No dia 13 de novembro, o Rio de Janeiro será palco do Ecoa Fórum – Compras de Impacto, um evento inovador co-organizado pela Aspen Network of Development Entrepreneurs (ANDE), Yunus Negócios Sociais e SAP, que marcará o lançamento da coalizão Ecoa – Compras de Impacto em 2025, uma iniciativa que visa fortalecer laços comerciais estratégicos entre grandes empresas e negócios de impacto. Este encontro é dedicado a impulsionar a agenda das compras corporativas de impacto no Brasil e no cenário global, alinhada com a Estratégia Nacional de Economia de Impacto (Enimpacto), o plano decenal do governo brasileiro para os negócios de impacto, e com o apoio da SAP.
“A SAP entende que a inovação precisa estar profundamente conectada ao compromisso com a sociedade e com o planeta. A coalizão une forças de empresas e empreendedores para promover práticas que colocam a sustentabilidade e a inclusão no centro das decisões de compra. Iniciativas assim são necessárias para transformar o mercado e criar oportunidades significativas para todos”, afirma Cristina Palmaka, presidente da SAP América Latina e Caribe, que participará do painel Impulsionando o Compromisso Corporativo, juntamente com François Bonnici, diretor da Schwab Foundation, para trazer uma perspectiva de negócios e do impacto global para líderes brasileiros e latino-americanos.
Construindo Ecossistemas de Compras com Impacto
A Ecoa – Compras de Impacto será uma coalizão pioneira, voltada a mobilizar recursos para negócios de impacto e pequenas e médias empresas (PMEs), aproveitando o poder de compra corporativa para acelerar soluções transformadoras e ajudar a reduzir o déficit de financiamento de 1,1 trilhão de dólares para atingimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Esta iniciativa busca integrar fornecedores com produtos e serviços de impacto positivo nas cadeias de abastecimento corporativas e governamentais, promovendo uma economia mais justa, inclusiva e sustentável.
Benefícios do Procurement de Impacto Socioambiental
O procurement de impacto socioambiental tem demonstrado que negócios de impacto podem ser tão competitivos quanto fornecedores convencionais, trazendo ainda benefícios adicionais para os pilares estratégicos das empresas. Mais de 50% das empresas relatam que essa abordagem ajuda a cumprir metas de ESG, aumenta o valor da marca e melhora o relacionamento com stakeholders. Além disso, mais de 80% observaram uma transformação positiva na cultura organizacional e na capacidade de atrair talentos.
Mesmo com os benefícios claros, o setor enfrenta desafios, como a falta de métricas específicas e a visibilidade limitada de potenciais parceiros. A Ecoa – Compras de Impacto visa superar essas barreiras, facilitando a conexão de pequenas e médias empresas com impacto social e/ou ambiental a grandes corporações e capacitando gestores de cadeias de abastecimento para fortalecer esse ecossistema de impacto.
Oportunidade de mercado de US$ 500 bilhões para um verdadeiro impacto
O último relatório da Yunus Negócios Sociais e do Boston Consulting Group (BCG), divulgado em 2022, aponta o potencial das compras de impacto como ferramenta de transformação das cadeias de abastecimento globais, aumentando sua resiliência e impacto social e ambiental. A prática de adquirir produtos e serviços de negócios de impacto pode transformar o setor, pois mais da metade do impacto ESG das empresas vem de seus fornecedores. A estimativa é que apenas 0,1% dos orçamentos globais de compras em negócios de impacto já poderiam gerar bilhões de dólares em impacto.
A SAP é uma das empresas engajadas com o tema, com o compromisso de ampliar seus gastos de compras para negócios de impacto. “Esta coalizão traz uma oportunidade única para fortalecer a diversidade de fornecedores e construir um ecossistema mais justo e inclusivo. Queremos reforçar que estamos no caminho certo, ainda que desafiador, e que investimentos nessa área geram bons retornos”, complementa Cristina.
Com mais empresas aderindo, o mercado de compras de impacto, atualmente avaliado em 2,5 bilhões de dólares, tem potencial para alcançar 500 bilhões em uma década, trazendo benefícios para o ambiente de negócios e para a sociedade em larga escala.
Realizado na Casa G20, o fórum precede o encontro oficial do G20 e contará com líderes empresariais de diversos setores, especialistas em impacto, empreendedores e representantes governamentais. Com apoio institucional da Schwab Foundation for Social Entrepreneurship, Catalyst2030, Sistema B e Enimpacto, o evento integra o calendário oficial do G20 Social Summit, que ocorre de 14 a 16 de novembro, também no Rio de Janeiro, com o tema “Construindo um Mundo Justo e um Planeta Sustentável”.
O Ecoa Fórum buscará ressaltar o papel das compras de impacto na criação de ecossistemas sustentáveis, promovendo o crescimento de negócios focados em impacto social e ambiental e abordando desafios, oportunidades e estratégias para fortalecer os ecossistemas de compras de impacto no Brasil. A programação incluirá, na parte da manhã, a apresentação de casos de sucesso e, durante a tarde, mesas-redondas exclusivas, em que corporações, junto a atores do ecossistema de empreendedorismo, poderão explorar formas de investir no movimento de compras de impacto e na criação de oportunidades de impacto social em toda a América Latina.
Visite a Sala Virtual de Notícias. Siga a SAP em @SAPNews.