>

Resiliência, inteligência emocional e experimentação são as habilidades essenciais para o sucesso dos negócios.

Habilidades técnicas centradas em dados são, de fato, indispensáveis para as organizações. Entretanto, com as mudanças intensificadas e agilizadas pela pandemia, as empresas estão percebendo a necessidade imediata de desenvolver e nutrir as capacidades humanas como: resiliência, inteligência emocional, curiosidade, vontade de aprender coisas novas e a capacidade de resolver problemas. Anteriormente, esses eram atributos que ficavam em segundo plano, enquanto as atenções estavam voltadas para as competências técnicas.

Em contrapartida, os líderes estão agora em busca de funcionários que sejam capazes de ajudar os negócios a prosperarem mesmo com as constantes e rápidas mudanças. Para atuar neste ambiente de frequentes variações, é preciso fortalecer as capacidades humanas de resiliência e empatia, treinando e capacitando seus talentos para garantir uma equipe mais preparada e, é claro, mais produtiva.

Veja como ajudar seus funcionários a desenvolver estas qualidades:

A empatia incentiva a resiliência
Organize seu tempo e separe um momento para ouvir seus talentos, pratique a escuta ativa para entender e responder aos feedbacks de maneira construtiva. Uma pesquisa de resiliência da força de trabalho da Qualtrics revelou que o engajamento dos profissionais chega a 90% quando os empregadores tomam atitudes baseadas em seus feedbacks. Essas interações são importantes para evitar o esgotamento e apoiam o time em meio às mudanças e atualizações, construindo um ambiente mais acolhedor.

Cultive e valorize a inteligência emocional
Faça com que seus colaboradores entendam a importância destas habilidades para os negócios e como isto pode influenciar em sua jornada na empresa. Ao invés de liderar de forma controladora, dizendo como e quando exatamente tomar cada atitude, deixe que seus funcionários se permitam conhecer suas maneiras de trabalhar, assim como a de seus colegas, dessa forma eles podem identificar suas necessidades para que você atue ajudando apenas com o necessário.

Incentive a experimentação
As pessoas que demonstram interesse e entusiasmo pelo aprendizado, além de contribuir muito para a colaboração, tendem a ser mais resilientes, pois se adaptam com mais facilidade às mudanças, já que estão sempre dispostas a experimentarem coisas novas. Busque incentivar esta qualidade na sua força de trabalho, inclusive entre os futuros candidatos.

Essas habilidades humanas são essenciais para os funcionários. As transformações continuarão surgindo, e uma equipe resiliente é uma das principais formas de se destacar em meio às mudanças. Conheça as soluções de HXM da SAP e descubra como elas podem ajudar a administrar sua equipe de forma inteligente.

Acompanhe mais novidades nos canais de comunicação da SAP:  Facebook Twitter LinkedIn Instagram

© 2023 SAP SE. All rights reserved. SAP and other SAP products and services mentioned here in as well as their respective logos are trademarks or registered trademarks of SAP SE in Germany and other countries. Please see http://www.sap.com/corporate-en/legal/copyright/index.epx#trademark for additional trademark information and notices.