígitos no trimestre foram SAP SuccessFactors, para gestão de capital humano, e Digital Supply Chain (DSC). Um destaque que evidencia a busca de empresas de todos os tamanhos pela transformação digital é a adesão de dezenas de novos clientes no trimestre ao software de gestão SAP Business One, que conecta e simplifica processos – com uma rápida implementação – em pequenas e médias empresas.

Agro brasileiro aposta em tecnologia para melhorar processos e habilitar expansão

Entre os setores da economia que buscaram a SAP como parceira, há destaques como varejo, manufatura e o agronegócio, particularmente forte na adesão ao RISE with SAP. A Agrícola Alvorada, que atua no mercado de comercialização de soja e milho no Mato Grosso, está usando a tecnologia para otimizar processos de missão crítica, facilitar seu compliance e ganhar eficiência para financiar a inovação com objetivo de se tornar uma empresa inteligente e referência na agroindústria.

Já a CerradinhoBio, empresa brasileira dos setores de agronegócio e bioenergia responsável pela fabricação e comercialização de etanol, energia e ração animal de cana-de-açúcar e milho, está utilizando a solução para apoiar seu crescimento e sua transformação digital.

A São Salvador Alimentos, uma das maiores produtoras de aves do Brasil, dona das marcas Super Frango e Boua, com 7.500 funcionários e exportações para mais de 75 países, está utilizando a tecnologia da SAP para apoiar seu futuro IPO e ambicioso plano de crescimento para dobrar de tamanho nos próximos cinco anos. A empresa adotará o SAP S/4HANA Cloud para melhorar sua gestão e contar com uma plataforma escalável e que empodera o compliance, crucial para sua estratégia de fusão e aquisição. Parte da abordagem de infraestrutura em nuvem da empresa inclui ainda soluções mais focadas em processos, como SAP Agricultural Contract Management e SAP Meat and Fish Management, para ajudar a controlar todas as partes do negócio.

Petrobras tem novos marcos importantes em sua transformação digital

A Petrobras está acelerando sua transformação digital com a SAP como parte de um planejamento de cinco anos. O projeto, denominado ‘#tranS4mar’, busca oferecer a melhor segurança e experiência do usuário, ao mesmo tempo em que otimiza, atualiza e revisa os processos financeiros e de negócios da empresa. Um marco importante para o projeto é o recente go-live do SAP S/4HANA. É uma das maiores implementações do gênero no mundo, envolvendo mais de 500 profissionais. Com a plataforma, a Petrobras conta com uma única fonte de dados, dando total suporte aos planos estratégicos da empresa e à busca por novos modelos de negócios.

A empresa também fez o go-live total da solução SAP Environment, Health and Safety Management para apoiar suas metas de sustentabilidade. Disponível para aproximadamente 80 mil usuários em toda a empresa, desde a área de pesquisa até os setores comercial e de logística, a plataforma oferece aos usuários uma experiência rápida, inovadora e eficiente – que inclui acesso móvel – ao lidar com incidentes e gerenciamento de mudanças.

RISE with SAP apoia varejo e manufatura

O Assaí Atacadista, segundo maior varejista de atacado do Brasil, com mais de 234 lojas, 12 centros de distribuição, mais de 60 mil funcionários e 30 milhões de clientes mensais em suas lojas, está recorrendo à SAP para impulsionar a expansão dos negócios. A empresa está adotando o RISE with SAP, impulsionado pelo SAP S/4HANA Cloud, combinado com os recursos flexíveis e de habilitação de inovação da SAP Business Technology Platform, para apoiar seu plano de crescimento agressivo e melhorar a governança.

Para reformular completamente o seu cenário tecnológico no país, a Leroy Merlin, marca de varejo de artigos para o lar da francesa ADEO, presente no Brasil desde 1998, está usando o RISE with SAP como a espinha dorsal para a operação de suas mais de 48 lojas e centros de distribuição, enquanto a SAP Business Technology Platform oferece flexibilidade e escolha para acelerar a inovação dentro da companhia.

A Gerdau, uma das principais produtoras de aços longos da América, iniciou sua jornada de transformação digital em 2017 com o SAP SuccessFactors, para consolidar processos globais na área e unificar operações em mais de dez países. A empresa está agora renovando e expandindo a experiência flexível e moderna do SAP SuccessFactors para alcançar seus mais de 30 mil funcionários, ajudando a padronizar processos e impulsionar um crescimento orgânico, seguro e escalável. Essa solução também será fundamental para a Gerdau avançar no desenvolvimento de habilidades, competências e conhecimentos da área de RH em people analytics.

A Elgin, tradicional fabricante de tecnologia comercial e residencial no Brasil, está levando seus negócios para a nuvem com objetivo de atualizar a sua tecnologia com os recursos de próxima geração do SAP S/4HANA, reduzindo os custos de infraestrutura da companhia, e se utilizando do formato acessível e em tempo real da plataforma.

A Alpargatas S.A., grupo de moda brasileiro mundialmente conhecido por seus chinelos Havaianas, escolheu a SAP para apoiar sua estratégia de expansão e globalização. As empresas do grupo estão trabalhando juntas para modernizar e padronizar o cenário global de seus processos com a implementação da oferta integrada RISE with SAP, apoiada pelo poderoso ERP SAP S/4HANA Cloud de última geração. O projeto começará com o mercado dos Estados Unidos, seguindo para as sedes da Europa e do Brasil.

Outra empresa que está modernizando seu negócio com o RISE with SAP é a Tenda, construtora focada em habitação acessível. A companhia busca melhorar suas operações, gerenciamento e padrões de governança, dando suporte aos planos de crescimento em um mercado em expansão. Trabalhando há três anos em sua transformação digital, a Tenda passa a contar com o poder combinado do ERP SAP S/4HANA e da SAP Business Technology Platform para seguir avançando em seu plano diretor de tecnologia.

Sustentabilidade e RISE with SAP puxam alta na América Latina

A SAP teve pelo 29º período consecutivo crescimento de dois dígitos puxado pela venda de soluções em nuvem na América Latina, com destaque para o Brasil e o México, mas também Colômbia, Argentina, Chile e Peru. A oferta RISE with SAP, solução de transformação digital da companhia, teve crescimento de dois dígitos no trimestre. A solução SAP Sustainability Control Tower, que integra dados e métricas de sustentabilidade, também se destacou nas vendas no continente.

“A inovação é um dos motores de crescimento das empresas latinoamericanas e é primordial para elas se manterem competitivas hoje e no futuro”, detalhou Cristina Palmaka, presidente da SAP América Latina e Caribe. “Ficamos muito felizes que muitas empresas estão escolhendo a nossa solução RISE with SAP para incrementar sua produtividade, rentabilidade e sustentabilidade”, completou.

Receita global cresce 15%

Globalmente, a SAP reportou receita superior a 7,8 bilhões no terceiro trimestre de 2022, alta de 15% em relação ao mesmo período de 2021, puxado por uma alta de 38% no faturamento de soluções em nuvem. A receita do ERP cloud SAP S/4HANA apresentou crescimento significativo de 98% no período. O lucro bruto cresceu 14% no geral e 44% no segmento cloud, já o lucro operacional caiu 1%.

“Nossas soluções em nuvem são a resposta, pois os clientes nos procuram para ajudá-los a preparar seus negócios para o futuro. Essa confiança na SAP se reflete em nosso impulso acelerado da nuvem. Com uma participação de receita recorrente de mais de 80%, fica claro que nossa transformação atingiu um importante ponto de inflexão, abrindo caminho para um crescimento contínuo no futuro.”, concluiu Christian Klein, CEO da SAP.