>

Uso da Inteligência Artificial no combate às mudanças climáticas

O potencial da Inteligência Artificial pode ser a resposta crucial e urgente no combate às mudanças climáticas.

Cada dia mais exploramos o potencial da Inteligência Artificial (IA) para processar enormes quantidades de dados, analisar e sugerir insights e tomadas de decisões e o aplicamos em diferentes setores.

Mas o potencial transformacional da IA pode ir além dos negócios e ajudar a humanidade com um dos desafios mais difíceis e urgentes do mundo atualmente:  o combate às mudanças climáticas.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), quase 4 mil milhões de pessoas já vivem em áreas altamente vulneráveis às alterações climáticas, o que pode resultar em centenas de milhares de mortes adicionais por ano entre 2030 e 2050, em decorrência de situações como subnutrição, malária, diarreia e stress térmico.

Nesse panorama, a IA pode ser uma ferramenta crucial para mudar o cenário. O Fórum Econômico Mundial selecionou nove aplicações práticas dessa tecnologia no combate às mudanças climáticas, confira algumas:

  1. Análise de dados do degelo

A IA tem a capacidade de detectar onde e com qual velocidade os icebergs estão derretendo. A tecnologia foi treinada para analisar mudanças nos icebergs a uma velocidade 10.000 vezes maior do que a de um ser humano. Essa habilidade é crucial para os cientistas entenderem a quantidade de água liberada pelos icebergs para os oceanos, um processo que está se acelerando devido às mudanças climáticas que aquecem a atmosfera.

Cientistas da Universidade de Leeds, no Reino Unido, desenvolveram um sistema de IA capaz de mapear grandes icebergs na Antártica em imagens de satélite em apenas um centésimo de segundo. Para os humanos, essa tarefa é demorada e difícil, pois é complicado identificar os icebergs entre o branco das nuvens e do gelo marinho.

  1. Mapeamento do desmatamento

A IA, imagens de satélite e conhecimentos especializados em ecologia estão sendo empregados para mapear o impacto da desflorestação na crise climática. A tecnologia permite medir remotamente métricas como taxas de desmatamento e a quantidade de carbono armazenada em uma floresta.

O setor agrícola e de agropecuária também está utilizando tecnologia com base em IA, como a solução SAP Intelligent Agriculture, para digitalizar processos e serviços com o objetivo de prosperar e crescer de forma eficiente e mais sustentável.

  1. Limpeza dos oceanos

A Inteligência Artificial, que ajuda a detectar objetos no fundo dos mares, está criando mapas detalhados do lixo oceânico em locais remotos. Com esse mapeamento é possível recolher e remover de forma mais eficiente os resíduos e ajudar a eliminar a poluição plástica dos oceanos, que contribui para as alterações climáticas ao emitir GEE e prejudicar a natureza.

  1. Previsão de desastres climáticos

A IA pode ser utilizada para prever onde e quando ocorrerão desastres climáticos e de que tipo serão. Com isso, governos podem se preparar melhor para as alterações climáticas e os desafios crescentes que as acompanham, desenvolvendo planos de ação preditivos para garantir a segurança das comunidades.

Empresas que trabalham em setores como seguros, água, energia e logística, podem se antecipar, tomando as melhores decisões para evitar atrasos ou suspensão de serviços.

  1. Reflorestamento de morros utilizando drones

A prefeitura do Rio de Janeiro está utilizando computadores alimentados por IA junto com drones para reflorestar as colinas ao redor da cidade costeira. Os computadores definem os alvos e o número de sementes a serem lançadas. Um único drone pode dispersar 180 cápsulas de sementes por minuto, o que é 100 vezes mais rápido do que usar mãos humanas para o reflorestamento tradicional.

É preciso agir com urgência e convicção para mudar o cenário, e o poder da IA pode ser a resposta. Para descobrir como a IA já está mudando o jogo nos negócios, acesse o site da SAP e confira os cases de sucesso.

Acompanhe mais novidades nos canais de comunicação da SAP:  Facebook Twitter LinkedIn Instagram

© 2024 SAP SE. All rights reserved. SAP and other SAP products and services mentioned here in as well as their respective logos are trademarks or registered trademarks of SAP SE in Germany and other countries. Please see http://www.sap.com/corporate-en/legal/copyright/index.epx#trademark for additional trademark information and notices.