>

Cepsa avança na digitalização dos seus processos de compras operacionais com SAP

PORTO SALVOA SAP anuncia que a Cepsa digitalizou a gestão dos seus processos transacionais de compras com a solução de cloud, SAP Ariba. Esta solução faz parte da estratégia de transformação digital e inovação tecnológica iniciada pela empresa de energia, no sentido de impulsionar o seu crescimento e competitividade.

A Cepsa (Compañía Española de Petróleos, S.A.) é uma empresa de energia e química, com presença mundial e negócio diversificado, presente em toda a cadeia de valor do petróleo, da química e do gás. A sua atividade abrange a exploração e produção, refinação, distribuição e marketing, petroquímica, geração de energia e comercialização. Com 90 anos de história, é hoje uma das empresas líderes do sector energético em Espanha e desenvolve a sua atividade nos cinco continentes. Os seus recursos humanos ultrapassam já os 10.000 colaboradores.

A Cepsa encontra-se em pleno processo de transformação, para a qual a digitalização e a inovação são alavancas fundamentais. Neste sentido, a empresa desenvolve ações transversais nas quais articula os seus projetos.

Uma das áreas fundamentais deste processo de transformação, que a Cepsa está a desenvolver, é a digitalização da gestão do seu processo, de ponta a ponta, de compras transacionais. A empresa de energia redesenhou-o para o tornar mais simples, ágil, eficiente e com uma melhor experiência para o utilizador.

A empresa escolheu a solução SAP Ariba para transformar o processo de compra operacional, desde a gestão da necessidade até ao pagamento. Os motivos desta eleição assentaram na fiabilidade e no calendário de evolução da própria solução, assim como na integração nativa com as restantes soluções SAP, que a empresa utiliza nas áreas de gestão financeira, recursos humanos, logística, comercial e manutenção de instalações industriais, entre outras.

Novo ambiente digital de colaboração entre empresas e fornecedores

Entre as grandes vantagens da SAP Ariba estão as possibilidades de colaboração, a rastreabilidade e a visibilidade de todo o processo de compra, a partir de uma única aplicação, bem como o acompanhamento do estado das faturas e pagamentos. Tudo isto permite às empresas gerir melhor as suas despesas, reduzir custos, mitigar riscos e impulsionar a transparência e o cumprimento de normativos.

A Cepsa optou por entrar na Cloud devido às possibilidades de armazenamento que este modelo proporciona, bem como pela elevada disponibilidade e escalabilidade da infraestrutura.

Principais benefícios: eficiência e agilidade

O projeto foi promovido pela Direção Financeira da Cepsa, para a disponibilidade de um novo canal digital de contacto e negócio com os fornecedores. A implementação das soluções SAP Ariba terminou no final de 2021 e já há mais de 1.800 fornecedores registados na plataforma. O objetivo da empresa é que a totalidade dos seus fornecedores esteja integrada na SAP Ariba.

A Cepsa lançou no seu website uma secção específica na qual explica aos seus fornecedores o processo de registo e fornece-lhes toda a informação de que necessitam.

A partir do novo sistema já se contabilizaram 84% de faturas referentes a encomendas emitidas na plataforma, um valor que irá aumentar à medida que os fornecedores são incorporados na plataforma, o que permitirá crescer em eficiência e automatização. Espera-se, ainda, reduzir em 35% o esforço exigido em todo o processo.

Segundo Susana Zumel, Chief Information Officer (CIO) da Cepsa, “este projeto evidencia a aposta da nossa empresa na tecnologia cloud, que permite a transformação dos nossos processos ao nível das melhores práticas do mercado, ao mesmo tempo que nos proporciona mais escalabilidade e flexibilidade na atual conjuntura”.

Visite, também, o SAP News Center e siga a SAP no Twitter em @SAPNews.

Sobre a SAP

A estratégia da SAP visa ajudar qualquer empresa a funcionar como uma empresa inteligente. Enquanto líder no mercado de software de aplicações para empresas, a SAP apoia as organizações, de qualquer dimensão e sector de atividade, a administrarem o seu negócio com excelência operacional: os clientes da SAP geram 87% do total do comércio mundial. As nossas tecnologias de machine learning, Internet das Coisas (IoT) e de analítica avançada ajudam as organizações dos nossos clientes a tornarem-se em “empresas inteligentes”. Apoiando as empresas e os seus profissionais, a SAP permite um conhecimento aprofundado do respetivo negócio, para além de fomentar a colaboração e contribuir para a sua vantagem competitiva. Ao simplificar a tecnologia para as empresas, a SAP facilita o consumo do nosso software, da mesma maneira que é pretendida e sem qualquer interrupção. O conjunto integral das aplicações e serviços da SAP permite que as organizações públicas e as empresas de mais de 25 sectores de atividade se adaptem continuamente, operem com rentabilidade e se diferenciem no mercado. Sustentada por uma rede mundial de clientes, parceiros, colaboradores e líderes de opinião, a SAP ajuda o mundo a funcionar melhor e a melhorar a vida das pessoas. Para mais informações, visite www.sap.com.