>

SAP Nomeia Joaquim Freire Para Liderar Negócio de Cloud em Portugal

A SAP Portugal, fornecedora líder de software de gestão para empresas, anuncia a nomeação de Joaquim Freire como Diretor de Negócio de Cloud da subsidiária portuguesa. Joaquim Freire será responsável pela liderança da estratégia de cloud no nosso país e por potenciar as sinergias entre as linhas de negócio, que baseiam a transformação digital das empresas portuguesas nestas abrangentes e integradas soluções.

O seu objetivo passa por conduzir o crescimento do negócio de cloud, num momento de clara aceleração da adoção destas soluções pelas diferentes indústrias do mercado nacional. A oferta cloud da SAP distribui-se por áreas dedicadas ao comércio eletrónico, gestão da experiência do cliente e colaborador, gestão do capital humano, gestão de aprovisionamento e da cadeia de fornecimento, Big Data, gestão analítica, entre outras.

De acordo com Luís Urmal Carrasqueira, Diretor Geral da SAP Portugal, “a nomeação de Joaquim Freire é o culminar de uma natural evolução de nove anos na equipa comercial da SAP, de alguém com um profundo conhecimento do negócio e que ao longo deste período soube responder aos desafios colocados pelas empresas e tem proporcionado, com grande competência, criação de valor e vantagem competitiva aos nossos clientes”.

Joaquim Freire, Diretor de Negócio Cloud da SAP Portugal, assume que “é com grande satisfação que abraço este desafio de liderar o negócio de cloud na SAP Portugal. A cloud é atualmente o grande motor de crescimento da SAP a nível global e um paradigma essencial e incontornável face à acentuada digitalização que assistimos no nosso país. Estou confiante de que posso contribuir para dinamizar, ainda mais, a procura do mercado nacional pelas soluções inovadoras da SAP e reforçar o trabalho até agora desenvolvido”.

Com cerca de 20 anos de experiência no sector das Tecnologias de Informação, Joaquim Freire ingressou na SAP em 2011 como gestor de contas para o mercado dos serviços financeiros. Em 2014 passou a exercer funções no sector de Energia e Recursos Naturais, com excelentes resultados na área estratégica de inovação e ao celebrar os primeiros contratos de cloud em Portugal.

Antes de ingressar na SAP, foi Senior Manager na Indra, responsável pela área de Serviços Financeiros, e Business Developer na CGI. Joaquim Freire iniciou sua carreira profissional na Hewlett-Packard, na área de Marketing e Vendas.

Licenciado em Economia pela Universidade de Coimbra, Joaquim Freire tem uma pós-graduação em Digital Enterprise Management pela NOVA IMS e concretizou o Programa Avançado de Gestão Bancária pela Universidade Católica Portuguesa.