>

Navegar nas tendências delineadas pela Gartner é essencial para as organizações moldarem ambientes inovadores para o futuro do trabalho.

O cenário do trabalho está passando por transformações significativas, impulsionadas principalmente pela pandemia e pelos avanços tecnológicos. Com base em insights fornecidos pela Gartner, líder em pesquisa e consultoria, podemos identificar diversas tendências que moldarão o futuro do trabalho. Conheça algumas delas:

IA e a ressignificação de funções

A implementação da Inteligência Artificial (IA) não substituirá massivamente empregos, mas deve redesenhar as funções hoje existentes. A pesquisa da Gartner revela que apenas 22% dos funcionários esperam ser substituídos pela IA nos próximos cinco anos. A GenAI oferecerá oportunidades para remodelar funções, criando novas responsabilidades e promovendo mudanças em diversas áreas, desde operações comerciais até atendimento ao cliente.

Gestão de conflitos como habilidade essencial

Tensões ideológicas rodeando o mundo e a sociedade exigem que técnicas para a resolução de conflitos entre funcionários estejam presentes nas estratégias de negócios. Apenas 26% dos colaboradores entrevistados relatam que suas equipes compartilham opiniões semelhantes sobre questões sociopolíticas, por exemplo. Por este motivo, os gerentes devem assumir um papel ativo na gestão de divergências para preservar o desempenho individual e a harmonia entre equipes.

Desafios e lições da GenAI

A implementação acelerada da GenAI traz riscos, conforme a tecnologia enfrenta o “vale da desilusão”. Por isso, as organizações devem atribuir responsabilidades para o controle de qualidade com o intuito de evitar problemas legais e de reputação.

DEI Integrada nas operações

A diversidade, equidade e inclusão (DEI) não desaparecem; elas se tornam parte essencial na forma como as organizações operam. A abordagem de “DEI incorporado” busca integrar esses valores aos objetivos comerciais, operações diárias e cultura organizacional.

Desconstrução de estereótipos de carreira

A progressão linear de carreira está cedendo lugar para trajetórias não tradicionais. As organizações estão encorajando a quebra de estereótipos, oferecendo oportunidades de emprego não convencionais e preparando-se para aposentadorias iminentes por meio de treinamento cruzado.

O mundo dos negócios é dinâmico e as organizações devem ser resilientes para aproveitar as oportunidades e enfrentar os desafios que o futuro do trabalho apresenta. Estar alinhado com as tendências é fundamental para construir ambientes de trabalho sustentáveis e eficientes. Descubra como as soluções SAP podem contribuir positivamente nestes novos cenários.

Acompanhe mais novidades nos canais de comunicação da SAP:  Facebook Twitter LinkedIn Instagram

© 2024 SAP SE. All rights reserved. SAP and other SAP products and services mentioned here in as well as their respective logos are trademarks or registered trademarks of SAP SE in Germany and other countries. Please see http://www.sap.com/corporate-en/legal/copyright/index.epx#trademark for additional trademark information and notices.