>

De acordo com pesquisa da Gartner, o foco nas quatro áreas de operação da cadeia de suprimentos é a chave para garantir vantagem competitiva no mercado.

A cadeia de suprimentos envolve todo o percurso feito pelo produto, desde a matéria prima até chegar às mãos dos clientes, exigindo de todos os setores de um negócio. Nos últimos anos, diversos fatores – como paralisações de fábricas, bloqueios advindos da pandemia e a instabilidade geopolítica – colocaram em perigo a sobrevivência e a permanência deste setor. Problemas logísticos, incluindo atrasos de remessas e congestionamentos em portos, somados às flutuações na oferta, causaram grandes problemas para a área.

Para passar por cima destes problemas que ainda não foram completamente mitigados e alcançar alto desempenho para se manter competitivo no mercado, é preciso reinventar a abordagem aos clientes, investir em sustentabilidade e propiciar execução em tempo real e design de trabalho centrado no ser humano. Segundo pesquisa feita pela Gartner, nos próximos cinco anos, as empresas que quiserem estar à frente da concorrência deverão repensar as 4 áreas de operação destacadas a seguir:

A cadeia de suprimentos deverá alcançar mais que a satisfação do cliente

De acordo com a pesquisa, apenas 23% das empresas se preocupam em capacitar seus clientes para realizarem suas próprias compras. Oferecer uma experiência simples e confiável, bem como individualizada, na qual o cliente se sente independente, permite que o comprador participe ativamente do processo e tenha sua vida facilitada.

A cadeia de suprimentos deverá incorporar sustentabilidade às operações

Para além da Economia Circular, as organizações deverão se reinventar para alcançar sustentabilidade nas operações se quiserem se manter nos negócios futuros. É preciso passar do discurso para a ação e se preocupar em benefícios comerciais palpáveis em vez de focar apenas na reputação, ou seja, a orientação das organizações não deve ser para o lucro e sim para um propósito que abranja conscientização e tomada de decisões.

A cadeia de suprimentos deverá poder ser executada em tempo real

A tomada de decisões automatizada deverá implicar em execução em tempo real para evitar a lentidão da reação das operações. A adoção dessa medida trará vantagem competitiva às organizações, reduzindo o tempo dos processos.

A cadeia de suprimentos deverá centrar seu modelo de trabalho no ser humano

A força de trabalho deverá ser prioridade para as organizações, que deverão ser capazes de fornecer propostas de valor que sejam eficazes para atrair, reter e envolver o talento da escassa mão de obra disponível. Para garantir que isso ocorra, as empresas devem criar culturas e experiência flexíveis, significativas e gratificantes aos colaboradores, dando a eles autonomia, compreensão, valorização e cuidados.

Sua empresa está preparada para as mudanças neste setor? Saiba como a SAP pode ajudar com as soluções centradas na gestão da cadeia de suprimentos.

Acompanhe mais novidades nos canais de comunicação da SAP:  Facebook Twitter LinkedIn Instagram

© 2023 SAP SE. All rights reserved. SAP and other SAP products and services mentioned here in as well as their respective logos are trademarks or registered trademarks of SAP SE in Germany and other countries. Please see http://www.sap.com/corporate-en/legal/copyright/index.epx#trademark for additional trademark information and notices.