>

A parceria irá entregar capacidades escaláveis de IA generativa específicas para negócios por meio do copiloto Joule

SAP e NVIDIA anunciaram hoje a expansão de parceria focada em acelerar a capacidade dos clientes empresariais em aproveitar o poder transformador dos dados e da IA generativa em todo o portfólio de soluções e aplicações na nuvem da SAP.

As empresas estão colaborando para entregar a IA Empresarial da SAP, incluindo capacidades escaláveis de IA generativa específicas para negócios por meio do copiloto Joule, da SAP, em todo o portfólio de soluções e aplicações na nuvem da empresa, facilitando o uso da tecnologia de forma relevante, confiável e responsável ao mesmo tempo que fornece acesso instantâneo a uma ampla variedade de modelos de linguagem (LLMs).

Como parte da iniciativa contínua da SAP de integrar IA generativa diretamente nas aplicações que impulsionam os negócios, a parceria visa ajudar os clientes a adotarem estes recursos em suas organizações. Para tanto, a SAP vai utilizar o serviço de IA generativa da NVIDIA Foundry para ajustar os LLMs para cenários específicos de domínio e implantar aplicações com o novo NVIDIA NIM. SAP e NVIDIA planejam disponibilizar os novos recursos até o final de 2024.

“Os clientes empresariais desejam aproveitar a tecnologia de ponta que oferece valor real aos negócios”, afirma Christian Klein, CEO e membro do Conselho Executivo da SAP. “Parcerias estratégicas, como essa entre SAP e NVIDIA, estão no cerne de nossa estratégia de investir em tecnologia que maximize o potencial e as oportunidades da IA para os negócios. A experiência da NVIDIA em fornecer capacidades de IA em escala ajudará a SAP a acelerar o ritmo da transformação e a atender melhor nossos clientes na nuvem.”

“A SAP está sentada em uma mina de ouro de dados empresariais que podem ser transformados em agentes de IA generativa personalizados para ajudar os clientes a automatizar seus negócios”, comenta Jensen Huang, fundador e CEO da NVIDIA. “Juntos, NVIDIA e SAP levarão IA generativa personalizada para as milhares de empresas ao redor do mundo que contam com a SAP para impulsionar suas operações.”

 

Aproveitando dados empresariais e IA generativa para gerar insights aos clientes 

SAP e NVIDIA estão trabalhando de forma integrada para ofertar IA generativa em soluções na nuvem da SAP, incluindo o recém-lançado SAP Datasphere, o SAP Business Technology Platform (BTP) e o RISE with SAP.

A SAP planeja construir capacidades adicionais de IA generativa dentro do SAP BTP usando o serviço de IA generativa da NVIDIA Foundry, incluindo recursos de supercomputação em nuvem como o NVIDIA DGX, o software NVIDIA AI Enterprise e modelos do NVIDIA AI Foundation. As novas capacidades são projetadas para serem a base do desenvolvimento e implantação de IA generativa para os clientes da SAP e estarão acessíveis no hub de IA generativa no SAP AI Core e no SAP Datasphere.

As iniciativas adicionais de IA generativa incluem:

  • Novas capacidades para o copiloto Joule: o recurso poderá aproveitar as capacidades de geração com recuperação aumentada (RAG, da sigla em inglês) desenvolvidas pela NVIDIA e SAP, que podem ser implantadas em grandes provedores de nuvem ou ambientes de nuvem própria da SAP. Como um copiloto de IA generativa em linguagem natural, o Joule ajudará os clientes a desbloquear o potencial de seus negócios automatizando tarefas demoradas e analisando rapidamente dados críticos para os negócios, oferecendo experiências mais inteligentes e personalizadas.
  • Casos de uso inovadores com SAP S/4HANA Cloud, SAP SuccessFactors e SAP Signavio: SAP e NVIDIA estão explorando mais de 20 casos de uso de IA generativa em que as empresas podem combinar recursos para simplificar e aprimorar a transformação digital. Entre eles, funções de IA generativa que podem automatizar o planejamento de recursos empresariais com faturas no SAP S/4HANA Cloud; melhorias nos casos de uso de recursos humanos aproveitando o SAP SuccessFactors; e aceleração de insights com SAP Signavio para processar melhores recomendações de negócios e otimizar processos de suporte ao cliente.
  • Unificação de fontes de dados com o SAP Datasphere: Inserido no SAP BTP, o SAP Datasphere permite a integração e a visão unificada de dados semanticamente ricos da SAP com dados de terceiros em todo o universo empresarial, ajudando os clientes a se adaptarem mais rapidamente às mudanças de mercado e tomarem decisões mais eficientes e informadas. Com o SAP Datasphere, os clientes podem acessar com confiança uma gama de dados de alta qualidade usando modelos de IA e aprendizado de máquina (ML). Para acelerar estas capacidades, NVIDIA e SAP estão facilitando o acesso aos dados para cientistas de dados e melhorando o desempenho da carga de trabalho de ML com o suporte das plataformas de computação acelerada e softwares como NVIDIA RAPIDS, RAPIDS cuDF e cuML.
  • Utilizando LLMs para a linguagem de programação ABAP: Para auxiliar os desenvolvedores na criação de código de linguagem específico de domínio, a SAP planeja utilizar os serviços de IA da NVIDIA Foundry para auxiliar no ajuste fino dos LLMs. Isso ampliará o uso de modelos de IA generativa pela SAP, ajudando os desenvolvedores que utilizam ABAP por meio do ABAP Cloud e do modelo de Programação de Aplicativos em Nuvem da SAP.

 

NVIDIA AI Enterprise impulsiona IA generativa em soluções na nuvem da SAP

Uma vez que os modelos estejam prontos para implantação nas soluções na nuvem da SAP, a companhia planeja utilizar o software NVIDIA AI Enterprise, incluindo os microserviços de aferição NVIDIA NIM e NVIDIA NeMo Retriever.

O NVIDIA NIM pode ser usado para acelerar e maximizar o desempenho de aferição em toda a infraestrutura da SAP. Usando os microserviços NVIDIA NeMo Retriever, a SAP planeja adicionar capacidades RAG que permitem que as aplicações de IA generativa acessem os dados em execução no software da SAP de forma mais segura e precisa. Os clientes poderão utilizar RAG em dados tanto da SAP quanto de terceiros.

Para saber mais sobre a parceria entre SAP e NVIDIA, assista ao discurso de Huang na GTC.