>

Resiliência e inovação são as palavras-chave para o setor de e-commerce. A Inteligência Artificial é o caminho para alcançá-las.

As mudanças rápidas e frequentes no comportamento dos consumidores exigem que as empresas encontrem maneiras eficientes e ágeis de aprender sobre as necessidades de seus clientes para conseguirem se destacar no mercado. É aí que a Inteligência Artificial tem ganhado destaque, a ferramenta está em crescente uso dentro de e-commerces por ser capaz de aprimorar a experiência de compra do usuário, aumentar a eficiência do marketing com dados em tempo real, além de ajudar na personalização de produtos, atuar na área de prevenção de fraudes e até auxiliar no planejamento da cadeia de abastecimento.

Saiba como é possível aplicar a IA nos negócios online:

  1. Personalização de publicidade
    A Inteligência Artificial analisa grandes quantidades de dados dos clientes – como os dados demográficos, histórico de compras e interesse – para traçar seus comportamentos e revelar suas preferências e necessidades. Com essas informações, Empresas Inteligentes estão usando a IA para direcionamento e segmentação de público, evitando bombardear os consumidores com conteúdos irrelevantes, atingindo taxas de engajamento mais altas.

    Com todos esses dados, a personalização de marketing fica mais avançada, com personas e clientes gerados pela tecnologia, com base em dados psicográficos e fatores psicológicos qualitativos. Com a IA, os compradores pesquisam os produtos dos quais precisam e a ferramenta pode fazer com que apareça um anúncio com exatamente aquilo que eles precisam.

  2. Prevenção de fraudes
    A análise de sentimentos ajuda a prevenir fraudes. A ferramenta analisa os sentimentos dos consumidores extraindo dados de opiniões, análises, pesquisas e mídias sociais. Ao ser capaz de reconhecer a linguagem do seu público e saber como ele se sente em relação a sua marca, também é possível reconhecer quando as avaliações e opiniões estão distorcidas e são, na verdade, resultados de revisores pagos que fazem avaliações falsas para enganar os clientes.
  3. Planejamento da cadeia de suprimentos
    Com dados sobre o comportamento dos clientes, a IA pode ajudar as empresas a otimizarem seus estoques, pois conhecem sua demanda, reduzindo o desperdício e melhorando a eficiência. Também épossível obter dados em tempo real e em qualquer lugar para garantir que a cadeia de suprimentos tenha o fluxo correto de entrada e saída, mitigando erros e facilitando as tomadas de decisões.

O mercado atual exige resiliência e planejamento. Com soluções eficientes de alta tecnologia para auxiliar sua marca a enfrentar os desafios, essa jornada pode ser mais fácil. Navegue pela ofertas de e-commerce da SAP e comece a atingir os níveis necessários de inovação e crescimento para se destacar no mercado.

Acompanhe mais novidades nos canais de comunicação da SAP:  Facebook Twitter LinkedIn Instagram

© 2023 SAP SE. All rights reserved. SAP and other SAP products and services mentioned here in as well as their respective logos are trademarks or registered trademarks of SAP SE in Germany and other countries. Please see http://www.sap.com/corporate-en/legal/copyright/index.epx#trademark for additional trademark information and notices.