>

Volume de empresas se movendo para o modelo cloud continua a crescer; digitalização das cadeias de suprimentos também avança

 

O mercado brasileiro acelerou o passo da migração de sistemas para a nuvem no terceiro trimestre de 2023, buscando uma melhor estrutura de custos e acesso a tecnologia de ponta para inovar. O movimento levou a mais uma alta significativa no crescimento da SAP Brasil, que viu sua receita com serviços na nuvem crescer na casa dos dois dígitos percentuais na comparação com o terceiro trimestre de 2022. Serviços públicos, bens de consumo e seguros estão entre os setores da economia que mais migraram para a nuvem no último trimestre.

 

Um volume expressivo de novos clientes aderiu à oferta RISE with SAP, pacote de serviços orientados a acelerar a transformação digital de empresas em crescimento. O RISE with SAP conta com uma plataforma de inovação, a SAP Business Technology Platform (SAP BTP), que está sendo amplamente utilizada para acelerar o desenvolvimento de aplicativos e para a integração de ferramentas tecnológicas de ponta, como recursos de inteligência artificial.

 

“O mundo da tecnologia está no meio de mais uma revolução, a da inteligência artificial e dos modelos avançados de linguagem”, explica Adriana Aroulho, presidente da SAP Brasil. “Mas essas novas tecnologias exigem uma infraestrutura poderosa e segura, e só a nuvem consegue entregar o nível de serviço que as empresas precisam para explorar todo o potencial. Isso está levando a uma demanda muito forte de migração do modelo on-premise para a nuvem, e a SAP tem aproveitado o momento por meio de uma oferta que entrega exatamente o que as empresas precisam neste momento: agilidade de migração e uma plataforma de inovação pronta para trabalhar com tecnologia de ponta.”

 

A Hypera Pharma, uma líder brasileira no setor farmacêutico, está levando seus negócios para o futuro ao adotar uma infraestrutura baseada em nuvem com a SAP. Ao integrar as soluções de ponta com foco em nuvem do RISE with SAP, a Hypera está se posicionando estrategicamente para alcançar crescimento e inovação exponenciais. Essa ação voltada para o futuro aprimorará ainda mais sua vantagem competitiva, permitindo que ela prospere em um ambiente de negócios dinâmico e em rápida transformação.

 

A Panvel, rede de farmácias fundada em 1973 no Sul do Brasil e uma das cinco maiores do país, também está migrando para a nuvem com a SAP. Para atender às necessidades de modernização, crescimento constante e para se preparar para o futuro, a empresa escolheu o RISE with SAP. O ambiente integrado, a experiência da SAP no setor e a capacidade do sistema ERP SAP S/4HANA para apoiar estratégias futuras foram fundamentais para essa decisão. A Panvel também usará o SAP Ariba como seu sistema de compras.

 

Um dos principais atores no setor de agronegócio brasileiro, com foco em grãos, insumos agrícolas e produção de biodiesel, a Fiagril é outra que está modernizando sua tecnologia com o RISE with SAP. Contando com o moderno ERP SAP S/4HANA, a empresa em rápido crescimento tem como objetivo desbloquear oportunidades de negócios, promover maior integração, obter insights mais aprofundados com base em análises e acelerar seu planejamento.

 

A MHNET Telecom, uma empresa de telecomunicações que opera em cinco estados brasileiros e está expandindo em todo o país, também fez parceria com a SAP para acelerar seu crescimento. A empresa implementou com sucesso o RISE with SAP, e seu sistema ERP de ponta, o SAP S/4HANA, já está totalmente operacional. Essa plataforma avançada garante a consolidação e segurança das informações, além de oferecer uma governança aprimorada e acessibilidade à nuvem.

 

A Agrivalle, uma indústria líder de bioinsumos agrícolas no Brasil, implementou com sucesso o SAP S/4HANA, em nuvem privada. Este movimento estratégico visa alavancar conhecimento, agilizar processos de negócios, melhorar a eficiência e expandir seu modelo de negócios. A empresa agora pode desenvolver suas soluções inovadoras, sustentáveis e transformadoras com maior governança, controle e escalabilidade.

 

A Friopeças, uma das maiores comercializadoras de ar-condicionado do Brasil, implementou com sucesso o ERP SAP S/4HANA Cloud. Com ele, a empresa pretende melhorar os seus processos, garantir uma coordenação perfeita entre vendas e entrega final, melhorar as margens operacionais e preparar-se para o crescimento futuro e as exigências sazonais. Ao integrar canais de venda e adotar uma arquitetura confiável e escalável, a Friopeças está pronta para manter a sua vantagem competitiva no mercado.

 

Nova oferta GROW with SAP conquista primeiros clientes no Brasil

 

Lançada globalmente em março deste ano, a oferta GROW with SAP complementa o portfólio de soluções da SAP para empresas de médio porte que buscam tecnologia para acelerar o crescimento e não ficar para trás em termos de tecnologia. O GROW with SAP se destaca pela facilidade de migração – com melhores práticas pré-configuradas que as empresas podem adotar imediatamente – além de recursos de inteligência artificial, automação e integração com a SAP Business Technology Platform, para que os clientes possam definir seus próprios processos de maneira nativa.

 

Entre as primeiras empresas clientes do novo pacote está a Cadastra, parte da DBG&Co. Uma empresa da próxima geração, parceira de negócios digitais com múltiplas especialidades que oferece soluções digitais estratégicas de ponta a ponta para abrir novas fronteiras de resultados. Agora, a Cadastra está dando um passo em direção à sua própria transformação digital escolhendo o GROW with SAP. Ao adotar o sistema ERP SAP S/4HANA, edição em nuvem pública, incluído, a Cadastra tem como objetivo aprimorar a governança e a escalabilidade, estabelecendo as bases para consolidar a empresa, implementar uma estratégia de serviços compartilhados e possivelmente realizar uma oferta pública inicial no futuro.

 

Empresas buscam resiliência e sustentabilidade com digitalização da cadeia de suprimentos

 

Preocupações crescentes com a confiabilidade das cadeias de suprimentos – que nos últimos anos foi abalada pela pandemia de COVID-19, por desafios climáticos e por conflitos armados – tem levado as empresas nacionais a investir fortemente na digitalização de suas cadeias – um processo que traz mais confiabilidade, transparência, previsibilidade e versatilidade na gestão de fornecedores. O portfólio de Digital Supply Chain da SAP foi outro grande destaque do terceiro trimestre de 2023, com crescimento também na casa de dois dígitos percentuais na comparação com o mesmo período do ano passado.

 

O Grupo Boticário, a renomada empresa brasileira que atua em 50 países e é um dos maiores grupos de beleza do mundo, está dando um passo significativo para melhorar suas capacidades de planejamento com a implementação do SAP Integrated Business Planning for Supply Chain. Esta nova solução foi implementada com sucesso para otimizar a produção, simplificar a gestão de insumos e aprimorar a colaboração com parceiros de fabricação. Ao aproveitar o poder dessa tecnologia avançada, o Grupo Boticário alcançou uma notável redução de 50% nos tempos de planejamento, resultando em maior eficiência e produtividade.

 

A Ipiranga, uma das maiores empresas de distribuição de combustíveis do Brasil, está transformando seu processo de planejamento com as soluções da SAP Digital Supply Chain. Ao alavancar a poderosa combinação do SAP Integrated Business Planning Response & Supply e do SAP Analytics Cloud, a empresa tem como objetivo explorar minuciosamente cenários em todos os canais logísticos. Essa ação estratégica permitirá à Ipiranga tomar decisões mais informadas em relação à distribuição. O principal objetivo dessa iniciativa é aprimorar as margens operacionais, o nível de serviço e os resultados gerais.

 

Projeto de gestão de meio ambiente, saúde e segurança da Petrobras entra em operação

 

A Petrobras, multinacional brasileira de energia, está acelerando sua transformação digital ao fazer parceria com a SAP como parte de um abrangente plano de cinco anos. Após a implementação bem-sucedida de um grande projeto de SAP Environment, Health, and Safety Management, a solução agora está disponível para aproximadamente 80 mil usuários em toda a empresa.

 

Esses usuários vêm de diversos departamentos, como pesquisa, comercial e logística, e a implementação está alinhada com os objetivos de sustentabilidade da Petrobras. A solução oferece aos usuários uma experiência simplificada, de ponta e eficaz na gestão de incidentes, mudanças, produtos químicos, auditorias e gestão ambiental.

 

América Latina também se move para a nuvem

 

A região da América Latina e Caribe registrou pelo 34º trimestre consecutivo crescimento de dois dígitos na venda de soluções em nuvem, acelerada pela migração de sistemas ERP por empresas da região. Isso se reflete tanto no GROW with SAP, a experiência de transformação digital como serviço focada na nuvem pública, quanto no RISE with SAP, que se concentra na nuvem privada. As empresas da região também estão focadas na otimização das suas cadeias de abastecimento, e o resultado disso foi o aumento de dois dígitos no período para o portfólio SAP Digital Supply Chain.

“As empresas latino-americanas entendem que a forma mais eficaz de acelerar a inovação e estar na vanguarda é ter seus ERPs na nuvem. Seja com uma nuvem pública ou privada, o sistema permite adotar as atualizações mais recentes, incluindo inteligência artificial e análises de dados, para que as organizações tenham sempre a capacidade de gerir o seu crescimento apoiado em tecnologia de ponta”, disse Cristina Palmaka, presidente da SAP América Latina e Caribe.

 

Receita de nuvem da SAP cresce globalmente

 

No mundo, a receita com soluções em nuvem da SAP cresceu 16% no terceiro trimestre de 2023, chegando a € 3,47 bilhões. O crescimento se deu devido ao excelente desempenho dos portfólios de software como serviço e de plataforma como serviço da SAP, que cresceram 19% e 26% respectivamente. A receita total da companhia cresceu 4%, para € 7,74 bilhões.

 

“Nossos resultados do terceiro trimestre são mais uma prova de que entramos na próxima fase de nossa transformação. Acelerámos o crescimento da nuvem em todo o nosso portfólio e expandimos significativamente as nossas margens brutas neste segmento. O nosso forte foco na inovação, incluindo as nossas mais recentes capacidades SAP Business AI, garantem a resiliência contínua da SAP face às difíceis condições macroeconômicas e às crescentes tensões geopolíticas”, disse Christian Klein, CEO global da SAP.