>

A escuta ativa é um dos principais agentes de transformação digital das Empresas Inteligentes.

Exercer a escuta ativa, por vezes, pode parecer uma tarefa difícil, mas ela é essencial para a transformação digital. Escutar ativamente significa demonstrar real interesse no que o outro está dizendo, com acolhimento e sem julgamentos. É preciso ter empatia e estar disposto a entender quais são as necessidades do cliente e dos colaboradores, pois a transformação digital é desafiadora e o sucesso exige processos descomplicados com ferramentas que tornem essa mudança possível.

Um dos setores mais beneficiados pela escuta ativa durante a pandemia foi a educação. Os educadores tiveram que desenvolver novas metodologias de ensino adequadas para o aprendizado remoto ou híbrido, e ouvir os usuários foi a chave para o desenvolvimento de soluções ideais para cada caso. A difícil e imediata transformação para o meio digital só foi possível pois as empresas de tecnologia ouviram os educadores com empatia e ganharam confiança. O diálogo contínuo com o cliente não somente ajuda a melhorar os produtos, como cria uma relação de lealdade e acolhimento às mudanças.

Coloque em prática a escuta ativa seguido os seguintes passos:

Ouça o usuário

  • Explore os dados que cada equipe retém. A equipe de vendas, por exemplo, possui informações valiosas, pois estão na linha de frente e em contato com os consumidores, podendo reconhecer seus maiores desafios e preocupações.
  • Seja sincero com os clientes e esteja disposto a ouvi-los. Encontre-os pessoalmente ou marque chamadas online sempre que possível para ouvir o que eles têm a dizer sobre suas necessidades.

Ouça os colaboradores

  • Autenticidade e transparência são essenciais para fazer conexões com os funcionários. Isso faz com que eles se sintam confortáveis e confiantes enquanto trabalham.
  • Escute os colaboradores e cuide para que eles tenham todas as ferramentas necessárias para o melhor desempenho. Assim, saberão que suas necessidades e anseios estão sendo levados em consideração nas tomadas de decisões.
  • Entenda como seu pessoal trabalha, o que os impulsiona e os desafia, para uma boa gestão de equipe.
  • Faça pesquisas e obtenha feedbacks para entender quais os percalços responsáveis por um possível baixo desempenho.
  • Interaja em todos os níveis com empatia e atenção. Seja sincero com os colaboradores.

A mudança de mindset para criar essa cultura de comunicação deve começar da liderança, trabalhando com autenticidade e transparência. As organizações podem ser mais fortes e alcançar o sucesso se entenderem e ouvirem seus funcionários e clientes, assim, podem criar soluções inovadoras juntos. Conheça as soluções SAP para diferentes setores e descubra como elas podem ajudar o seu negócio a prosperar e entender melhor os seus stakeholders.

Acompanhe mais novidades nos canais de comunicação da SAP:  Facebook Twitter LinkedIn Instagram / YouTube

© 2022 SAP SE. All rights reserved. SAP and other SAP products and services mentioned here in as well as their respective logos are trademarks or registered trademarks of SAP SE in Germany and other countries. Please see http://www.sap.com/corporate-en/legal/copyright/index.epx#trademark for additional trademark information and notices.