>

SAP e NVIDIA aceleram adoção da IA generativa nas aplicações de gestão que impulsionam as indústrias globais

Os clientes podem explorar ao máximo os seus dados de negócio nas soluções cloud da SAP, utilizando LLMs personalizados, ativados com os serviços NVIDIA AI Foundry e os novos micro serviços NVIDIA NIM

LISBOAA SAP SE (NYSE: SAP) e a NVIDIA (NASDAQ: NVDA) anunciam a expansão da sua aliança centrada na aceleração da capacidade das empresas em empregarem o poder transformador dos dados e da Inteligência Artificial (IA) generativa em todo o portefólio de soluções e aplicações cloud da SAP.

Ambas as empresas estão a colaborar para a construção e fornecimento da SAP Business AI, incluindo capacidades de IA generativa escaláveis e específicas de negócio dentro do copiloto Joule® da SAP e em todo o portefólio de soluções e aplicações cloud da SAP, sustentado pelo hub de IA generativa da SAP. Este hub facilita uma IA empresarial relevante, fiável e responsável, para além de fornecer um acesso instantâneo a uma vasta gama de modelos de linguagem de grande dimensão (LLMs).

Integrada na iniciativa da SAP para construir uma IA generativa diretamente nas aplicações que impulsionam as empresas de todo o mundo, esta parceria visa ajudar os clientes a adotar as capacidades de IA generativa em escala e infiltrá-las nas suas organizações. A SAP utilizará o serviço Generative AI Foundry  da NVIDIA para ajustar os LLMs em cenários específicos por domínio e ativar as aplicações com os novos micro serviços NVIDIA NIM™. A SAP e a NVIDIA planeiam disponibilizar os novos recursos integrados até ao final do ano de 2024.

“As empresas querem beneficiar de tecnologia de ponta que proporcione um valor real ao negócio”, explica Christian Klein, CEO e Membro do Conselho de Administração da SAP SE. “As alianças tecnológicas estratégicas, como a estabelecida entre a SAP e a NVIDIA, são nucleares à nossa estratégia de investimento em tecnologia que maximize o potencial e a oportunidade da IA nas empresas. A especialização da NVIDIA no fornecimento de capacidades de IA em escala ajudará a SAP a acelerar o ritmo da transformação e a melhor servir os nossos clientes na cloud”.

“A SAP goza de uma mina de ouro no que toca aos dados de negócio com potencial de transformação em agentes de IA generativa personalizados para ajudar os clientes a automatizarem os seus negócios”, refere Jensen Huang, fundador e CEO da NVIDIA. “Juntas, a NVIDIA e a SAP levarão a IA generativa personalizada a milhares de organizações em todo o mundo que confiam na SAP como suporte às suas operações”.

Empregar os dados de negócio e a IA generativa para melhorar o conhecimento dos clientes

A colaboração entre a SAP e a NVIDIA integrará a IA generativa nas soluções cloud da SAP, que incluem a versão mais recente da solução SAP Datasphere®, SAP Business Technology Platform® (SAP BTP) e RISE with SAP.®

A SAP pretende ampliar as capacidades de IA generativa na SAP BTP, através do serviço de desenvolvimento de IA generativa da NVIDIA, com a supercomputação DGX™ Cloud AI, o software NVIDIA AI Enterprise e os modelos NVIDIA AI Foundation. Estas novas capacidades foram desenhadas para serem a base do desenvolvimento e da ativação da IA generativa da SAP para clientes e espera-se que estejam acessíveis através do hub de IA generativa no SAP AI Core® e no SAP Datasphere.

Outras funções de IA generativa a desenvolver pela SAP e NVIDIA são:

  • Novas capacidades para o copiloto Joule: o Joule pode aproveitar as capacidades de geração aumentada por recuperação (RAG) construídas pela NVIDIA e pela SAP, que podem ser ativadas nos hyperscalers líderes ou nos próprios ambientes cloud da SAP. Enquanto copiloto de IA generativa e de linguagem natural, o Joule ajuda os clientes a aproveitar o potencial dos seus negócios, automatizando as tarefas demoradas e analisando de forma célere os dados críticos para o negócio, de modo a proporcionar experiências mais inteligentes e personalizadas.
  • Casos de utilização inovadores, que empregam SAP S/4HANA Cloud, SAP SuccessFactors® e SAP Signavio®: a SAP e a NVIDIA encontram-se a explorar mais de 20 casos de utilização de IA generativa, nos quais as empresas podem combinar ativos para simplificar e melhorar a transformação digital. Entre estes, estão as funcionalidades de IA generativa que podem automatizar o planeamento de recursos empresariais com a correspondência inteligente de faturas na solução SAP S/4HANA Cloud; melhorar os casos de utilização de recursos humanos através de SAP SuccessFactors e; acelerar novas perceções de IA generativa do SAP Signavio para melhorar o processamento das recomendações de negócio e otimizar os processos de suporte ao cliente da SAP.
  • Unificar fontes de dados de IA com SAP Datasphere: construído sobre SAP BTP, o SAP Datasphere permite a integração e uma visão unificada de dados SAP semanticamente ricos com dados de terceiros em toda a arquitetura da empresa, para ajudar os clientes a se adaptarem mais rapidamente às mudanças do mercado e a tomarem decisões mais eficientes e mais bem informadas. Com o SAP Datasphere, os clientes podem aceder com confiança a uma malha de dados de alta qualidade, utilizando modelos de IA e machine learning (ML). Para acelerar as capacidades de machine learning federadas (FedML) da SAP para SAP Datasphere, a NVIDIA e a SAP estão a facilitar o acesso aos dados pelos analistas de dados e a melhorar o desempenho da carga de trabalho de ML com o apoio de plataformas de computação acelerada NVIDIA e do software de ciência de dados NVIDIA AI Enterprise, como o NVIDIA RAPIDS™.
  • Utilização de LLMs para a linguagem de programação ABAP: para ajudar os programadores na criação de código de linguagem específico por domínio, a SAP planeia utilizar os serviços da NVIDIA AI Foundry no ajuste máximo dos LLMs. Isto basear-se-á na utilização pela SAP de modelos de IA generativa para ajudar os programadores que utilizam ABAP através do modelo ABAP Cloud da empresa e do modelo SAP Cloud Application Programming.

 NVIDIA AI Enterprise impulsiona a IA generativa Production-Grade nas soluções cloud da SAP

Assim que os modelos estiverem prontos para ativação nas soluções cloud da SAP, a SAP planeia utilizar o software NVIDIA AI Enterprise, que inclui micro serviços de inferência NVIDIA NIM e micro serviços NVIDIA NeMo Retriever™. O NVIDIA NIM pode ser utilizado para acelerar e maximizar o desempenho da inferência em toda a infraestrutura acelerada da SAP. Através de micro serviços NVIDIA NeMo Retriever, a SAP tem como objetivo adicionar funções RAG que permitam que aplicações de IA generativa acedam com mais segurança aos dados executados no software SAP para melhorar a sua precisão e conhecimento. Os clientes podem planear a utilização do RAG quer em dados SAP como de terceiros.

Para saber mais sobre a parceria SAP e NVIDIA, assista à gravação da apresentação de Jensen Huang, na NVIDIA GTC.

 

Sobre a NVIDIA
Desde a sua fundação em 1993, a NVIDIA (NASDAQ: NVDA) tem sido pioneira na aceleração da computação. A invenção da GPU pela empresa em 1999 desencadeou o crescimento do mercado de jogos para PC, redefiniu a computação gráfica, iniciou a era da IA moderna e está a impulsionar a digitalização industrial em todos os mercados. A NVIDIA é hoje uma empresa de infraestruturas de computação completa com ofertas à escala de data center que estão a transformar a indústria. Mais informação em https://nvidianews.nvidia.com/.

Sobre a SAP
A estratégia da SAP visa ajudar qualquer empresa a funcionar de forma inteligente e sustentável. Como líder no mercado de software de aplicações empresariais, a SAP ajuda as organizações, de qualquer dimensão e indústria, a gerir os seus negócios na sua melhor forma: os clientes SAP são responsáveis pela criação de 87% da totalidade do comércio mundial. As tecnologias de machine learning, Internet das Coisas (IoT) e de analítica avançada da SAP transformam as organizações e negócios em “empresas inteligentes”. Apoiando as empresas e os seus profissionais, a SAP permite um conhecimento aprofundado do seu negócio, bem como promove a colaboração e a sua vantagem competitiva. Ao simplificar a tecnologia para as empresas, a SAP facilita a utilização do seu software da maneira que é pretendida e sem qualquer interrupção. As aplicações e os serviços da SAP permitem que as empresas, privadas e públicas, de 26 sectores de atividade do mundo inteiro se adaptem continuamente e beneficiem de uma operação rentável. Apoiada por uma rede mundial de clientes, parceiros, colaboradores e líderes de opinião, a SAP ajuda o mundo a funcionar melhor e a melhorar a vida das pessoas. Para mais informação, visite www.sap.com.

# # #

Certas declarações neste comunicado de imprensa, incluindo, mas não limitado a, declarações sobre: os benefícios, impacto, desempenho, recursos e disponibilidade dos produtos e tecnologias da NVIDIA, incluindo o serviço de fundição de IA generativa da NVIDIA, microsserviços NVIDIA NIM, supercomputação NVIDIA DGX Cloud AI, software NVIDIA AI Enterprise e modelos NVIDIA AI Foundation, plataformas de computação acelerada NVIDIA, software de ciência de dados NVIDIA AI Enterprise, como NVIDIA RAPIDS,  RAPIDS cuDF e cuML, microsserviços NVIDIA NeMo Retriever; a parceria da NVIDIA com a SAP, os benefícios e o impacto dessa parceria e as características e disponibilidade dos seus serviços e ofertas; SAP sentado em uma mina de ouro de dados corporativos que podem ser transformados em agentes de IA generativos personalizados para ajudar os clientes a automatizar seus negócios; e NVIDIA e SAP trazendo IA generativa personalizada para milhares de empresas em todo o mundo que dependem da SAP para potencializar suas operações são declarações prospetivas que estão sujeitas a riscos e incertezas que podem fazer com que os resultados sejam materialmente diferentes das expectativas. Fatores importantes que podem fazer com que os resultados reais difiram materialmente incluem: condições econômicas globais; a nossa confiança em terceiros para fabricar, montar, embalar e testar os nossos produtos; o impacto do desenvolvimento tecnológico e da concorrência; desenvolvimento de novos produtos e tecnologias ou melhorias dos nossos produtos e tecnologias existentes; aceitação no mercado dos nossos produtos ou dos produtos dos nossos parceiros; defeitos de conceção, fabrico ou software; alterações nas preferências ou exigências dos consumidores; alterações nas normas e interfaces da indústria; perda inesperada de desempenho dos nossos produtos ou tecnologias quando integrados em sistemas; bem como outros fatores detalhados de tempos em tempos nos relatórios mais recentes que a NVIDIA arquiva com a Securities and Exchange Commission, ou SEC, incluindo, mas não limitado a, seu relatório anual no Formulário 10-K e relatórios trimestrais no Formulário 10-Q. Cópias dos relatórios arquivados na SEC são publicadas no site da empresa e estão disponíveis na NVIDIA gratuitamente. Estas declarações prospetivas não são garantias de desempenho futuro e falam apenas a partir da data deste documento e, exceto conforme exigido por lei, a NVIDIA se isenta de qualquer obrigação de atualizar essas declarações prospetivas para refletir eventos ou circunstâncias futuras.
Este documento contém declarações prospetivas, que são previsões, projeções ou outras declarações sobre eventos futuros. Essas declarações são baseadas em expectativas, previsões e suposições atuais que estão sujeitas a riscos e incertezas que podem fazer com que os resultados reais sejam materialmente diferentes. Informações adicionais sobre esses riscos e incertezas podem ser encontradas em nossos registros na Securities and Exchange Commission, incluindo, entre outros, a seção de fatores de risco do Relatório Anual de 2022 da SAP no Formulário 20-F.
© 2024 SAP SE e NVIDIA Corporation. Todos os direitos reservados.
SAP e outros produtos e serviços SAP aqui mencionados, bem como seus respetivos logotipos, são marcas comerciais ou marcas registradas da SAP SE na Alemanha e em outros países. Consulte https://www.sap.com/copyright para obter informações e avisos adicionais sobre marcas comerciais. NVIDIA, o logótipo NVIDIA, DGX, NVIDIA NeMo Retriever, NVIDIA NIM e RAPIDS são marcas comerciais e/ou marcas comerciais registadas da NVIDIA Corporation nos EUA e/ou noutros países. Outros nomes de empresas e produtos podem ser marcas comerciais das respetivas empresas às quais estão associados. Recursos, preços, disponibilidade e especificações estão sujeitos a alterações sem aviso prévio.