Juntos, abraçando as tecnologias emergentes, podemos enfrentar as mudanças climáticas e garantir um planeta mais saudável para o futuro.
O maior desafio global atual é, sem dúvidas, a crise climática, que exige ação imediata não apenas para impedir mais danos, mas também para reparar aquilo que já foi prejudicado. O Instituto Goddard de Estudos Espaciais (GISS) da NASA relatou que o mês de julho de 2023 foi o mês mais quente já registrado na temperatura global. A boa notícia é que as novas tecnologias estão tornando as investigações sobre as mudanças climáticas mais fáceis, visto que já é possível reconhecer de forma mais certeira as fontes de emissão de carbono e impedir novos danos.
Dois passos principais devem ser levados em conta para enfrentar a crise climática global – em ambos, as tecnologias emergentes podem contribuir, tornando cada processo mais rápido e eficiente. O primeiro ponto é identificar o problema, o segundo é impedir que ele continue acontecendo, evitando mais danos ao meio ambiente. Se conseguimos reconhecer que algo que estamos fazendo é prejudicial, então devemos mudar a maneira como se faz.
Com as tecnologias emergentes, esse trabalho fica mais fácil. Veja alguns exemplos:
Identificando o problema:
- Através de imagens de satélite, é possível rastrear e analisar emissões de dióxido de carbono (CO2) de usinas de energia, fábricas, queimadas controladas e até de navios de carga. Com esses dados, é possível detectar atividades ilegais.
- A IA ajuda a detectar emissões na cadeia de abastecimento global, permitindo que as empresas responsáveis por grande parte das emissões dos gases do efeito estufa encontrem maneiras de reduzir os danos que causam.
- O consumo de energia global gerada pela Internet soma cerca de 3,7% das emissões globais. Ao reconhecer este problema, podemos utilizar ferramentas que ajudam a estimar a pegada de carbono e emissões geradas pela vida online.
Impedindo mais danos:
- Um novo polímero que pode ser aplicado a têxteis vai permitir que você carregue seu celular através de uma camiseta, funcionando como uma fonte de energia móvel e sustentável.
- Transformando chuva em energia. Pesquisadores da Universidade Municipal de Hong Kong desenvolveram um gerador que pode transformar até a chuva em energia a 140 volts por gota.
- Algas marinhas podem se transformar em biocombustíveis. Elas também são fontes de energia renovável e podem ser uma excelente solução sustentável.
As tecnologias emergentes estão transformando a luta contra as mudanças climáticas, oferecendo soluções inovadoras e eficazes para enfrentar este desafio global. É essencial que empresas, governos e indivíduos abracem essas ferramentas e trabalhem juntos para construir um futuro mais verde e resiliente. Vamos construir um mundo sustentável juntos? Conheça as soluções de sustentabilidade da SAP.
Acompanhe mais novidades nos canais de comunicação da SAP: Facebook / Twitter / LinkedIn / Instagram
© 2023 SAP SE. All rights reserved. SAP and other SAP products and services mentioned here in as well as their respective logos are trademarks or registered trademarks of SAP SE in Germany and other countries. Please see http://www.sap.com/corporate-en/legal/copyright/index.epx#trademark for additional trademark information and notices.