>

Com novo modelo, companhia ganha um portfólio de ferramentas inteligentes rodando em um sistema veloz e escalável

A XP Inc., gestora brasileira de investimentos que reúne marcas com diferentes modelos de negócio no setor financeiro, ampliou a aquisição de soluções SAP para melhorar a experiência do usuário, aumentar a agilidade dos sistemas de gestão, ampliar a infraestrutura e, principalmente, poder usufruir de uma gama de aplicativos e funcionalidades inteligentes ao adotar o SAP S/4HANA com a oferta RISE with SAP.

A oferta sob medida para as necessidades da XP contempla: a suite de integração SAP Business Technology Platform; SAP Analytics Cloud, que oferece suporte a insights confiáveis ​​e processos de planejamento integrados, para a tomada de decisões mais assertiva; e deram início à implementação de SAP SuccessFactors Human Experience Management Suite, para o gerenciamento de capital humano.

“Além de nos permitir utilizar um portfólio de soluções mais abrangente – com produtos SAP que conversam com o SAP S/4HANA e módulos já embarcados na ferramenta –, com RISE with SAP foi possível suprir todas as demandas na mesma aquisição de serviço, melhorar a arquitetura, migrar a infraestrutura e possibilitar a evolução do ERP, com o melhor custo-benefício”, comenta Marcos Silva, partner e gerente SAP da XP Inc.

A XP já é cliente SAP desde 2016 com SAP ERP Central (SAP ECC), com módulos de gestão de backoffice para as áreas administrativa, contábil e financeira da instituição, e desde 2017 utilizam SAP Concur para gestão de despesas e reembolsos internos. Em 2021, estava claro que, para agregar mais valor aos negócios e melhorar a usabilidade aos stakeholders, era importante incluir novas funcionalidades que a versão ERP já não suportava. Ademais, não supria a necessidade de infraestrutura em termos de espaço de armazenamento e memória e de escalabilidade no ambiente, para responder à demanda crescente.

“A arquitetura em nuvem entrega agilidade, disponibilidade e segurança adicional em todas as camadas da solução SAP. Além disso o cliente tem a capacidade de escalar de maneira rápida e inteligente o ambiente, de acordo com a demanda dos clientes”, detalha Rodrigo Susaki, vice-presidente de SAP S/4HANA para o Brasil.

Os resultados obtidos foram imediatos em relação ao desempenho e à eficiência com a implementação da oferta RISE with SAP, com ganho de agilidade e velocidade de execução da aplicação, que eram demoradas devido ao tamanho da base de dados. “Foi uma grata surpresa”, conta Marcos.

“Em relação à usabilidade, a interface gráfica é mais moderna, de navegação mais ágil e fácil, com gráficos melhores e análises automatizadas. Os processos completos são realizados em menos telas e cliques”, explica Rodrigo.

O projeto teve início em setembro de 2021 e levou cerca de seis meses para ser estruturado. “A transição trouxe pouco impacto. Não paramos a operação em nenhum momento e tivemos todo o suporte necessário. Percebemos a maturidade da ferramenta e o quanto evoluímos do ponto de vista de sistema”, contou Marcos. “Alguns processos ainda não foram ativados. Tomamos o cuidado de fasear a implementação para que não prejudicasse a eficiência das áreas e nem a aderência dos usuários. Mas há ainda uma empolgação pela infinidade de funcionalidades disponíveis”, finaliza.