>

Digitalização de cadeias de fornecimento e logística é destaque no resultado, assim como a expansão da tecnologia no agronegócio

A SAP Brasil viu seus negócios no Brasil consolidados e com alta de dois dígitos na receita de nuvem no primeiro trimestre de 2023. O início do ano foi particularmente positivo para o portfólio de Digital Supply Chain, apontando uma tendência à digitalização de todo o processo que vai do design de produtos e planejamento até a manufatura e logística, passando ainda pela gestão de ativos, com o objetivo de tornar as operações mais inteligentes, sustentáveis e resilientes. Os novos clientes vêm principalmente de setores como telecomunicações, indústria farmacêuticas e serviços públicos.

A Brisanet, provedora de serviços de internet líder no Nordeste do Brasil e prestes a lançar suas ofertas de serviços 5G, tem na SAP um aliado estratégico de tecnologia na sua estratégia de crescimento. Já usuária dos softwares SAP S/4HANA e SAP Customer Experience, a empresa terá suas operações de logística mais inteligentes com as soluções SAP Digital Supply Chain, como SAP Extended Warehouse Management, para gerenciar processos de entrada e saída de depósitos em um único sistema, e o SAP Field Service Management, para capacitar os técnicos a aumentar a satisfação do cliente com ferramentas móveis, Inteligência Artificial, machine learning e Internet das Coisas.

Agro segue investindo na transformação digital

O agronegócio permanece sendo uma indústria muito relevante para os negócios da SAP no Brasil. Este foi mais um trimestre com clientes desse setor investindo em tecnologia para levar para o campo o que há de mais moderno em gestão.

A Soleum, produtora brasileira de matérias-primas sustentáveis ​​com carbono negativo em larga escala para as indústrias de energia, química e alimentícia, fez uma parceria com a SAP para implementar um sistema de gerenciamento de desempenho e indicadores de sustentabilidade altamente efetivo e transparente, que os ajudará a escalar a eficiência operacional, respeitando rígidos padrões de governança e compliance. A empresa usará as soluções de nuvem SAP Sustainability Control Tower e SAP Product Footprint Management para gerenciar o uso sustentável de recursos naturais e monitorar indicadores ESG, incluindo emissões até o escopo 3, identificar oportunidades de melhoria e obter informações sobre os impactos ambientais de seus produtos em todo o ciclo de vida. A Soleum também vai usar outras soluções em nuvem da SAP, como SAP Concur para despesas de viagens corporativas e SAP SuccessFactors para gerenciar seus recursos humanos, tudo integrado e conectado em nuvem ao ERP SAP S/4HANA.

Já a Ourofino Agrociência, empresa de origem brasileira de defensivos agrícolas de alta performance para clima tropical, adotou recentemente o RISE with SAP para continuar avançando seus negócios com inovação e tecnologia. A empresa agora conta com a plataforma escalável e flexível SAP S/4HANA para melhorar a governança e implementar a separação estratégica de sistemas entre a Ourofino Agrociência e a Ourofino Saúde Animal. Esta última, maior player da indústria veterinária no Brasil e cliente de longa data da SAP, também está em operação com o RISE with SAP. Com um sólido plano de inovação e crescimento em andamento, a empresa viu na proposta de valor da SAP a oportunidade de aprimorar sua governança e ganhar mais independência, em um movimento estratégico.

Setores como manufatura e varejo também têm bons exemplos no trimestre. A Dexco, maior produtora de painéis de madeira industrializada do Brasil e líder em louças e metais sanitários no hemisfério sul, já está no ar com o poderoso ERP SAP S/4HANA. Cliente SAP de longa data, a empresa procura simplificar os processos e fornecer a base para futuras integrações de sistemas.

Já a VEM Conveniência, rede de lojas vinculada à Vibra, maior distribuidora de combustíveis do Brasil, está atualizando suas estratégias digitais ao escolher o RISE with SAP. A empresa busca uma implementação rápida baseada em boas práticas, processos padronizados e uma arquitetura 100% em nuvem. Com o ERP SAP S/4HANA e a inovadora SAP Business Technology Platform, a empresa pretende ter processos mais eficientes e apoiar a estratégia de crescimento, reduzindo custos e aumentando as vendas.

SAP S/4HANA Public Cloud teve alta de dois dígitos na América Latina   

A SAP teve pelo 32º trimestre consecutivo crescimento de dois dígitos na receita em nuvem na região da América Latina e Caribe, com destaque para Brasil e México e os portfólios de gestão da cadeia de suprimentos e gerenciamento de despesas. O ERP SAP S/4HANA Cloud, tanto em versão pública quanto privada, também registrou alta de duplo dígito.

“As empresas que estão avançadas em seus processos de transformação e digitalização têm maiores níveis de flexibilidade, adaptabilidade e resiliência em tempos tão fluidos”, explicou Cristina Palmaka, presidente da SAP América Latina e Caribe.  “Se, além disso, conseguirem focar na sustentabilidade, também estarão se preparando para liderar no futuro. É justamente nessa direção que queremos acompanhar todas as organizações da América Latina: torná-las rentáveis, sustentáveis e inteligentes”, acrescentou.

Receita global cresce 10%

Globalmente, a SAP reportou receita superior a € 7,4 bilhões no primeiro trimestre de 2023, alta de 10% em relação ao mesmo período de 2021, puxada pelo crescimento de 24% no faturamento das soluções em nuvem. A receita do ERP cloud SAP S/4HANA apresentou crescimento significativo de 77% no período. O lucro bruto cresceu 10% no geral e 28% no segmento cloud; já o lucro operacional subiu 12%.

“Entramos em uma nova e poderosa fase em nossa transformação estratégica, com resultados de receita e lucro líquido demonstrando claramente o ponto de inflexão pelo qual passamos no quarto trimestre de 2022. Nosso impulso na nuvem continua em ritmo acelerado, o que está contribuindo para o forte crescimento de receita e lucro operacional de dois dígitos neste trimestre”, concluiu Christian Klein, CEO da SAP.