>

Como o marketing, as corporações e a inteligência virtual podem favorecer as empresas no metaverso.

O termo “metaverso”, que parece ter saído de HQs, ultrapassou as linhas dos quadrinhos para nos encontrar no mundo real. Desde que a marca do Facebook passou por repaginação, essa palavra ganhou os olhos de todos, ansiosos por saber mais sobre os mundos digitais. Neles é possível trabalhar, jogar e socializar em uma plataforma que une tudo e todos. Com a previsão de aumentar em 5 trilhões de dólares o valor da economia global até 2030, o conceito de metaverso é algo para se estar atento em 2023.

Muitas empresas têm concentrado suas atenções em desenvolver a ideia dos metaversos, cada uma com sua própria visão; algumas delas estão criando ambientes de realidade virtual para colaboração e trabalho em projetos digitais. Assim, para garantir que o setor esteja atualizado, elencamos os principais pontos a se atentar neste ano:

1 – Metaverso como um novo canal de marketing

Seguindo os mecanismos de busca da web 1.0 e as redes sociais da web 2.0, o metaverso será o combustível necessário para marketing e propaganda na web 3.0. Grandes empresas já buscam se colocar à frente, pois sabem que os consumidores buscam por novas e inovadoras formas de se conectar com as marcas. Com o foco na experiência do consumidor e nas conexões individuais, o metaverso se torna um novo canal de comunicação. As estratégias são muitas e ainda incertas, mas é certo que as empresas que querem se destacar devem estar ali.

2 – Metaverso corporativo

A promessa é de que se possa utilizar plataformas, ferramentas e mundos inteiramente virtuais para realizar negócios de forma remota, eficiente e inteligente. Os usos são múltiplos: de testes virtuais de estresse e eficácia de carros de Fórmula 1 em quaisquer circunstâncias concebíveis sem gastos e danos no mundo físico, até treinamento de novos empregados pelo RH numa cópia virtual de uma empresa. Os espaços permitirão, ainda, trabalhar remotamente sem perder o engajamento com colegas e os seus processos criativos.

3 – Realidade virtual e aumentada

O metaverso possibilitará diversas formas de interações entre indivíduos, corporações e produtos, com as realidades virtual, aumentada, mista e estendida. Todas essas possibilidades poderão ser aproveitadas com headsets que já estão no mercado e novos que deverão ser lançados por grandes empresas. Em 2023, além do desenvolvimento de headsets, os consumidores podem esperar a otimização de trajes táteis de corpo inteiro para experiências mais realistas e imersivas.

4 – Tecnologia de avatar mais avançada

Trata-se de avatares que nos representam no mundo virtual. Essas “personas” estão sendo aprimoradas, permitindo que a aparência seja mais realista e mais de acordo com o que o dono deseja parecer. Algumas tecnologias permitirão até que se tenha um só avatar para diversas plataformas. Além disso, em 2023, os avatares devem ganhar captura de movimento, passando a adotar nossos gestos e linguagem corporal, bem como poderão ser autônomos, sob controle de Inteligência Artificial, nos representando no mundo virtual enquanto realizamos tarefas do mundo real.

O metaverso veio para ficar. Por isso, é preciso que as empresas estejam prontas para se inserirem nos mundos virtuais com o intuito de ganharem espaço para crescer. Entre em contato com a SAP e saiba como nossas tecnologias podem ajudar.

Acompanhe mais novidades nos canais de comunicação da SAP:  Facebook Twitter LinkedIn Instagram / YouTube

© 2023 SAP SE. All rights reserved. SAP and other SAP products and services mentioned here in as well as their respective logos are trademarks or registered trademarks of SAP SE in Germany and other countries. Please see http://www.sap.com/corporate-en/legal/copyright/index.epx#trademark for additional trademark information and notices.