>

Petrobras lança aplicativo de segurança para prevenir incidentes no local de trabalho

Artigo

Para dar suporte aos altos padrões de segurança em diferentes lugares, a Petrobras lançou seu primeiro aplicativo móvel para registrar observações de segurança em locais de extração e refino de petróleo, incluindo seus locais remotos.

Nas primeiras semanas da fase piloto, a Petrobras registrou mais de 90 incidentes. Toda vez que um funcionário percebe um potencial risco relacionado a qualquer integridade da estrutura, perda de contenção, quedas ou uma situação que possa causar um incêndio, ele pode registrar essa observação de segurança no aplicativo e um fluxo de gerenciamento de tarefas é criado. Dependendo do incidente, a área responsável recebe a notificação e pode tomar providências.

O valor imediato obtido com o aplicativo móvel levou a empresa a expandir significativamente seu lançamento com o SAP Business Technology Platform (SAP BTP) para SAP Environment, Health, and Safety Management.

Empresa multinacional estatal com sede no Rio de Janeiro, Brasil, a Petrobras é uma das maiores produtoras de petróleo e gás do mundo, e tem como principal atividade a exploração e produção de petróleo e gás, refino, geração de energia e comercialização. Com forte expertise em exploração e produção em águas ultraprofundas, resultado de quase 50 anos de desenvolvimento das bacias offshore brasileiras, o empreendimento pode ser considerado um dos líderes mundiais do setor.

Precauções de segurança levadas a sério

Lidar com a exploração de gás é de alto risco e pode ser extremamente perigoso. A passagem de combustível – líquido e gasoso – por várias engrenagens e equipamentos movidos a eletricidade pode gerar incidentes desastrosos. Por exemplo, ter hidrantes bloqueados por caixas ou ter uma pilha de trapos empilhados perto de qualquer fonte de calor pode causar uma explosão. Essas instâncias, combinadas com baixa capacidade de comunicação em locais remotos e falta de eficiência nos relatórios, geralmente causam atrasos na mitigação de incidentes. No entanto, ações simples podem impedir que catástrofes fatais aconteçam.

A Petrobras trabalhou com a SAP para buscar maneiras de reduzir os tempos de geração de relatórios e apoiar de forma mais eficaz os trabalhadores de manutenção em campo.

Projetando e desenvolvendo ao longo de uma abordagem centrada no ser humano

A equipe da SAP AppHaus em Palo Alto apoiou este projeto ao longo da abordagem de inovação centrada no ser humano da SAP, com o intuito de enfrentar desafios de negócios individuais e colaborar com os usuários em uma solução futura que atenda às necessidades da empresa de maneira pragmática com soluções SAP. A pesquisa do usuário fornece uma base essencial para a estratégia de design.

Interface de usuário do aplicativo IDEIA da Petrobras

A Petrobras tem como objetivo investir com responsabilidade, buscando ser a melhor empresa de energia em geração de valor com foco em sustentabilidade, segurança e respeito às pessoas e ao meio ambiente.

Com o compromisso com altos padrões de segurança, a Petrobras fez parceria com a SAP e lançou com sucesso o piloto do aplicativo Identificação de Desvios e Incidentes e Anomalias (IDEIA) com trabalhadores de campo.

Habilitado pelo SAP BTP, o aplicativo IDEIA tem como objetivo registrar incidentes em áreas remotas de extração e refino de petróleo, bem como em outros locais da Petrobras, permitindo registro e atualização assíncrona.

O processo assíncrono permite que os trabalhadores registrem um incidente sem a necessidade de conexão de rede e, assim que o dispositivo de gravação estiver conectado a uma rede novamente, ele sincronizará o incidente com o banco de dados. Sua implantação permitirá maior agilidade nas ações e se tornará uma ferramenta disruptiva na gestão de anomalias na área de meio ambiente, saúde e segurança (EHS) da Petrobras.

A solução IDEIA, desenvolvida em conjunto pela Petrobras e SAP, está ajudando os usuários de campo a identificar incidentes de segurança na plataforma offshore e no Centro de P&D Petrobras”, compartilhou Marcio Magalhães, Gerente Geral de TI da Petrobras.

Do piloto bem-sucedido ao lançamento em toda a empresa na Petrobras

Durante a fase piloto no primeiro trimestre de 2022, o aplicativo contou com 214 usuários e 97 incidentes foram registrados. A Petrobras agora está lançando a solução em toda a sua organização e planeja ter 10.000 usuários ativos até o final de 2022.

Magalhães ressalta: “Temos certeza de que contribuirá para o aprimoramento dos Padrões de Segurança da Petrobras. Planejamos implantar o aplicativo em nossos segmentos de negócios, como Upstream, Downstream, Desenvolvimento da Produção e Comércio & Logística até 2022”.

SAP BTP e SAP Environment, Health and Safety Management forneceram a base tecnológica para construir o aplicativo, digitalizar e melhorar o fluxo de trabalho dos funcionários. Com o aplicativo em mãos, os colaboradores agora podem relatar anomalias em tempo real, independentemente de trabalharem em campo, em um local de produção ou offshore. Isso trouxe agilidade, rapidez e – o mais importante – um ambiente de trabalho mais seguro para todos.

Claramente, um progresso significativo em direção às ambiciosas metas de sustentabilidade da empresa.

Caso você tenha desafios semelhantes, explore esta missão desenvolvida pelo SAP Discovery Center e, em poucos passos, aproveite os recursos do SAP Business Technology para ajudar a desenvolver seu próprio aplicativo.

_____________________________________________________________________________

Mirela Viersa é Consultora Interna de Estratégia da SAP.

Acompanhe mais novidades nos canais de comunicação da SAP:  Facebook Twitter LinkedIn Instagram / YouTube

© 2022 SAP SE. All rights reserved. SAP and other SAP products and services mentioned herein as well as their respective logos are trademarks or registered trademarks of SAP SE in Germany and other countries. Please see http://www.sap.com/corporate-en/legal/copyright/index.epx#trademark for additional trademark information and notices.