>

Sistemas de automação para resumos e avaliações de talentos foram desenvolvidos em colaboração com os clubes alemães Bayern de Munique e Hertha Berlim

A SAP, em um projeto de coinovação com os times alemães de futebol profissional Bayern de Munique e Hertha Berlim, cria um protótipo para resumo automatizado e avaliação de relatórios de scouts – os “olheiros” – baseados em inteligência artificial no SAP Sports One. Com a ajuda da IA, responsáveis pelas decisões no setor desportivo podem, ao toque de um botão, obter dados precisos para a tomada de decisões no recrutamento de talentos.

Ser um scout – profissionais que buscam novos talentos e reforços e para as equipes – no mundo do futebol parece um sonho para muitos: viajar pelo país para assistir a competições de seu esporte favorito e ser pago para isso. No entanto, ser um recrutador de talentos exige muito trabalho. Além de analisar dados estatísticos cada vez mais detalhados, como jogadores com número excessivo de partidas ou com chance de aumentar a contagem de gols, os atletas são observados ao vivo no estádio ou por meio de vídeos.

Em um clube profissional, milhares de relatórios de scouts podem ser produzidos em uma temporada. “Tanto o desempenho atual quanto o potencial do jogador devem ser retratados com a maior precisão possível, desenvolvendo uma imagem abrangente do jogador, incluindo capacidade de trabalhar em equipe, mentalidade e outros fatores importantes”, afirma Fadi Naoum, chefe da área de Esportes & Entretenimento da SAP.

Durante o SPOBIS, maior evento europeu de negócios esportivos realizado em Hamburgo, nos dias 31 de janeiro e 1º de fevereiro de 2024, a SAP apresentou o novo componente de Inteligência Artificial para recrutamento de talentos, mostrando que decidir por transferências agora é algo que pode ser feito de forma muito mais rápida e fundamentada. Planejadores de time e scouts conseguem o resumo desses relatórios de forma automatizada, com recursos de IA, possibilitando que a administração do clube possa tomar decisões sobre contratações com base nessas informações.

“O SAP Sports One é uma solução na nuvem completa para clubes e organizações, que apoia a digitalização da performance esportiva, gerenciando e coordenando atividades administrativas, treinamentos, gestão de elenco, scout e processos médicos”, explica Mateus Grings, consultor sênior de Esportes & Entretenimento na SAP Brasil. “Esse trabalho mostra o potencial deste produto em constante evolução, e os ganhos que podemos ter com o uso da IA agregando conhecimento e recursos técnicos da SAP com o know-how dos clubes em suas atividades esportivas diárias”, destaca Grings. 

 

Grande modelo de linguagem para automação

A IA é usada na consolidação e no processamento direcionado de dados não estruturados, principalmente em linguagem natural. É capaz de considerar e processar não apenas variados idiomas, mas também diferentes tipos de anotações e estilos de escrita. Por trás do componente de IA para recrutamento de talentos, há um grande modelo de linguagem (LLM, na sigla em inglês). Esse algoritmo de aprendizado profundo pode realizar tarefas de processamento de linguagem natural (PNL, na sigla em inglês).

“Atualmente, usamos o GPT da OpenAI, mas também estamos avaliando modelos de linguagem de outros fornecedores. A vantagem decisiva do LLM é que comandos podem ser dados em linguagem natural e podem variar de acordo com o idioma, a extensão do texto ou o público-alvo, conforme necessário”, comenta Naoum.

No Brasil, por exemplo, depois que um scout preparar relatórios manuais sobre um jogador específico em português, poderá ter o resumo gerado em idioma local para a gestão de um clube na Alemanha. O exemplo de um comando típico é: ‘compare os jogadores X e Y em relação a seus pontos fortes e fracos; elabore um resumo e faça uma recomendação de transferência, com 100 palavras, em alemão’. Dependendo da preferência, é possível ter o resultado apresentado como texto corrido ou como um resumo com os pontos principais e conclusão.

 

Coinovação demonstra a força da IA Generativa

“Ficamos impressionados com a alta qualidade dos resultados alcançados automaticamente no SAP Sports One usando IA Generativa”, afirma Markus Pilawa, chefe de recrutamento do Bayern de Munique. “Esperamos conquistar uma enorme economia de tempo, especialmente no agitado período de transferências. Isso pode ser mais uma vantagem para nós.”

Timon Pauls, chefe de planejamento de equipes e recrutamento do Hertha Berlim, acrescenta que “esse projeto de coinovação demonstrou muito claramente os reais benefícios da Inteligência Artificial Generativa. Comparações de jogadores e resumos dos relatórios de observação, que agora podem ser criados de forma personalizada, serão muito valiosos para o planejamento de nosso elenco”. 

Para um futuro próximo, a SAP também pretende utilizar a tecnologia de IA para enriquecer os resultados dos relatórios de recrutamento de jogadores com informações de outras fontes, como dados de fornecedores externos. A integração de recursos de IA com outros componentes do SAP Sports One, incluindo diagnóstico de desempenho, gestão de treinamento e análise de partidas, também está sendo planejada.

O SAP Sports One com relatórios de recrutamento baseados em IA deve ser oferecido a clientes em todo o mundo no segundo trimestre de 2024.