>

500 alunos da Associação Crescer Sempre são impactados pelos projetos. Em quatro anos, 15 deles ganharam bolsas universitárias integrais na FIAP     

Com foco na crescente demanda por profissionais no mercado de TI e na inclusão social neste setor, a SAP Brasil oferece desde 2017 capacitação para estudantes de Paraisópolis, uma das maiores comunidades de São Paulo. O apoio acontece via Instituto FIAP aos alunos e alunas do Ensino Médio da Associação Crescer Sempre e contempla diversas frentes, com foco nas áreas de STEM (da sigla em inglês Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática).

 

Os jovens contam com reforço escolar semanal com foco em Enem e vestibulares, cursos de Robótica e de Programação na linguagem Phyton e bolsas de graduação em Tecnologia da Informação no Centro Universitário FIAP. ”Nestes últimos anos a nota do Enem dos alunos vem crescendo muito. Estávamos entre as 2 mil melhores escolas no ranking, em 2017, e saltamos para o grupo das as 200 melhores em 2020, último ano que foi divulgada a lista”, diz Marcia Oliveira, diretora pedagógica da Associação Crescer Sempre.

 

Além da doação monetária que viabiliza estas atividades, a SAP Brasil atua com o trabalho de um grupo de voluntários da empresa. Anualmente, funcionários de diferentes áreas, níveis e funções se organizam para planejar encontros presenciais ou virtuais com os estudantes e compartilhar seu conhecimento sobre mercado de trabalho. Em 2022, por exemplo, foram realizadas sessões de mentoria de carreira no setor de Tecnologia aos alunos da 2ª série do Ensino Médio, recebidos para uma tarde no escritório da empresa em São Paulo, e workshops on-line para preparar os jovens da 3ª série para o futuro do trabalho e da vida universitária.

 

“A participação da SAP neste projeto tem sido muito gratificante. Temos conseguido capacitar esses jovens para o mercado de Tecnologia, que precisa muito de pessoas qualificadas. E poder ajudar a colocar muitos deles na faculdade também é motivo de orgulho e da certeza de que estamos no caminho certo em nossa atuação social como parte da estratégia ESG da companhia”, afirma Luciana Coen, diretora de Comunicação e Responsabilidade Social Corporativa da SAP Brasil.

 

Anualmente cerca de 500 jovens são impactados pela parceria entre a SAP e a Associação Crescer Sempre, via Instituto FIAP. Entre 2018 e 2022, 15 jovens que passaram pela Crescer Sempre conquistaram bolsas de estudo integral em diferentes cursos da FIAP. Em 2022, além do projeto de preparação para o Enem, a SAP doou três bolsas universitárias para alunas da Crescer Sempre.

 

“O Instituto FIAP acredita no poder transformador da tecnologia. E também no poder dos jovens. Assim, junto com eles, queremos criar uma sociedade mais justa, desenvolvida, sustentável e humana. A gente se orgulha muito dessa parceria e é um prazer enorme interagir com esses jovens que fazem diferença em nossas vidas aqui na FIAP e certamente, farão diferença para nossa sociedade. Tecnologia, inovação e a vontade e ousadia dessa juventude são os grandes pilares para construirmos um melhor amanhã”, conclui Gustavo Gennari, diretor presidente do Instituto FIAP.

Para saber mais sobre o projeto acesse o link.