>

Migração para o novo ambiente, ERPs em nuvem pública e privada e novas ferramentas inteligentes impulsionam resultados de 2023 e ampliam confiança para os próximos anos

O momento de retomada do crescimento econômico e o interesse progressivo de organizações de todos os portes por soluções em nuvem, bem como a chegada da Inteligência Artificial à gestão dos negócios, refletiu positivamente no desempenho da SAP Brasil no ano de 2023. A subsidiária apresentou crescimento de sólidos dois dígitos percentuais na receita total e na receita de nuvem, na comparação com 2022. A performance foi impulsionada pela procura por sistemas ERP em nuvem, que oferecem um ambiente padrão e atualizável reunindo gestão, dados, funções analíticas, desenvolvimento de aplicativos, automação e inteligência artificial.

Para a líder global de softwares corporativos, a resposta do mercado observada no último trimestre e no balanço do ano ratifica a assertividade de sua estratégia. Esse contexto, somado à perspectiva de aumento das migrações de sistemas de gestão para a nuvem por empresas de todos os tamanhos, amplia a confiança em um horizonte promissor para a modernização das companhias brasileiras.

“Em 2023, a nuvem se firmou ainda mais como o ambiente correto para as empresas que querem inovar e adotar tecnologias inteligentes. Há diferenciais competitivos como redução de custos, aumento da produtividade, escalabilidade dos negócios e integração de dados para uma gestão holística, que mede e analisa o desempenho financeiro e de sustentabilidade. A nuvem também representa garantia de atualização constante e é por meio dela que as funções de inteligência artificial chegarão aos clientes. Estamos confiantes em uma aceleração contínua da adoção de plataformas na nuvem pelas empresas brasileiras”, afirma Adriana Aroulho, presidente da SAP Brasil.

Ao longo de 2023, clientes dos setores de óleo e gás, transporte e serviços públicos estiveram entre os que mais adotaram soluções SAP no Brasil. Já no recorte do último trimestre, engenharia e construção, varejo e ciências da vida foram os destaques. A oferta RISE with SAP, que reúne o ERP em nuvem SAP S/4HANA à plataforma de inovação SAP BTP, infraestrutura de nuvem, migração e serviços de implementação, segue como um dos destaques nos negócios brasileiros, bem como o GROW with SAP, pacote focado nas empresas em rápido crescimento e com o ERP em nuvem pública.

“Movemos esforços para que as empresas no Brasil estejam na vanguarda da tecnologia, acelerando o desenvolvimento econômico via ambiente digital. Adotar ou migrar para soluções em nuvem transforma o core das organizações. Os benefícios são imediatos e as organizações ficam mais preparadas para a perenidade e o crescimento. Seguimos bem confiantes em nosso modelo de negócios”, completa Adriana Aroulho.

Foram muitas as companhias brasileiras que fecharam acordos ou tiveram go-lives de soluções SAP no último trimestre de 2023. Empresas de setores diversos vão realizar a migração para um modelo mais moderno já em 2024:

A MRV, maior construtora da América Latina, busca modernização e eficiência e está migrando sua versão atual de ERP com um banco de dados enorme e em constante crescimento para a nuvem. A oferta inovadora de RISE com SAP oferece o caminho ideal para uma transição contínua e confiável para uma arquitetura e infraestrutura modernas, com escalabilidade e agilidade excepcionais, totalmente alinhadas aos ambiciosos planos de crescimento da MRV. Ao adotar os mais recentes avanços em tecnologia ERP, a MRV está investindo em um futuro sustentável, pronta para se adaptar e prosperar em um cenário em constante evolução.

O Grupo Edson Queiroz (GEQ), conglomerado brasileiro diversificado que emprega 9 mil pessoas em vários negócios, vai simplificar suas operações e alcançar ampla integração implementando um conjunto personalizado de soluções SAP. O SAP S/4HANA vai centralizar os processos financeiros e contábeis para todo o grupo, enquanto o SAP Transportation Management otimizará a distribuição para o negócio de eletrodomésticos Esmaltec e para a empresa de bebidas Minalba. O GEQ vai aproveitar a SAP Business Technology Platform para desenvolver e integrar aplicações personalizadas, impulsionando a agilidade e a inovação. Para a divisão Nacional Gás, os módulos Oil & Gas e Utilities do SAP S/4HANA vão garantir uma gestão abrangente da distribuição,  atendendo a todas as necessidades e regulamentações fiscais e industriais. Este lançamento estratégico e parceria com a SAP marca um capítulo transformador para a GEQ, impulsionando-a em direção a um futuro de operações otimizadas, processos simplificados e inovação aprimorada.

A Klabin, maior produtora e exportadora de papéis para embalagens e soluções sustentáveis ​​para embalagens de papel do Brasil, com 22 plantas no Brasil e uma na Argentina, firmou parceria com a SAP para impulsionar a sua transformação digital e visão de maior agilidade e compromisso inabalável com a conformidade. A gigante do papel está migrando para RISE with SAP para transformar seu cenário de TI e modernizar suas operações, SAP Signavio para otimização de processos, SAP Analytics Cloud para insights baseados em dados, SAP Digital Supply Chain para logística contínua e SAP Ariba para compras simplificadas. O investimento estratégico da Klabin na nuvem SAP é uma prova de sua dedicação em permanecer à frente no setor de atuação, abre caminho para o crescimento contínuo e liderança na indústria de embalagens nos próximos anos.

A BRF S.A., líder global na produção de alimentos proteicos frescos e congelados, com quase 100 mil funcionários em mais de 120 países, fortalece ainda mais a parceria com a SAP ao acertar a migração de sua plataforma de TI para a nuvem. Reconhecida por sua inovação, a BRF optou por implementar o RISE with SAP para digitalizar suas operações em 35 fábricas e 22 centros de distribuição que atendem supermercados, varejistas, atacadistas e restaurantes. Ao adotar esta solução de nuvem de última geração, a BRF pretende reduzir o custo total de propriedade, aumentar a eficiência operacional e agilizar a integração de futuras aquisições.

A EMS, líder no mercado farmacêutico brasileiro, fará uma migração de sua plataforma de gestão para o RISE with SAP com o objetivo de impulsionar sua transformação digital. A farmacêutica pioneira em pesquisa, desenvolvimento e inovação de produtos de ponta está buscando fazer a transição para a nuvem, modernizar suas operações, melhorar a escalabilidade e a previsibilidade de custos para crescimento futuro e maior eficiência.

A Randoncorp, um conglomerado brasileiro de empresas automotivas com foco em soluções de mobilidade, adotou o RISE with SAP para apoiar sua forte estratégia de fusões e aquisições e plano de crescimento. A holding pretende unificar e padronizar o seu sistema de TI sob uma plataforma, capacitando as áreas de negócios para desbloquear novas eficiências e capacidades sem grande envolvimento de TI. A oferta de nuvem RISE with SAP também permitirá que a potência automotiva integre perfeitamente empresas recém-adquiridas, impulsionando-as em direção à excelência operacional e contribuindo para o crescimento sustentado da corporação. Isto marca um passo importante na ambiciosa jornada de transformação da Randoncorp em direção à digitalização e à construção de uma cultura orientada a dados para o sucesso a longo prazo.

Principal varejista de moda no Brasil, a Lojas Renner está redefinindo a experiência de compra com um investimento estratégico em uma plataforma omnichannel de ponta, apoiada pela SAP Commerce Cloud. A varejista, com lojas no Brasil, Argentina e Uruguai, tem como objetivo borrar as fronteiras entre o varejo físico e digital, garantindo uma jornada perfeita para seus clientes. Ao aproveitar o poder da tecnologia SAP, a Renner não está apenas vendendo roupas; eles estão vendendo uma visão do futuro, comprometendo-se com a inovação, centrada no cliente e abrindo caminho para uma experiência de compra mais personalizada, conveniente e encantadora.

A Ília, empresa brasileira de tecnologia especializada em soluções digitais para retenção e conversão de clientes, adotou o GROW with SAP para apoiar seu ambicioso plano de expansão para aumentar substancialmente a receita nos próximos dois anos. A empresa fechou um pacote que inclui o SAP S/4HANA Cloud Public Edition e a SAP Business Technology Platform, e tem como objetivo aprimorar a governança, aproveitar dados e análises em tempo real e otimizar as operações nos mercados em crescimento do Brasil, Europa e os EUA.

ADOÇÃO DA NUVEM CRESCE EM TODA A AMÉRICA LATINA

Pelo 35º trimestre consecutivo, as receitas de vendas de soluções na nuvem cresceram em dois dígitos em todos os países da América Latina. Em particular, a estrela do ano de 2023 foi o ERP na nuvem, que registrou crescimento de dois dígitos em comparação com o ano anterior, tanto na modalidade de nuvem privada, com o RISE with SAP, quanto na nuvem pública, com o GROW with SAP.

“O crescimento sustentado e acelerado da nuvem na região, juntamente com um maior nível de maturidade em sua adoção, oferece às empresas latino-americanas de todos os tamanhos e setores uma oportunidade única para se beneficiar do advento da inteligência artificial e estabelecer as bases necessárias para inovações futuras”, explicou Cristina Palmaka, presidente da SAP América Latina e Caribe. “A inovação é mais crucial do que nunca para o desenvolvimento econômico e social da região, e a SAP traz as soluções certas que cada organização precisa para embarcar nesta jornada de transformação”, acrescentou.

RECEITA CRESCE EM 2023, E OPERAÇÕES TORNAM-SE NEUTRAS EM CARBONO

Pelos resultados globais da SAP no ano de 2023, a receita na nuvem aumentou 20%, totalizando €13,66 bilhões, e cresceu 23% em moeda constante, impulsionada principalmente pelo forte crescimento de dois dígitos em todo o portfólio de SaaS e PaaS, que aumentou 23% e 26% em moeda constante, respectivamente. A receita de SAP S/4HANA Cloud aumentou 67%, totalizando €3,49 bilhões, e cresceu 72% em moeda constante.

A receita de licenças de software diminuiu 14%, totalizando €1,77 bilhão, e diminuiu 12% em moeda constante. A receita de nuvem e software aumentou 6%, alcançando €26,93 bilhões, e cresceu 9% em moeda constante. A receita de serviços aumentou 4%, atingindo €4,28 bilhões, e cresceu 6% em moeda constante. A receita total aumentou 6%, totalizando €31,21 bilhões. Além de resultados financeiros positivos, a SAP também anunciou que em 2023 suas operações tornaram-se neutras em carbono.

A SAP anunciou ainda um programa de transformação com foco em escala das operações e foco no crescimento de áreas estratégicas, em particular inteligência artificial. Isso deverá afetar 8 mil posições na companhia, com investimento em requalificação. A expectativa é terminar o ano de 2024 com o mesmo número atual de colaboradores.

“A SAP entregou: atendemos ou superamos nossas projeções para 2023 em todos os principais indicadores. Com base em uma entrada de pedidos excepcional, nosso backlog atual na nuvem expandiu-se em 27% – um recorde absoluto. Estamos confiantes nas perspectivas da empresa para 2024. Dessa posição de força, a SAP está abrindo o próximo capítulo: com o programa de transformação planejado, estamos intensificando a mudança de investimentos para áreas estratégicas de crescimento, acima de tudo, Business AI. Daqui para frente, isso nos capacitará a continuar liderando com inovação, ao mesmo tempo em que aumentamos a escalabilidade do modelo operacional”, afirmou Christian Klein, CEO da SAP.