>

Operadora portuária do agronegócio adota solução em nuvem com software ERP que automatiza processos e otimiza planejamentos e tomadas de decisões

A Corredor Logística e Infraestrutura (CLI), operadora portuária para o agronegócio, concluiu a implementação do RISE with SAP com o ERP SAP S/4HANA Cloud. Essas soluções em nuvem automatizam processos e otimizam planejamentos e tomadas de decisões, a partir da integração de recursos de Inteligência Artificial e Machine Learning.

A CLI atua na Elevações Portuárias S.A. (EPSA), no Porto de Santos, carregando açúcar, soja e milho produzidos em São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Goiás e Minas Gerais. A operadora logística também está no Terminal de Grãos do Maranhão (Tegram), no Porto de Itaqui, onde embarca soja, farelo de soja e milho da região do MAPITO (Maranhão, Piauí e Tocantins) e do nordeste do Mato Grosso.

Há cerca de um ano, a CLI comprou 80% da EPSA da Rumo. Com a implantação do RISE with SAP e do SAP S/4HANA Cloud, a CLI conta com um moderno sistema de planejamento de recursos empresariais, aperfeiçoa o fluxo de dados, agrega insights em tempo real e tecnologia avançada, fortalece aspectos de compliance, dá visibilidade à cadeia de suprimentos e impulsiona a escalabilidade dos negócios.

“Fizemos a mudança de sistema assumindo as funções administrativas e financeiras sem conhecer todas as informações e processos. Foi duro, mas agora temos soluções SAP para tomadas de decisões rápidas, além de agirmos de forma mais autônoma e independente”, conta a gerente executiva de Tecnologia da CLI, Cristiane Lunardi.

O RISE with SAP está alicerçado por modernos padrões de segurança cibernética e contribui para maiores níveis de transparência e mitigação de riscos, em conformidade com regulamentações globais e locais.

“A CLI conta agora com inúmeros benefícios que tornam mais simples o que parece complexo. Há ganhos de acessibilidade, agilidade e estratégia, potencializando a performance operacional e comercial da empresa. A gama de ferramentas e serviços disponibilizados qualificam a governança e estimulam movimentos de economia sustentável”, destaca o vice-presidente de RISE with SAP e SAP S/4HANA Cloud da SAP Brasil, Rodrigo Susaki.

 

Implantação em tempo recorde

A implantação do RISE with SAP foi feita em tempo recorde pela CLI em parceria com a NTT DATA. O Go live ocorreu logo após cinco meses. “Nossos acionistas ficaram extremamente satisfeitos com o grau de dedicação na migração do sistema. Trata-se da única investida que não requisitou prazo adicional para concluir a mudança de software ERP”, comenta Cristiane Lunardi, fazendo referência às controladoras Macquarie Asset Management Real Assets e IG4 Capital.

A transformação digital do sistema de gestão foi faseada. A primeira onda começou em junho, em Santos, e foi concluída em 1º de novembro. Houve a implementação do RISE with SAP com o SAP S/4HANA Cloud. Aos poucos foram adotados módulos complementares, com monitoramento para evitar atrasos nas entregas.

“O Go live foi bem emocionante marcando um novo ciclo para a CLI. Dias depois foi organizado um evento  pelo RH, em Santos, onde reconhecemos as pessoas envolvidas no projeto. Entregamos cartões presentes e pins destacando competências como: ‘protagonistas’, ‘jogam pro time’ e ‘agregam’. Os colaboradores não esperavam e ficaram muito emocionados. Foram mais de 70 pessoas, envolvidas nesse projeto”, rememora Cristiane Lunardi.

As próximas ondas de implementação do sistema estão previstas para o final de janeiro e de março (esta, concentrada na operação no Maranhão). Logo será integrado o SAP Analytics Cloud para definição de métricas, hierarquias de desempenho, automatização e conversão de dados, insights mais detalhados e análises otimizadas, além da simulação de cenários para melhores tomadas de decisão.

A CLI também considera adotar o SAP Service Asset Manager, um aplicativo em nuvem que ajuda técnicos em campo a acessar e trabalhar com ativos e dados operacionais, ampliando os níveis de produtividade e minimizando custos.

“Nós estamos orgulhosos pela entrega de alto nível. Temos ciência das oportunidades e dos desafios. Acreditamos muito na força dessas parcerias com CLI e SAP“, disse o executivo de contas da NTT DATA, Henrique Schlithler.