>

Investir em um Employer Branding sólido, com foco em diversidade e inclusão, é crucial para atrair e fidelizar os melhores talentos.

Em um cenário de contratação aquecido, no qual a reputação de uma organização é analisada por candidatos atentos, o Employer Branding surge como uma ferramenta estratégica essencial para as companhias. A forma como uma empresa se apresenta online, especialmente em questões relacionadas à diversidade, equidade e inclusão, desempenha um papel cada vez mais importante na decisão dos profissionais. A marca empregadora – ou Employer Branding –, quando bem desenvolvida, pode destacar sua marca entre as demais do setor e atrair diferentes tipos de talentos.

Pesquisa realizada pela Glassdoor, em 2022, mostrou que 50% dos entrevistados que se candidatam para vagas não aceitariam trabalhar em uma empresa com má reputação, independentemente de aumento salarial. Ainda neste estudo, 92% dos profissionais disseram que mudariam de emprego caso recebessem uma oferta de uma organização bem avaliada. Por isso, passar uma simples mensagem para os candidatos, que diga “somos um empregador comprometido com a diversidade e oportunidades iguais para todos os candidatos” pode reduzir barreiras percebidas pelos mesmos. Ainda neste sentido, promover grupos de bem-estar é fundamental para conquistar e reter os talentos já residentes. Esses grupos podem ser formados em torno de diversas identidades, valores compartilhados ou interesses comuns, demonstrando o esforço da companhia em promover uma comunidade inclusiva.

A flexibilidade no ambiente de trabalho também é um diferencial atrativo para candidatos. Organizações que oferecem diferentes possibilidades de exercer suas atividades demonstram sensibilidade às necessidades de grupos distintos – como, por exemplo, mães e pais que, muitas vezes, precisam se ausentar do trabalho para consultas, reuniões, imprevistos, etc. Porém, não basta apenas implementar atitudes acolhedoras e inclusivas, é preciso saber destacar os benefícios oferecidos pela empresa, como políticas de maternidade e paternidade, iniciativas em prol da saúde mental, horários flexíveis e a diversidade em todos os níveis da organização. A comunicação ativa nas redes sociais, site e e-mails fortalece a marca empregadora e faz com que os olhos dos profissionais brilhem.

O Employer Branding é um investimento estratégico. Ele não apenas influencia a decisão dos candidatos, mas também afeta diretamente a capacidade da empresa de atingir suas metas de contratação. Em um ambiente onde os trabalhadores têm tantas opções, cada instituição precisa convencê-los de que é o melhor lugar para trabalhar e, atualmente, isso vai além de salários altos e abraça vantagens não monetárias, como a possibilidade de poder equilibrar a vida profissional e pessoal de forma saudável.

Em um mercado onde os colaboradores têm o poder, a marca empregadora é a chave para se destacar e atrair talentos diversos. Veja como as soluções SAP podem ajudar a construir um Employer Branding mais atrativo.

Acompanhe mais novidades nos canais de comunicação da SAP:  Facebook Twitter LinkedIn Instagram

© 2024 SAP SE. All rights reserved. SAP and other SAP products and services mentioned here in as well as their respective logos are trademarks or registered trademarks of SAP SE in Germany and other countries. Please see http://www.sap.com/corporate-en/legal/copyright/index.epx#trademark for additional trademark information and notices.