>
  • Software é a nova geração do SAP Data Warehouse Cloud

  • SAP firmou parcerias estratégicas com Collibra, Confluent, Databricks e DataRobot

 

A SAP anunciou as principais inovações e parcerias que darão aos clientes acesso contínuo a dados de missão crítica – relacionados a aplicações que precisam rodar sem interrupções – reduzindo o tempo para ter insights e tomar melhores decisão de negócios. A companhia lançou o SAP Datasphere,  nova geração de seu portfólio de gestão de dados, que dará às empresas acesso fácil a informações para os seus negócios. A SAP firmou ainda parcerias estratégicas com empresas líderes em dados e Inteligência Artificial – Collibra, Confluent, Databricks e DataRobot – que vão enriquecer o SAP Datasphere e permitir que empresas criem uma arquitetura de dados unificada combinando segurança dados SAP e não SAP.

 

Até hoje, acessar e usar dados localizados em sistemas e locais diferentes – provedores de nuvem, fornecedores de dados e sistemas locais – têm sido um desafio complexo. Era preciso extrair dados de fontes originais e exportá-los para um local central, perdendo o contexto crucial para os negócios ao longo do caminho e recapturando-o apenas por meio de projetos de TI dedicados e esforços manuais. O SAP Datasphere ajuda a eliminar essas etapas, habilitando clientes a construir uma arquitetura de dados que entrega rapidamente dados relevantes, com contexto de negócios e lógica intacta.

 

“Com clientes SAP gerando 87% do comércio global, os dados SAP estão entre os ativos de negócio mais valiosos de uma empresa e contidos nas funções mais importantes das organizações, desde a fabricação até cadeias de suprimentos, passando por finanças, recursos humanos. Queremos ajudar nossos clientes a dar o próximo passo e integrar com facilidade e confiança dados SAP e dados não SAP provenientes de aplicações e plataformas de terceiros, revelando insights e conhecimentos totalmente novos para elevar a transformação digital a um novo patamar”, afirma Junior Freitas, vice-presidente de Business Technology Platform da SAP Brasil.

 

Com disponibilidade imediata, o SAP Datasphere é a nova geração do SAP Data Warehouse Cloud. Permite que profissionais de dados forneçam acesso contínuo e ampliável a dados de negócios de missão crítica. Com uma experiência unificada para integração e catalogação de dados, modelagem semântica, data warehousing, federação e virtualização de dados, o SAP Datasphere permite distribuir facilmente dados de missão crítica – com contexto e lógica de negócios preservados – por todo o cenário da organização.

 

O SAP Datasphere foi desenvolvido sobre a SAP Business Technology Platform (BTP), com fortes recursos de segurança corporativa, como segurança de banco de dados, criptografia e governança. Nenhuma etapa ou migração adicional é necessária para os atuais clientes do SAP Data Warehouse Cloud, que se beneficiarão das novas funcionalidades do SAP Datasphere em seu ambiente de trabalho. Essas novas funcionalidades incluem catalogação de dados, que automaticamente descobre, gerencia e controla dados; replicação simplificada para fornecer dados e atualizações contínuas em tempo real; e modelagem de dados aprimorada que preserva os contextos ricos de negócios dos dados em aplicações SAP. Já estão sendo planejados outros recursos de integração de aplicações que vinculam dados e metadados de aplicações da SAP na nuvem ao SAP Datasphere.

 

A Messer Americas, companhia líder de gás industrial e medicinal nas Américas do Norte e do Sul, precisava ter acesso simples e seguro a dados SAP e não SAP dentro da empresa para enriquecer a tomada de decisões baseada em dados e liberar recursos de TI para se concentrarem em outras tarefas estratégicas. Com o SAP Datasphere, a Messer conseguiu construir uma arquitetura moderna que mantém o contexto de seus dados corporativos.

 

“O SAP Datasphere simplifica nosso cenário, dando-nos mais confiança nos dados com os quais trabalhamos todos os dias para que possamos atender melhor às demandas de negócio”, afirma David Johnston, diretor de informações da Messer Americas. “Somos capazes de reagir mais rapidamente às mudanças de oferta e demanda, resultando na gestão aprimorada dos estoques, melhor atendimento ao cliente e otimização da cadeia de suprimentos.”

 

Parcerias estratégicas

A SAP e seus novos parceiros de dados abertos ajudarão centenas de milhões de usuários em todo o mundo a tomar decisões críticas de negócio fundamentadas em grandes volumes de informações. Os parceiros estratégicos da SAP trazem pontos fortes exclusivos em seus ecossistemas e permitem combinar todos os seus dados como nunca.

 

“Todos querem ter acesso aos dados da SAP, por isso estabelecer parcerias entre fornecedores de tecnologia é absolutamente necessário para ter uma estratégia de dados abrangente”, afirma Dan Vesset, vice-presidente de pesquisa de dados e mercado analítico do IDC. “Vivemos hoje em um mundo onde o cenário de dados multinuvem, multifornecedor e com sistemas internos e externos é a regra. A SAP está adotando uma nova abordagem ao se associar com um grupo seleto de parceiros líderes em seus setores, tratando dados de terceiros como recurso de primeira classe para melhor atender às necessidades dos clientes”.

 

Esses primeiros parceiros são:

 

  • Collibra – planeja uma integração personalizada com a SAP para que os clientes tenham uma estratégia de governança corporativa por meio da criação de um catálogo de dados completo com linhagem em todo o cenário de dados – SAP e não SAP. A Collibra torna detectáveis os dados confiáveis em qualquer organização.
  • Confluent – planeja conectar a plataforma de streaming de dados, dando às empresas a capacidade de revelar dados de negócios valiosos e conectá-los a aplicações externos em tempo real. A oferta da Confluent nativa para nuvem é a plataforma fundamental para dados em movimento, permitindo o fluxo de dados em tempo real a partir de várias fontes.
  • Databricks – clientes poderão integrar seu Data Lakehouse à SAP para que os dados possam ser compartilhados com a semântica preservada, ajudando a simplificar o cenário.
  • DataRobot – vai permitir que os clientes explorem os recursos de aprendizado de máquina automatizados e multimodais no SAP Datasphere e os tragam diretamente para a estrutura de dados de negócios, em qualquer plataforma de nuvem em que residam.

 

Para obter mais informações, visite o blog sobre o anúncio.