>

SAP Portugal acelera mudança para uma frota automóvel livre de emissões

LISBOA –  Na sequência de uma preocupação coletiva e partilhada por todas as empresas do grupo SAP, inclusive a subsidiária portuguesa, é oficial que a partir de 2025 todas as novas viaturas encomendadas, como automóvel da companhia, serão livres de emissões*.

É um passo real, baseado na consciência ambiental, com 35% da frota automóvel da SAP Portugal a apresentar caraterísticas de funcionamento plug-in, elétrico e híbrido.

A partir de 2025, todos os novos veículos adicionados à frota automóvel da empresa deverão ser livres de emissões.

Nesta jornada de zero emissões, a SAP Portugal no início de 2021 estabeleceu um limite de 120 gramas de CO2 por quilómetro para a sua frota automóvel, o que obrigatoriamente conduziu a uma renovação da frota por viaturas plug-in ou 100% elétricas. Esta decisão remonta a 2020, altura em que a SAP em Portugal procedeu a um investimento, para utilização pelos colaboradores, de 11 carregadores elétricos; conjunto este que crescerá para mais do dobro já no próximo ano.

Esta medida em Portugal junta-se à determinação da SAP SE em sustentar uma frota mundial de 27.000 viaturas, que se tornará mais neutra em carbono e que deixará a SAP mais perto das suas próprias e ambiciosas metas climáticas, em complemento do movimento da empresa para tornar a sustentabilidade como um aspeto fundamental no seu portfólio de soluções.

A SAP continua a tomar medidas concretas para combater as alterações climáticas. Uma grande proporção das próprias emissões diretas da SAP é composta pelo consumo de combustível da sua frota automóvel. Para atingir os seus ambiciosos objetivos climáticos, a SAP eliminará todas as emissões da sua frota de automóveis no médio prazo. A empresa oferece também uma gama de novas soluções de software, específicas para a sustentabilidade, para apoiar os seus clientes no seu percurso de emissões zero, incluindo as aplicações de negócio que fornecem transparência e capacidade de medição em toda a cadeia de fornecimento e um caminho para modelos de negócio regenerativos.

“A sustentabilidade está no ADN da empresa e trabalhamos continuamente para a conciliação entre o crescimento económico e os critérios de sustentabilidade, de forma a assegurarmos o desenvolvimento sustentado do nosso negócio, que deve começar por nós mesmos”, afirma Luís Urmal Carrasqueira, Diretor Geral SAP Portugal. “Estamos comprometidos na contínua aplicação de práticas empresariais sustentáveis, para reduzirmos o impacto ambiental da nossa operação através da otimização da nossa própria mobilidade. O processo de renovação progressiva da frota da SAP Portugal está já a decorrer. Atualmente 35% das viaturas dos nossos colaboradores apresentam características amigas do ambiente e estimamos crescer, no próximo ano, 74% da nossa frota automóvel com características plug-in e elétrica”, conclui o responsável.

Os veículos elétricos (VE) fazem parte da frota automóvel da SAP desde 2010 e hoje representam, no mundo, quase 20% do total. A SAP incentiva ativamente os colaboradores a mudar para um VE. Em alguns países, os colaboradores recebem apoio financeiro para carregar os seus veículos em casa. A SAP também irá expandir, regularmente, a infraestrutura de carregamento da própria empresa para responder à procura e atualmente está a testar um orçamento de mobilidade como alternativa a um automóvel da companhia. Os colaboradores de um projeto piloto, em toda a Alemanha, dispõem de um orçamento mensal de mobilidade numa variedade de meios de transporte, desde comboio, autocarro, até bicicletas, e-scooters ou viaturas partilhadas. O orçamento de mobilidade é uma componente adicional da estratégia de mobilidade sustentável.

“A alteração climática é um dos desafios mais prementes em todo o mundo e, queremos fazer parte da solução”, afirma Luka Mucic, CFO da SAP, membro do Conselho Executivo e representante do Conselho para os esforços de sustentabilidade da SAP. “A nossa frota automóvel é um fator importante. Também pretendemos ajudar os nossos clientes a atingir os seus objetivos climáticos. É, por isso, que estamos constantemente a expandir o nosso portfólio de soluções de sustentabilidade.”

A SAP também oferece soluções específicas para a mobilidade eletrónica, incluindo a otimização e a simplificação da infraestrutura de carregamento de veículos elétricos e a normalização dos processos de negócio relacionados. A solução SAP E-Mobility faz a ponte entre o posto de carga física na suite inteligente da SAP para processos de negócio e facilita a faturação, a cobrança, o reembolso e a contabilidade.

Compromisso da SAP para a Sustentabilidade

A SAP é um exemplo em práticas empresariais de sustentabilidade há mais de uma década. Além de ter sido nomeada líder da indústria de software nos Índices de Sustentabilidade do Dow Jones (DJSI) durante 14 anos consecutivos, o Relatório Integrado da SAP e a sua adesão à Valor Balancing Alliance ilustram o compromisso da empresa para integrar o desempenho económico, ambiental e social na tomada das suas decisões de negócio.

Para saber mais, acompanhe as Soluções SAP para a Sustentabilidade.

* Veículos livres de emissões referem-se a veículos que não emitem gases de escape ou outros poluentes através da fonte de energia a bordo.

Sobre a SAP

A estratégia da SAP visa ajudar qualquer empresa a funcionar como uma empresa inteligente. Enquanto líder no mercado de software de aplicações para empresas, a SAP ajuda as organizações, de qualquer dimensão e sector de atividade, a administrarem o seu negócio da melhor maneira possível: os clientes da SAP geram 87% do total do comércio mundial. As nossas tecnologias de machine learning, Internet das Coisas (IoT) e de analítica avançada tornam as organizações dos nossos clientes em “empresas inteligentes”. Apoiando as empresas e os seus profissionais, a SAP permite um conhecimento aprofundado do respetivo negócio, para além de fomentar a colaboração e contribuir para a sua vantagem competitiva. Ao simplificar a tecnologia para as empresas, a SAP facilita a utilização do nosso software, da mesma maneira que é pretendida e sem qualquer interrupção. O conjunto integral das aplicações e serviços da SAP permite que as empresas e organizações públicas de mais de 25 sectores de atividade se adaptem continuamente, operem com rentabilidade e se diferenciem no mercado. Sustentada por uma rede mundial de clientes, parceiros, colaboradores e líderes de opinião, a SAP ajuda a que o mundo funcione melhor e a melhorar a vida das pessoas. Para obter mais informações, visite www.sap.com.