>

Receita com nuvem continua a crescer, alimentada por maiores investimentos em transformação digital por setores de serviços públicos e energia; nova oferta de ERP em nuvem pública da SAP conquista primeiros clientes
  

A expectativa de retomada do crescimento do PIB tem levado as empresas a ampliarem seus investimentos em transformação digital e a migrarem para a nuvem. O movimento teve impacto direto nos negócios da SAP Brasil no segundo trimestre do ano, com crescimento expressivo nas receitas de serviços na nuvem, na casa de dois dígitos.

Setores tradicionalmente alinhados ao crescimento do PIB – tais como energia, construção, logística e serviços públicos – apresentaram forte adoção de soluções em nuvem, todas com crescimento percentual na casa de dois dígitos na comparação com o segundo trimestre do ano anterior. As indústrias de saúde, ciências da vida, química e atacado também figuram entre os setores da economia que aceleraram a migração dos negócios par a nuvem.

“Com uma expectativa de retomada do crescimento e das exportações, os empresários brasileiros estão aproveitando o momento para apostar em competitividade por meio da tecnologia de ponta” comentou Adriana Aroulho, presidente da SAP Brasil. “Ao migrar a gestão dos negócios para a nuvem, as empresas não estão apenas ganhando agilidade, mas também criando condições para inovarem e conquistarem melhorias operacionais, de gestão e de atendimento aos clientes. Essas condições são essenciais para crescer no mercado altamente competitivo e conectado que temos hoje.”

O crescimento dos negócios da SAP no Brasil está fortemente atrelado à oferta RISE with SAP, pacote de serviços orientados a acelerar a transformação digital de empresas em crescimento. O RISE with SAP traz um pacote de serviços sob medida para a migração dos negócios para a nuvem, automatizando processos e criando as bases para a inovação continuada por meio da SAP Business Technology Platform (SAP BTP), ambiente de desenvolvimento que agrega gerenciamento de dados, funções analíticas, inteligência artificial, desenvolvimento de aplicativos, automação e integração em ambiente unificado.

O Assaí Atacadista, uma das maiores redes do atacarejo brasileiro, que conta com 270 lojas, 12 centros de distribuição, mais de 70 mil colaboradores e 30 milhões de clientes atendidos por mês, foi uma das empresas que confiou na SAP para expandir seus negócios. A empresa adotou o RISE with SAP e a mais recente geração do ERP SAP S/4HANA Cloud. Combinando a flexibilidade e os recursos de inovação da SAP BTP, o Assaí busca dar suporte a um agressivo plano de expansão ao mesmo tempo em que aprimora sua governança.

A GOL Linhas Aéreas, uma das líderes no setor de aviação civil, embarcou com a SAP numa jornada para aumentar as capacidades de seu ERP e melhorar a integração com outras companhias aéreas que já utilizam a plataforma. Com uma frota de 140 aeronaves, 14 mil colaboradores e uma rede de mais de 80 destinos nacionais e internacionais, a GOL tirará proveito do RISE with SAP e da avançada solução de ERP SAP S/4HANA Cloud. A GOL também planeja utilizar outras soluções voltadas à gestão financeira da SAP para garantir a consistência dos dados e gerar insights valiosos a partir dos dados.

O Valgroup, um dos maiores produtores, transformadores e recicladores de plástico do mundo e o maior da América Latina, está dando um grande salto em sua jornada de transformação digital ao entrar em operação com o RISE with SAP. A empresa brasileira com operações em seis países conta com o SAP S/4HANA Cloud e o SAP Business Technology Platform (BTP) para dar suporte aos vários ambientes de TI da empresa, ajudar os negócios a alcançar novos patamares e se tornar uma organização mais ágil e eficiente.

A 1A99, uma rede varejista de artigos domésticos essenciais, incluindo alimentos, produtos de saúde e beleza, itens sazonais e muito mais, com lojas em três estados brasileiros, está utilizando o RISE with SAP com o SAP S/4HANA Cloud para apoiar a sua estratégia de crescimento e expansão física, visando 1.000 lojas até 2030, bem como um futuro IPO. A empresa selecionou a solução como fonte única de informações em tempo real, permitindo processos de negócios conectados, melhorando a rastreabilidade, a confiabilidade dos dados, a previsão financeira e o gerenciamento contábil.

A Agrale, empresa brasileira do setor automotivo especializada em tratores, caminhões, chassis para ônibus e motores, está trabalhando ativamente em sua transformação digital e abraçando a nuvem graças à oferta RISE with SAP. Com a adoção do moderno sistema ERP SAP S/4HANA Cloud, a Agrale vai aprimorar processos de negócios em todas as suas subsidiárias, com ênfase em governança, conformidade e processos melhorados de tomada de decisão. Contando com a vasta experiência da SAP no setor automotivo, a Agrale está adotando as melhores práticas da indústria e colocando-se no ápice da inovação tecnológica.

O Santander, multinacional espanhola que é uma das líderes do setor de finanças no Brasil, fez uma parceria com a SAP para revolucionar a experiência bancária de seus clientes ao integrar funções e processos diretamente nos ERPs da SAP. Por meio da SAP Business Technology Platform, a inovação permitirá que as empresas simplifiquem operações e eliminem a necessidade de um acesso separado ao Internet Banking. O Santander irá permitir que seus clientes simplifiquem tarefas diárias, eliminem etapas e riscos operacionais e obtenham uma experiência muito mais fluida, eficiente e conveniente.

A Eletronuclear, uma empresa de economia mista envolvida na construção e operação de usinas nucleares no Brasil, fez parceria com a SAP para aprimorar sua infraestrutura de TI enquanto passa por um spin-off de sua ex-controladora Eletrobras. Ao alavancar a oferta abrangente de RISE with SAP, a Eletronuclear encontrou uma solução para fazer a transição para a nuvem, modernizar suas operações e aproveitar a tecnologia de ponta para crescimento e eficiência futuros.

A Cemig, maior empresa integrada do setor de energia elétrica do Brasil e reconhecida como líder em sustentabilidade, firmou parceria com a SAP para aprimorar sua infraestrutura tecnológica. Cliente SAP desde 1997, a Cemig alavancará o novo RISE with SAP, em conjunto com o SAP S/4HANA Cloud, para apoiar o crescimento de seus negócios com uma base de tecnologia avançada e integrada com a visão de longo prazo da empresa. A solução de ponta não apenas melhora a experiência do usuário e o desempenho, como apresenta novas funcionalidades, estabelecendo uma base sólida para empreendimentos futuros. Isso inclui a integração da suíte de gestão da recursos humanos, SAP SuccessFactors, e o SAP Digital Supply Chain para minimizar riscos e promover o crescimento sustentável da Cemig.

A Dengo, marca brasileira conhecida por seus chocolates premium, fundada em 2017 com foco em sustentabilidade e impacto social na cadeia produtiva do cacau, firmou parceria com a SAP para facilitar sua expansão por meio de franquias. A empresa escolheu a oferta RISE with SAP, e com o sistema SAP S/4HANA Cloud, a Dengo poderá alavancar as práticas de ponta do setor em sua versão padrão, agilizando as operações de negócios, reduzindo a necessidade de tarefas manuais e fornecendo visibilidade em tempo real dos custos e processos de produção. Além disso, a solução da SAP centralizará dados e simplificará atividades como rastreamento de ordens de serviço e gerenciamento de estoque.

 

Oferta GROW with SAP leva o ERP da SAP para a nuvem pública

Lançada em março com o objetivo de alavancar a transformação digital de empresas de porte médio, a oferta GROW with SAP complementa o portfólio da SAP orientado às empresas que estão buscando uma transformação digital de seus negócios. O coração da oferta GROW with SAP é o ERP SAP S/4HANA Cloud, edição pública, com pré-configurações aprimoradas pelos mais de 50 anos de experiência da SAP com melhores práticas de gestão.

A Ília, empresa brasileira de tecnologia especializada em produtos digitais para a retenção e conversão de clientes, fechou uma parceria estratégica com a SAP para alavancar seus planos de crescimento. Ao optar pela oferta GROW with SAP, a Ília busca melhorar sua governança e também aumentar sua produtividade e agilidade com a adoção do ERP SAP S/4HANA Cloud, edição pública. Com um processo de implementação simplificado, a empresa irá se beneficiar rapidamente de processos de inovação contínua, dados em tempo real, automação, analytics e demais recursos da SAP Business Technology Platform. A parceria não só garante à Ília acesso às melhores práticas da indústria como também permite a consolidação de todas as subsidiárias do grupo, fomentando a efetividade em toda a organização.

 

SAP S/4HANA Cloud Public Edition foi destaque na América Latina

Os resultados do segundo trimestre da SAP na América Latina tiveram o 33º período consecutivo de crescimento nas receitas com vendas de soluções em nuvem, que cresceram dois dígitos, com destaque para a rápida adoção do SAP S/4HANA Cloud Public Edition, o ERP de nuvem pública pronto para uso. No momento, esta solução está disponível em três mercados: Colômbia, Chile e México, mas estará em breve no mercado brasileiro. A oferta de transformação digital RISE with SAP continua com uma rápida adoção no continente e registrou crescimento de dois dígitos.

No trimestre, os setores que mais se destacaram nos negócios da América Latina foram Engenharia e Construção, Bens de Consumo, Automotivo e principalmente Viagens e Transportes. “A próxima revolução em software empresarial é baseada em Inteligência Artificial e acontecerá na nuvem SAP. Por isso, nosso compromisso é entregar um portfólio cada vez mais amplo, flexível e inteligente, que ofereça alternativas para qualquer organização, de qualquer tamanho e setor”, afirma Cristina Palmaka, presidente da SAP América Latina e Caribe. “Queremos capacitar todas as empresas latino-americanas para que possam multiplicar sua eficiência, proporcionar uma experiência mais rica aos clientes e colaboradores e, assim, liderar o futuro dos negócios”, acrescentou.

 

Inteligência Artificial traz novos horizontes para os negócios globais

Globalmente, a receita em nuvem aumentou 22% e o lucro bruto 20%. O faturamento global da SAP aumentou 8%, alcançando 7,5 bilhões de euros. A receita com a solução SAP S/4HANA aumentou 74% no período. O lucro operacional da SAP no mundo registrou um crescimento de 28% no último trimestre. Com a expansão das oportunidades de mercado por meio das novas ofertas SAP Business AI e AI Premium, a companhia atualizou as suas perspectivas de receita e lucro operacional para 2023.

“Este foi outro trimestre forte para a SAP. Vemos oportunidades significativas à frente, especialmente por meio do poder transformador da Inteligência Artificial. Estamos focados em fornecer o SAP Business AI e torná-lo relevante, confiável e responsável, e vemos possibilidades significativas de expansão de mercado por meio dessas tecnologias e novas ofertas premium”, concluiu Christian Klein, CEO da SAP.