>

Talentos neurodiversos são essenciais para empresas que procuram foco, criatividade e diferentes linhas de pensamentos.

Um indivíduo pode ser parte de um grupo neurodivergente, ou neutotípico, mas você sabe o que isso significa? O primeiro é aquele que possui uma configuração neurológica atípica, como é o caso das pessoas com transtorno do espectro autista, bipolaridade, dispraxia e outros, diferente do segundo, que se configura de acordo com o que é considerado padrão. Segundo números do Ministério da Saúde, no Brasil existem 2 milhões de pessoas neurodiversas, contudo, se estivermos de acordo com a média mundial, somente 20% destas pessoas são ativas no mercado de trabalho. No geral, isso acontece principalmente em consequência da falta de conscientização e compreensão da neurodiversidade.

Com a falta de conhecimento, nascem os preconceitos e a falta de clareza sobre como talentos neurodiversos podem fortalecer a força de trabalho. Incentivar a neurodiversidade pode trazer diversos benefícios em termos de inovação e criatividade. Colaboradores com TDAH, por exemplo, costumam ter foco excepcional e facilidade na resolução de problemas, enquanto talentos autistas são meticulosos e possuem pensamento analítico elevado.

Além da mudança de mindset, – que deve começar na liderança até chegar aos funcionários, com ações que fomentem o conhecimento e a diversidade –, para recrutar esses talentos são necessárias algumas mudanças nos processos padrões. Há um enorme pool de pessoas neurodiversas qualificadas, mas elas costumam ser descartadas logo nos processos iniciais do recrutamento. Isso acontece, em algumas ocasiões, pois, apesar de serem capacitados para o trabalho, podem ter dificuldades para gerenciar pessoas. Portanto, caso as habilidades sociais não sejam cruciais para o sucesso da função que será exercida pela pessoa neurodiversa, não há motivos para ser uma exigência.

Para garantir também que os talentos neurodiversos possam produzir em um ambiente adequado, é preciso ter em mente possíveis mudanças no espaço, já que eles podem ser mais sensíveis a sons, luzes ou áreas lotadas. Para descobrir quais são as necessidades de cada um dos seus colaboradores e tornar o ambiente confortável e produtivo para todos, é necessário investir em uma boa gestão do capital humano. Conheça as soluções da SAP para o setor de RH e saiba como elas podem ajudar sua organização a entender as especificidades de cada integrante do capital humano e o que motiva cada um deles.

Acompanhe mais novidades nos canais de comunicação da SAP:  Facebook Twitter LinkedIn Instagram / YouTube

© 2022 SAP SE. All rights reserved. SAP and other SAP products and services mentioned here in as well as their respective logos are trademarks or registered trademarks of SAP SE in Germany and other countries. Please see http://www.sap.com/corporate-en/legal/copyright/index.epx#trademark for additional trademark information and notices.