A Bioenergética Aroeira, empresa com 16 anos de história e atuação destacada no setor sucroenergético, deu mais um passo rumo à inovação e eficiência ao adotar o SAP S/4HANA como seu novo sistema de gestão empresarial (ERP). A iniciativa visa aprimorar a integração de dados, a análise em tempo real e a automação de processos para sustentar o crescimento da companhia.
Com foco na evolução tecnológica e na modernização da gestão, a Aroeira iniciou um estudo detalhado em 2024 para compreender os impactos da transformação digital e preparar sua equipe para a mudança. O projeto de implementação, que começará oficialmente em junho de 2025, terá duração de 25 meses e prevê a adoção progressiva de funcionalidades que permitirão maior controle operacional e estratégico.
“Nosso objetivo é capacitar nossos colaboradores e transformar a forma como trabalhamos, reduzindo processos manuais e ampliando a eficiência na tomada de decisão. Com o SAP S/4HANA, teremos acesso às informações em tempo real, permitindo uma gestão mais ágil e integrada”, explica Denis Willian de Oliveira, Head de Tecnologia e Inovação da Bioenergética Aroeira.
A transição para a nuvem também permitirá que a empresa amplie o acesso às informações por diferentes áreas, aumentando a autonomia dos colaboradores e promovendo uma cultura de dados. Além disso, a modernização da infraestrutura abre caminho para a adoção de soluções avançadas, como Inteligência Artificial generativa e automação de processos, impulsionando ainda mais a produtividade.
Outro destaque do projeto é a capacidade da nova plataforma de apoiar as iniciativas de ESG (Environmental, Social and Governance). A integração de dados permitirá um acompanhamento mais preciso de indicadores ambientais e sociais, contribuindo para uma gestão mais transparente e eficiente de temas como emissão de carbono e governança corporativa.
“A parceria com a Bioenergética Aroeira reforça o compromisso da SAP em apoiar empresas na transformação digital e na criação de modelos de negócio mais ágeis e sustentáveis. Com o SAP S/4HANA, a Aroeira estará preparada para enfrentar os desafios do futuro e aproveitar as oportunidades da economia digital”, conclui Pietro Di Micio, vice-presidente de Corporate da SAP Brasil.
A expectativa é que, após a conclusão da implementação, a Bioenergética Aroeira se consolide como uma empresa data-driven, utilizando análises avançadas para aprimorar suas operações e consolidar sua posição de destaque no mercado sucroenergético.