>

Novas funcionalidades para o SAP Business AI incluem inovações que personalizam o envolvimento do cliente, tornam os processos mais intuitivos e produtivos e expandem as habilidades para encontrar e desenvolver talentos 

 

A segunda edição do SAP Sapphire em São Paulo, que acontece nos dias 1 e 2 de junho, apresenta inovações prontas para os negócios em todo o portfólio de soluções e parcerias relevantes que reforçam a capacidade da SAP em ajudar seus clientes a enfrentarem um futuro incerto com confiança. Com o anúncio de uma série de funcionalidades para o SAP Business AI, a SAP contribui com a transformação de modelos de negócios de seus clientes, aproveitando as melhores ferramentas do mercado e combinando-as com dados SAP e profundo conhecimento de processos. 

“O cenário atual de mudanças constantes impõe às empresas maior agilidade para se manterem competitivas e para resolverem seus desafios. A SAP incorpora em todo o seu portfólio de soluções em nuvem a nossa bagagem de 50 anos de experiência em 25 indústrias com novas funcionalidades habilitadas para a inteligência artificial, que vão ajudar as equipes em toda a empresa a antecipar e a lidar com mudanças e incertezas com facilidade, oferecendo mais visibilidade, produtividade e resultados positivos ao negócio”, disse Adriana Aroulho, presidente da SAP Brasil. 

Cerca de 130 cenários de inteligência artificial (IA) já estão firmemente integrados aos softwares da SAP, e mais de 23 mil clientes ao redor do mundo já utilizam tais capacidades. Com a IA generativa, no entanto, a SAP acredita que estamos no limiar de uma nova era de IA. 

Maior visibilidade, desempenho e resultados do ERP na nuvem 

Com o SAP Business AI, uma das funcionalidades já disponíveis no SAP S/4HANA Cloud é auxiliar as equipes financeiras a controlar custos e reduzir riscos equipando-as para identificar e reagir prontamente a mudanças no sentimento do cliente. A ferramenta ajuda os especialistas em cobrança a prever o risco de atraso no pagamento de uma fatura e a priorizar quais clientes precisam de acompanhamento. 

Junto às equipes de vendas, o preenchimento automático de pedidos permite que documentos complexos sejam concluídos automaticamente, poupando os representantes de vendas da entrada manual de informações e realizando um processamento mais rápido. Esta funcionalidade está prevista para estar disponível ainda este ano no SAP S/4HANA Cloud. 

O SAP Business AI permite cadeias de suprimentos mais resilientes, ajudando os clientes da SAP a prever, preparar e responder adequadamente às demandas. Com o aplicativo SAP Extended Warehouse Management, um recurso de alocação inteligente usa IA para sugerir como otimizar a organização do depósito, bem como os processos de estoque e reabastecimento, com base em características, demanda ou previsões de um produto. 

No aplicativo SAP Transportation Management, um recurso combina o poder da solução de processamento de documentos da SAP com IA generativa, para que clientes SAP nos setores automotivo e de manufatura aumentem a precisão das entregas de pedidos de frete. O recurso, planejado para estar disponível no quarto trimestre de 2023, não apenas permite que a solução automatize as verificações manuais de recebimentos de mercadorias e notas de entrega, mas também acelera o tempo de retorno sem exigir que os clientes invistam em treinamento ou modelos de documentos. 

Processos de compras mais intuitivos e produtivos 

Clientes que usam software de gerenciamento de gastos da SAP e SAP Business Network também se beneficiam do SAP Business AI, que possibilitará que os profissionais de compras naveguem melhor na dinâmica do mercado, envolver fornecedores, selecionando bens e serviços, reforçando o compliance e simplificando recebimentos e negociações. 

A conversão inteligente de faturas torna mais fácil para as equipes de compras integrar novos fornecedores. Esse recurso de IA, que extrai e insere automaticamente informações relevantes de faturas e mapeia os dados para campos relevantes, está integrado ao SAP Business Network e já está disponível para economizar tempo e custos. 

O recurso de compras 360º orientado por IA, disponível agora na solução SAP Ariba Buying, simplifica os processos operacionais para que os funcionários possam realizar suas tarefas de maneira mais rápida e intuitiva. Depois que um pedido é entregue, o SAP Business AI ajuda as equipes de contas a pagar que trabalham na solução SAP Central Invoice Management a determinar os itens relevantes no livro-razão. Isso aumenta a taxa de processamento automatizado de faturas e reduz o esforço manual exigido pelos contadores. 

Personalização da experiência do cliente 

O SAP Business AI no portfólio SAP Customer Experience aumenta as taxas de conversão e a eficiência operacional para as equipes de marketing, vendas, comércio e serviços. Como exemplo, a IA gera pontuações de previsão de leads e clientes com base em vendas e dados de comportamento do canal. 

Também torna mais fácil para os clientes SAP criarem experiências de comércio eletrônico personalizadas e envolventes. Atualmente em estágio alfa, o SAP Digital Assistant, integrado ao site SAP Start, usa IA generativa para fornecer aos vendedores e equipes de suporte insights holísticos, criar recomendações e gerar conteúdo automaticamente para personalizar as experiências do cliente. 

Suporte para SAP S/4HANA Cloud mais responsivo 

A ferramenta Built-In Support para SAP S/4HANA Cloud não apenas permite que os usuários relatem um problema sem sair da página, mas também usa IA para sinalizar possíveis falhas antes que elas aconteçam. 

O suporte integrado oferece conteúdo proativo e personalizado em tempo real. Os usuários são alertados sobre problemas críticos que outras pessoas podem estar enfrentando. As recomendações ao vivo, fornecidas pelas equipes de suporte da SAP e aprimoradas por algoritmos avançados de IA, oferecem aos clientes um conjunto de documentos críticos de conhecimento de suporte adaptados a cada tela do produto para minimizar o esforço de solução de problemas. 

Esse novo recurso está planejado para estar disponível de maio a julho de 2023, à medida que for implementado em produtos integrados. 

Gerenciamento de processos de negócios 

Com a IA generativa incorporada à solução SAP Signavio Process Manager, com lançamento previsto para este ano, analistas de processos podem identificar rapidamente os modelos e KPIs mais adequados e prontos para uso, acelerando o aprimoramento ou a redefinição de processos com base no conhecimento especializado e nas melhores práticas, e agilizando a pesquisa na documentação do produto. 

Inovações em processos de negócios específicos 

A solução SAP Predictive Replenishment, já disponível hoje, usa IA para calcular e solicitar produtos automaticamente, para que varejistas possam planejar e otimizar o reabastecimento em seus centros de distribuição. Isso ajuda a otimizar os níveis de estoque e os custos, ao mesmo tempo em que maximiza a disponibilidade e as margens do produto. 

O aplicativo SAP Intelligent Product Recommendation, que acaba de ser lançado, simplifica o processo de cotação e a experiência do cliente de comércio eletrônico para produtos configuráveis. A IA treinada em dados de vendas recomenda o produto e a configuração ideal que melhor atendem às necessidades dos clientes. 

Aproveitamento do potencial de toda a força de trabalho 

Nas soluções de gerenciamento de experiência humana, a SAP incorpora IA para simplificar o gerenciamento de RH e agregar valor aos funcionários à medida que navegam em suas carreiras. As soluções SAP SuccessFactors usam dados ricos para auxiliar os líderes a entender as habilidades de sua força de trabalho, a fim de oferecer oportunidades de desenvolvimento contínuo e alinhar as pessoas às necessidades da organização. 

A mais recente inovação, planejada para estar disponível este ano, é o recurso do hub de inteligência de talentos nas soluções SAP SuccessFactors, que serve como base para que os funcionários criem e mantenham seu portfólio de habilidades com a ajuda da IA, além de mostrar pontos fortes, estilos de trabalho e preferências e oferecer recomendações personalizadas para planos de carreira, projetos de treinamento e mentores na solução SAP SuccessFactors Opportunity Marketplace. 

Já a funcionalidade aprimorada baseada em AI de gerenciamento total da força de trabalho nas soluções SAP SuccessFactors, SAP Fieldglass e SAP S/4HANA Cloud oferece às organizações uma visão consolidada das habilidades, custos e disponibilidade da força de trabalho, incluindo funcionários e trabalhadores externos. As organizações – especificamente no setor de serviços – poderão publicar projetos de gerenciamento de recursos do SAP S/4HANA Cloud para o SAP SuccessFactors Opportunity Marketplace, que fornecerá aos gerentes de recursos maior visibilidade sobre quem está disponível e interessado, e dará aos consultores maior gerenciamento sobre seu próximo projeto. A nova funcionalidade está prevista para o segundo semestre de 2023. 

Com maior clareza de todo o pool de talentos e uma compreensão robusta das habilidades das pessoas, as organizações estão mais bem equipadas para encontrar talentos certos para preencher lacunas urgentes, otimizar suas equipes e aumentar a produtividade. Os clientes também podem conduzir experiências de força de trabalho novas e significativas, que vinculam o propósito ao desempenho, alinhando habilidades e interesses às necessidades organizacionais. 

SAP e Microsoft colaboram em ofertas conjuntas de IA generativa 

Além das novas funcionalidades, a SAP também anuncia parceria de IA generativa com a Microsoft para melhorar a forma com que os clientes atraem, retêm e desenvolvem seus talentos no mercado competitivo de hoje.  

As empresas colaborarão na integração das soluções SAP SuccessFactors com o Microsoft 365 Copilot e o Copilot no Viva Learning, que permitirão criar descrições de trabalho atraentes e altamente direcionadas, fazer verificações para detectar tendências e acessar modelos de linguagem poderosos que analisam e geram linguagem natural para criar recomendações de aprendizado personalizadas. À medida que o aprendizado é concluído, o portfólio SAP SuccessFactors é atualizado automaticamente, fornecendo às empresas uma visão em tempo real do cenário de habilidades em sua organização.  

A SAP também aproveitará a API do Azure OpenAI Service para oferecer aos entrevistadores no Microsoft Teams perguntas sugeridas com base no currículo de um candidato, na descrição do trabalho e em trabalhos semelhantes, com base em dados e cursos das soluções SAP SuccessFactors. 

Uma abordagem responsável 

Dada a presença mundial da SAP, o imenso patrimônio de dados da empresa oferece o potencial para aprimorar significativamente os recursos de modelos de linguagem em muitos setores.  

A SAP segue os mais altos padrões da indústria em inteligência artificial responsável e transparente, para que as organizações possam entender como são feitas as inferências e recomendações, respeitando a privacidade de dados confidenciais e ajudando a evitar preconceitos. Como uma das primeiras empresas a definir princípios orientadores para o uso de IA em seus softwares, a SAP trabalha com os principais especialistas em ética para explorar as implicações da implantação da IA na empresa.