>

SAP pretende adquirir Taulia, empresa líder em gestão de capital circulante

PORTO SALVO A SAP SE anuncia a sua intenção de adquirir uma participação maioritária da Taulia, fornecedor líder mundial em soluções de gestão de capital circulante. O objetivo é oferecer às empresas um melhor acesso à liquidez e a melhoria dos respetivos fluxos de caixa (cash flows).

Esta aquisição vem ampliar a Business Network da SAP e reforçar as soluções que a SAP disponibiliza para a Direção Financeira (CFO, sigla em inglês) das empresas. A Taulia funcionará como uma empresa independente com marca própria no Grupo SAP; Cédric Bru continuará a ser o CEO da Taulia, enquanto o CFO da SAP, Luka Mucic, assumirá o cargo de Presidente do Conselho de Administração.

A Taulia oferece pagamento antecipado, através do financiamento da cadeia de abastecimento, descontos dinâmicos e financiamento de crédito. As difíceis condições económicas e as perturbações verificadas nas cadeias de abastecimento aumentaram significativamente a procura pelo pagamento antecipado, pelo que o mercado de gestão de capital circulante tem registado um forte crescimento. Reconhecida pela sua tecnologia líder, a Taulia possui uma das mais amplas plataformas e oferta de soluções para o mercado de gestão de capital circulante. A empresa também construiu um sólido ecossistema de parceiros financeiros, que providenciam o financiamento necessário, nomeadamente a J.P. Morgan, UniCredit e outros bancos de alto perfil.

“A Taulia reforça o nosso portefólio e acrescenta valor num aspeto que é essencial para todas as empresas: flexibilidade e estabilidade financeira. Este aspeto contribui para a criação de cadeias de abastecimento mais resistentes”, explica o CFO da SAP, Luka Mucic. “Ao combinarmos a profunda experiência em gestão de capital circulante da Taulia com o amplo portefólio de soluções da SAP para a área financeira, e a sua integração nas nossas principais soluções de software de gestão empresarial e nas de Business Network, estamos bem posicionados para nos tornarmos líderes na gestão de capital circulante. Ofereceremos estas capacidades em grande escala para ajudar as empresas a melhorarem a sua situação financeira e a aproveitarem as oportunidades de crescimento”.

A Taulia tem sido um importante parceiro da SAP, com comprovada integração nas soluções da SAP. Mais de 80% da sua base de clientes utiliza um sistema ERP da SAP; a Airbus, a Nissan e a AstraZeneca estão entre os clientes conjuntos. A SAP intensificará a integração com a Taulia, tanto para a SAP Business Network, como para o pacote de soluções CFO da SAP, para que se torne na oferta nuclear de gestão de capital circulante da SAP. As soluções Taulia continuarão a estar disponíveis de forma autónoma, para aqueles clientes, sem qualquer associação à SAP, continuem a beneficiar do portefólio da Taulia, como já o fazem atualmente.

“Estou muito satisfeito com a nossa união à SAP e ao seu ecossistema, não só para servirmos mais empresas, como para contribuirmos também para a visão da SAP”, refere Cédric Bru, CEO da Taulia. “O dinheiro é o oxigénio que as empresas precisam para respirar durante ciclos económicos desafiantes e de crescimento. A união com a SAP ajudar-nos-á a acelerar a missão da Taulia, de ajudar as empresas a prosperar, ao libertarem a liquidez que se encontra bloqueada nas cadeias de abastecimento”.

Os principais bancos como parceiros estratégicos

Ainda que a SAP adquira a maioria do controlo da Taulia, a relação desta última com a J.P. Morgan mantém-se inalterada. Nesse sentido, o banco irá manter a aliança estratégica, assim como a sua participação acionista na fintech.

“Esta notícia é muito positiva, tanto para a Taulia, nosso bem-sucedido parceiro, com quem mantemos uma aliança estratégica, como para a SAP, como novo acionista maioritário”, assegura Stuart Roberts, Global Head of Trade & Working Capital, J.P. Morgan. “Com a SAP, esperamos que a aliança estratégica entre a J.P. Morgan e Taulia abra novas oportunidades, para servirmos os nossos clientes, bem como para injetarmos e redistribuirmos liquidez aos fornecedores, à medida que o mundo continua a tratar dos impactos da pandemia na cadeia de abastecimento mundial”.

A SAP convidará outras instituições financeiras a gerirem, na plataforma, o capital circulante dos seus clientes. A sua configuração como empresa independente proporcionará a flexibilidade necessária para convidar outros parceiros bancários estratégicos, a tornarem-se também parceiros de capital próprio na Taulia, mantendo a SAP uma posição maioritária a longo prazo.

A operação também beneficia o ecossistema da SAP: enquanto fornecedores, os clientes SAP podem melhorar a sua liquidez através de opções de pagamento antecipado, com financiamento previsível fora do balanço. Como compradores, podem fazer pleno uso das condições de pagamento, ao mesmo tempo que reforçam a sua relação com os fornecedores. Os financiadores, como os bancos, podem perseguir oportunidades atrativas de investimento, ao financiarem a curto prazo grandes empresas, merecedoras de crédito. A SAP pretende incorporar, nas suas soluções e plataformas, uma crescente gama de serviços financeiros para bancos e companhias de seguros. Os parceiros de referência no ecossistema SAP, em particular o SAP Fioneer, desempenharão um papel fundamental nestas ofertas.

A SAP e a Taulia acordaram em não revelar quaisquer detalhes financeiros da transação.

Visite a sala de imprensa da SAP aqui. Siga a SAP no Twitter em @SAPNews.

Sobre a Taulia

A Taulia é uma fintech fornecedora de soluções de gestão de capital circulante, com sede em São Francisco, Califórnia. A Taulia ajuda as empresas a acederem ao valor associado aos seus débitos, créditos e inventário. Uma rede com mais de dois milhões de empresas utiliza a plataforma da Taulia para determinar quando pretendem pagar e cobrar. Fundada em 2009, a Taulia é uma das primeiras empresas na área de gestão de capital circulante e financiamento da cadeia de abastecimento, que processa mais de 500 mil milhões de dólares por ano. Sendo uma empresa privada, é patrocinada por investidores como a Trinity Ventures, Matrix Partners e Zouk Capital. O antigo CEO da SAP, Léo Apotheker, é atualmente diretor independente e detém ações da Taulia. Para mais informações, visite www.taulia.com.

Sobre a SAP

A estratégia da SAP visa ajudar qualquer empresa a funcionar como uma empresa inteligente. Enquanto líder no mercado de software de aplicações para empresas, a SAP ajuda as organizações, de qualquer dimensão e sector de atividade, a administrarem o seu negócio da melhor maneira possível: os clientes da SAP geram 87% do total do comércio mundial. As nossas tecnologias de machine learning, Internet das Coisas (IoT) e de analítica avançada tornam as organizações dos nossos clientes em “empresas inteligentes”. Apoiando as empresas e os seus profissionais, a SAP permite um conhecimento aprofundado do respetivo negócio, para além de fomentar a colaboração e contribuir para a sua vantagem competitiva. Ao simplificar a tecnologia para as empresas, a SAP facilita a utilização do nosso software, da mesma maneira que é pretendida e sem qualquer interrupção. O conjunto integral das aplicações e serviços da SAP permite que as empresas e organizações públicas de mais de 25 sectores de atividade se adaptem continuamente, operem com rentabilidade e se diferenciem no mercado. Sustentada por uma rede mundial de clientes, parceiros, colaboradores e líderes de opinião, a SAP ajuda a que o mundo funcione melhor e a melhorar a vida das pessoas. Para obter mais informações, visite www.sap.com.