>

Durante o SAP Sapphire, seu grande evento anual, a companhia divulgou recursos para tornar as cadeias de suprimentos mais resilientes 

As interrupções contínuas na cadeia de suprimentos alteraram fundamentalmente a maneira como as organizações fazem negócios. Pensando nisso, a SAP anunciou, durante o SAP Sapphire São Paulo 2023, evento anual da marca que reúne clientes, especialistas e parceiros, novas funcionalidades e softwares que prometem aperfeiçoar os processos das empresas. 

Aproveitando o sucesso da SAP Business Network, uma plataforma abrangente de colaboração B2B na qual cerca de US$ 4,5 trilhões em negócios são realizados anualmente, a companhia anunciou a SAP Business Network for Industry. A oferta combina os benefícios das cadeias de suprimentos em rede com a experiência exclusiva da indústria da SAP para ajudar as companhias de diferentes setores como alta tecnologia, manufatura industrial e ciências biológicas a melhorar e ampliar os principais processos de negócios com seus parceiros comerciais, além de aumentar rapidamente a resiliência da cadeia de suprimentos.  

A SAP está lançando novos recursos, que a expectativa é para estarem disponíveis no segundo semestre deste ano, de produtos voltados aos fornecedores na SAP Business Network para expandir seus negócios. Algumas das novidades são: insights de fornecedores que oferecem às empresas informações sobre seus produtos de melhor desempenho no SAP Business Network e integração simplificada que torna mais rápido e fácil para os fornecedores se conectarem com vários clientes na rede.  

A companhia também compartilhou que a solução de gerenciamento de capital de giro da SAP, a Taulia, agora está integrada ao SAP Business Network. A integração ajudará as empresas a otimizarem os processos de pagamento e aquisição nas cadeias de suprimentos. Além disso, a partir do terceiro trimestre de 2023, os compradores na SAP Business Network também podem emitir cartões virtuais Taulia – que funcionam como um cartão de crédito tradicional – como método de pagamento a fornecedores.  

“Estamos orgulhosos de finalmente mostrar as inovações que impulsionam ainda mais nosso ecossistema no caminho do progresso e dão às empresas as ferramentas necessárias para enfrentar o futuro com confiança e tornar os negócios mais resilientes. Já são mais de 50 anos buscando promover mudanças positivas no mundo por meio da inovação tecnológica e ainda temos muito mais a oferecer”, disse Silvio Abade, vice-presidente de Ariba e Business Networks (IS&BN) da SAP Brasil. 

As novidades continuaram com o anúncio da colaboração entre SAP e Accenture que vai trazer serviços imersivos para SAP Business Technology Platform, contextualizados com dados do software SAP Business Suite. Esta nova oferta, disponível agora, oferece aos clientes a capacidade de simular cenários de negócios em ambientes digitais ricos e interativos antes de enfrentá-los no mundo real, melhorando a resiliência e a sustentabilidade da cadeia de suprimentos.  

Uma série de novas funcionalidades  

Durante o evento, a SAP apresentou inúmeras inovações, sendo uma delas o SAP Category Management, solução que ajuda as equipes de compras a deixarem ferramentas manuais de rastreamento e apresentação para usar dados de forma estratégica para identificar tendências, desenvolver e executar estratégias e medir o sucesso em relação a métricas reais de negócios. Com previsão de disponibilidade para o segundo semestre deste ano, a solução ajudará a superar eventuais problemas da cadeia de suprimentos. 

Além disso, o SAP Ariba Buying ganhou um novo recurso de compra 360°, que permite tornar as compras mais preditivas, personalizadas e sustentáveis, melhorando a experiência. A funcionalidade também será incorporada ao ERP SAP S/4HANA Cloud. A companhia também apresentou o SAP Blockchain Business Connector, que permite os clientes colaborem com várias empresas, indivíduos e instituições sem depender de um sistema centralizado de verificação de dados. A solução usa tecnologias Web3, assim como contratos inteligentes para impor regras automaticamente e executar ações. Essas tecnologias descentralizadas têm o potencial de revolucionar parcerias de negócios, permitindo transações transparentes, compatíveis, automatizadas e verificáveis ​​em ecossistemas descentralizados envolvendo vários parceiros. A expectativa é que a solução esteja disponível em versão beta no final de 2023. 

A experiência do cliente também promete ser impulsionada com novos aceleradores sob medida que conectam processos de negócios de back-end aos pontos de contato de envolvimento do cliente. Executados em soluções SAP Customer Data Cloud, as novidades fornecem análises poderosas que ajudam as empresas a se adaptarem mais rapidamente às necessidades do momentoe a criar experiências consistentes e significativas para os clientes, além de incorporar práticas mais sustentáveis ​​em sua cadeia de valor de ponta a ponta. Os aceleradores devem estar disponíveis no quarto trimestre de 2023. 

Outro destaque do SAP Sapphire foram os novos recursos de localização para regulamentações financeiras, jurídicas e tributárias específicas de cada país. Desta forma, os clientes podem identificar problemas com mais facilidade e em tempo real para se adaptar mais rapidamente às adversidades. Além disso, as funcionalidades podem dar suporte a processos que respondem por nuances de contratação na Ásia-Pacífico, aquisições no Oriente Médio, folha de pagamento nas Américas e ainda manter os clientes em conformidade com impostos na Europa, faturamento e conformidade com despesas na África e à frente das mudanças regulatórias em todo o mundo. Já disponíveis, os recursos incluem registro fiscal para SAP S/4HANA e gestão de mudanças regulatórias, além de versões locais para a solução SAP Billing and Revenue Innovation Management 

Uma atualização do SAP Global Trade Services, edição para SAP S/4HANA, também foi anunciada. A oferta traz uma redução significativa no custo total de investimentos básicos necessários para executar uma solução de comércio global. Outros benefícios são o apoio a agências governamentais parceiras dos EUA, recursos de análise aprimorados e melhorias funcionais. A expectativa é que a atualização esteja disponível em junho de 2023.