>

Conceito de Reskilling pode ajudar a preparar profissionais para o futuro da economia

Artigo

Reskilling tem se mostrado a solução para o desenvolvimento da força de trabalho qualificada exigida pelo mercado.

Com o objetivo central de treinar pessoas de forma que seja possível a reciclagem profissional, preparando um colaborador para que ele possa atuar em outra área, o reskilling aparece no mercado de trabalho como uma solução para a alta demanda de habilidades em alguns setores nos quais estão faltando talentos. A requalificação permite tanto que um profissional se reencontre durante sua jornada profissional, quanto que uma empresa possa suprir suas necessidades sem perder capital humano.

A tecnologia ganhou espaço em muitas áreas, por isso investir na educação e treinamento de pessoas que já estão atuando no mercado de trabalho, para suprir novos cargos que estão surgindo, é essencial, dessa forma é possível garantir o equilíbrio, onde as pessoas tenham chances de alcançar seus potenciais e, por fim, prosperar. Entenda quais são os próximos passos para transformar o conceito em algo tangível:

  • Aceleração da requalificação e qualificação a partir da educação;
  • Promover cargos baseados em habilidades para incentivar a qualificação profissional;
  • Fechar lacunas de habilidades, dando o suporte necessário aos funcionários;
  • Posicionar a educação no centro das decisões;
  • Investir em sistemas que efetivamente preparem os trabalhadores para suprir as necessidades da organização.

Se antes o problema era a falta de profissionais qualificados, principalmente para cargos que envolvem alta tecnologia, o conceito veio para trazer uma solução: aproveitar profissionais cujas carreiras estão passando por grandes mudanças – ou aqueles que não estão felizes com suas carreiras – e, com investimento em educação, transformá-los na solução. Sem dúvidas, programas de requalificação e treinamento podem ser transformadores, mas somente se as companhias enxergarem a educação como parte central de seu perfil de benefícios.

É necessário que as empresas promovam seu próprio espaço como uma possibilidade de caminho para o desenvolvimento, sem que os funcionários tenham de se desvincular de seus empregos para isso. Instaurar estes programas de treinamento permite que as empresas se desenvolvam com o aumento da força de trabalho qualificada, já que, cada vez mais, colaboradores vão para onde podem crescer e, quando crescem, levam consigo todo o conjunto. Conheça as soluções SAP e saiba como elas podem ajudar a identificar as necessidades dos profissionais nos campos de aprendizagem, sucessão e desenvolvimento.

Acompanhe mais novidades nos canais de comunicação da SAP: Facebook Twitter LinkedIn Instagram

© 2023 SAP SE. All rights reserved. SAP and other SAP products and services mentioned here in as well as their respective logos are trademarks or registered trademarks of SAP SE in Germany and other countries. Please see http://www.sap.com/corporate-en/legal/copyright/index.epx#trademark for additional trademark information and notices.