>

Atitudes para promover a equidade de gênero no ambiente profissional

Artigo

A equidade de gênero está na mira das empresas, mas faltam ações para torná-la uma realidade no ambiente de trabalho.

A equidade de gênero é um tema que tem se tornado cada vez mais relevante dentro das empresas. O objetivo é dar para as pessoas acesso às mesmas oportunidades com base em suas particularidades e vulnerabilidades. Ela é diferente da igualdade, que parte da premissa de que todos são iguais. A equidade entende que as pessoas são diferentes e enfrentam dificuldades diferentes, por isso precisam que as oportunidades sejam construídas com base na necessidade de cada um, com o intuito de atingir a igualdade.

A equidade de gênero age nas empresas como uma forma de eliminar a discriminação contra a mulher, onde se exige os mesmos direitos, inclusive salariais, para homens e mulheres que ocupem o mesmo cargo. Mas como transformar esse discurso em ações? Veja algumas atitudes que sua empresa pode tomar para promover atingir este objetivo:

Processos seletivos para mulheres
Uma boa alternativa para garantir um espaço para as mulheres em todos níveis, inclusive na liderança, é implementar processos seletivos que priorizem a contratação delas. Sua organização pode direcionar as contratações para o tipo de vaga disponível, como programas de trainees para mulheres ou programas para mulheres na área de tecnologia.

Equidade salarial
A equidade salarial é fundamental para a transparência e um ambiente de trabalho saudável com colaboradores confiantes e que se sentem valorizados com salários justos. Isso evita a insatisfação, melhora a imagem da empresa, ajuda a reter talentos e ainda permite que a companhia conquiste a certificação de igualdade de salário, muito bem vista por sócios e clientes.

Ambiente seguro
Uma pesquisa realizada pelo Instituto Patrícia Galvão mostrou que 92% das mulheres sofrem mais do que homens com situações de assédio e constrangimento no ambiente profissional. É fundamental promover ações para garantir um ambiente de trabalho seguro e confortável para todos por meio de ações de conscientização e exemplos práticos vindos diretos da liderança.

Ser capaz de analisar e, com base em dados, descobrir as necessidades dos funcionários é essencial para colocar essas ações em prática. Tirar do papel e transformar essas ideias em atitudes pode trazer resultados surpreendentes e colocar sua empresa à frente no mercado. Tome a primeira atitude e não comece a transformação às cegas! As soluções de Gestão do Capital Humano da SAP foram pensadas para ajudar sua empresa a entender as necessidades dos seus colaboradores para ações mais assertivas e inteligentes.

Acompanhe mais novidades nos canais de comunicação da SAP:  Twitter LinkedIn Instagram

© 2023 SAP SE. All rights reserved. SAP and other SAP products and services mentioned here in as well as their respective logos are trademarks or registered trademarks of SAP SE in Germany and other countries. Please see http://www.sap.com/corporate-en/legal/copyright/index.epx#trademark for additional trademark information and notices.