O Grupo DMA, rede mineira que está entre as 10 maiores empresas de varejo alimentício do Brasil, conclui a digitalização de sua área de Recursos Humanos e com a implementação da solução SAP SuccessFactors para dar suporte aos processos de RH que o grupo necessita, especialmente a gestão do onboarding de novos colaboradores. Com foco no crescimento de suas operações em 20%, o tempo de contratação de mão de obra, que era de 54 dias, já reduziu pela metade e a meta é chegar a 4 dias.
Com mais de 150 lojas próprias e cerca de 18 mil funcionários, o Grupo DMA está inaugurando novas unidades e expandindo rapidamente. “Temos previsão de abrir 27 novas lojas e aumentar o quadro geral em 4 mil funcionários. Com essa previsão de crescimento bem clara, precisávamos de um RH que suportasse essa expansão e atendesse a todas as nossas necessidades, com flexibilidade para agir rápido nos processos de contratação”, comenta Marco Tulio Cabral, diretor de TI do Grupo DMA.
Cliente do SAP ECC, a rede varejista tinha como objetivo um projeto que consolidasse os sistemas de gestão de forma integrada com as soluções SAP, mas sobretudo que fosse economicamente viável e que trouxesse velocidade e agilidade nos processos, de forma que a tecnologia não representasse um limitador para os objetivos de crescimento da companhia, mas sim um viabilizador.
O SAP SuccessFactors é um conjunto de soluções de softwares para recursos humanos flexíveis e baseados na nuvem, que ajudam a padronizar, integrar e automatizar os processos de gestão de pessoas. Os gestores passam a ter visibilidade total da força de trabalho, com diversas facilidades, além de novos insights e painéis para apoiar a tomada de decisões. Já os funcionários podem consultar informações relevantes para seu dia a dia como benefícios, controle de ponto, folha de pagamento entre outros, além de usar o autosserviço para a solicitação de férias, pedidos de aprovações e acessar a plataforma de treinamentos, de forma simples e intuitiva, por meio de sua estação de trabalho ou dispositivos móveis.
“Com a grande demanda por mão de obra especializada para as lojas, o Grupo DMA revisou seus modelos de RH, descentralizou as etapas de recrutamento e simplificou inúmeras atividades por meio do uso de robôs e de inteligência artificial. Os processos estão agora desburocratizados e mais seguros”, destaca Juliana Coimbra, vice-presidente de Customer Engagement da SAP Brasil, responsável pelas soluções de negócios que incluem SAP SuccessFactors.
O Grupo DMA estabeleceu um polo de contratações no centro de Belo Horizonte e realiza feirões em locais estratégicos de regiões metropolitanas, além das regionais fora da capital de MG e nos demais estados que possuem lojas. Com as vagas lançadas por localidade, o candidato se dirige à loja mais próxima. A documentação é transformada em dados por meio de imagens, eliminando o trabalho de inserção manual das informações e, consequentemente, mitigando problemas de digitação ou erros humanos. O candidato inicia o atendimento de medicina do trabalho e, em 3 ou 4 horas, já recebe um uniforme provisório. A abertura de conta bancária e o treinamento inicial acontecem de forma remota, assim como os demais cursos e-learning, que poderão ser realizados em casa ou em terminal na própria loja disponível para este fim.
“Antes, a média de tempo para preenchermos uma vaga era de 54 dias. Esse período já caiu pela metade. E nossa meta é chegar a 4 dias. Vamos saltar de 15 mil para 25 mil funcionários nos próximos anos. Estamos com cerca de 2 mil vagas abertas e só 10% delas com candidatos. Um grande problema para nós é a falta de mão de obra. Com o SAP SuccessFactors, tecnicamente não temos nenhuma limitação”, destaca Marco Tulio. “Estamos muito satisfeitos com a ferramenta, mesmo ainda em adaptação para alguns módulos”, completa.
Visite a Sala Virtual de Notícias. Siga a SAP em @SAPNews.