>

HANNOVER MESSE 2023: SAP revela os mais recentes avanços para uma indústria resiliente

LISBOA A SAP SE (NYSE: SAP) acaba de anunciar os mais recentes avanços nas suas soluções para a cadeia de abastecimento, que dão origem a novas noções baseadas em dados e que permitem a criação de operações sustentáveis e com resistência aos riscos ao longo da cadeia de abastecimento.

Estes avanços traduzem-se em inteligência artificial (IA) incorporada na solução SAP Digital Manufacturing e, ainda, em produtos 3D e recursos de visualização de operações em processos de fabrico, de serviço e de manutenção, bem como na adesão às diretrizes para embalagens sustentáveis na solução SAP Responsible Design and Production.

Avanços ao software de Supply Chain da SAP permitem que as operações da cadeia de fornecimento sejam mais resistentes aos riscos e mais sustentáveis

 

No mundo de hoje, a constante interrupção tornou-se o novo normal. A resiliência é essencial para as empresas lidarem com as forças da mudança. Para alcançá-lo, as empresas procuram redesenhar a sua cadeia de abastecimento e processos de fabrico, a fim de considerarem o custo, a velocidade, o lucro, o serviço ao cliente e o risco. De acordo com um relatório mundial sobre a cadeia de abastecimento digital, conduzido pela Oxford Economics em 2023, os gestores industriais são mais propensos a implementar tecnologias inteligentes em escala para melhorarem os recursos de analítica preditiva. No entanto, apenas 36% de um milhar de entrevistados disseram ter implementado analítica preditiva em alguma área da sua empresa. Para se tornarem mais resistentes, os clientes da SAP podem empregar a IA incorporada na solução SAP Digital Manufacturing para um conhecimento baseado em IA e processos de inspeção visual alimentados por IA. Os clientes podem assegurar-se que as peças defeituosas são descobertas com antecedência e solucionadas muito rapidamente, produzindo maior rendimento e materiais de qualidade prontos para entrega. As taxas mais baixas de defeitos no produto resultam em menos reclamações e em melhor integridade e manutenção de ativos.

“Nos últimos anos, tornou-se evidente a vulnerabilidade das cadeias de abastecimento mundiais à interrupção”, disse Thomas Saueressig, membro do Conselho Executivo da SAP SE, responsável pela Engenharia de Produtos SAP. “Esta situação tem também consequências de longo alcance para a indústria de fabrico. A SAP é uma força motriz em muitas iniciativas relevantes do sector, como Catena-X e Manufacturing-X. Ecossistemas de dados abertos, especialmente, têm o seu lugar na indústria de fabrico e produção. Além disso, em muitas das conversas que tive com líderes empresariais, e de acordo com nosso último estudo da Oxford Economics, tornou-se óbvio: muitos veem a necessidade de investir nos princípios da Indústria 4.0 e na IA para aumentarem a resiliência da cadeia de abastecimento, mas ainda há consideravelmente quem esteja somente em fase de projetos-piloto. A SAP está numa posição única para acelerar a jornada rumo a uma indústria resiliente, porque podemos incorporar recursos inteligentes de software empresarial em todos os processos de ponta a ponta.”

A Smart Press Shop, uma joint venture da Porsche e da Schuler, alcançou um novo marco na indústria automóvel ao utilizar a IA incorporada da solução SAP Digital Manufacturing. Adaptando uma estratégia de desenvolvimento que prioriza a cloud, a Smart Press Shop permite uma produção totalmente sem papel e um processo completamente automatizado para configuração das máquinas de linha de produção, para prensagem de peças das carrocerias automóveis. Com a ajuda do software SAP e IA incorporada, a Smart Press Shop pode avaliar a qualidade dos materiais em tempo real e ajustar o desempenho das máquinas para melhorar os processos a jusante em logística e operações.

“Com a ajuda das soluções SAP, conseguimos construir rapidamente um panorama do sistema na Smart Press Shop com base nos princípios da Indústria 4.0 e assegurar os nossos requisitos, como produção auto-otimizada, rastreabilidade de ponta a ponta e produção com poupança de recursos,” disse Hendrik Rothe, CEO, Smart Press Shop GmbH & Co. KG. “Em poucos meses, as nossas principais soluções SAP S/4HANA Cloud, edição pública, bem como a SAP Digital Manufacturing estavam prontas para utilização. Acima de tudo, as soluções permitem-nos processar dados em tempo real, lidar com toda a nossa produção sem papel e, por último, tornar todos os nossos processos transparentes. Assim, estamos muito flexíveis e posicionados para o futuro.”

Recursos 3D para fortalecimento da resiliência

Para ajudar a indústria a reforçar a sua resiliência, os recursos do visualizador de produto em 3D da solução SAP Enterprise Product Development estão agora integrados nos processos de fabrico, serviço e manutenção. No SAP Digital Manufacturing, os operadores de produção podem agora visualizar modelos de produtos em 3D no seu écran e ambiente de trabalho e simplificar a montagem complexa. Na aplicação móvel SAP Service and Asset Manager, os engenheiros de campo podem usar visualizações em 3D de realidade aumentada para acelerar a manutenção de ativos, aumentar as taxas de correção inicial e reduzir os tempos de inatividade.

Iniciativas de sustentabilidade ainda estão no topo das agendas de negócio

De acordo com o estudo da Oxford Economics, 28% dos gestores das cadeias de abastecimento consideram as métricas para melhoria da sustentabilidade como uma das suas três principais metas estratégicas. Para possibilitarem operações da cadeia de abastecimento não apenas resilientes a riscos, mas também sustentáveis, o SAP Responsible Design and Production oferece agora suporte a diretrizes de embalagens sustentáveis específicas da empresa. Os clientes podem monitorizar, medir e agir para eliminar o desperdício durante o desenho da embalagem.

A SAP ampliou a sua integração com o fornecedor de classificações de sustentabilidade empresarial EcoVadis SAS dentro do perfil de parceiro comercial (TPP). A integração permite que os fornecedores promovam o seu desempenho de sustentabilidade e exibam o status da sua classificação de sustentabilidade EcoVadis em toda a SAP Business Network. Isto ajuda os compradores a identificarem oportunidades para o cumprimento emergente das diligências devidas de ESG e a legislação de relatórios, além de permitir que selecionem novos fornecedores que possam ajudá-los a alcançar os seus compromissos ambiciosos de sustentabilidade corporativa e da cadeia de valor.

Esta inovação está a ajudar os clientes a obterem melhor visibilidade nas suas operações da cadeia de abastecimento e, em última análise, a aumentarem a sua resiliência.

Visite Hannover Messe Web site para saber mais sobre como o software SAP permite:

Mais informação sobre o apoio da SAP à iniciativa governamental alemã, é possível de acesso no seguinte link: SAP supports the German government initiative Manufacturing-X.

 

A HANNOVER MESSE é a principal feira industrial do mundo. Cerca de 4.000 empresas das indústrias de engenharia mecânica, elétrica e digital, bem como do sector energético, apresentarão tecnologias e soluções para uma indústria conectada e neutra em termos climáticos. Pode visitar o stand da SAP no Hall 15, E17 de 17 a 21 de abril de 2023.

Sobre o relatório da Oxford Economics: Em nome da SAP, a Oxford Economics realizou uma pesquisa mundial da cadeia de abastecimento com 1.000 gestores e profissionais de 15 sectores, dos Estados Unidos, Canadá, Brasil, Alemanha, França, Espanha, Reino Unido, Itália, China e Japão. Um terço da amostra constituiu-se por empresas de 500 a 999 milhões de US dólares como receita anual, outro terço entre 1 mil milhão e 10 mil milhões de US dólares, enquanto o último terço era responsável por gerar mais de 10 mil milhões de US dólares de receita. Os entrevistados participaram na pesquisa com base numa metodologia de entrevistas telefónicas assistidas por computador (CATI), durante os meses de janeiro e fevereiro de 2023.

# # #

 Sobre a SAP

Como líder no mercado de software de aplicações empresariais, a SAP ajuda as empresas a tornarem-se em negócios inteligentes e sustentáveis. A SAP ajuda as organizações, de qualquer dimensão e indústria, a administrarem os seus negócios com excelência: os clientes SAP dão origem a 87% do comércio mundial total. As tecnologias de machine learning, Internet das Coisas (IoT) e analítica avançada da SAP ajudam as organizações a transformarem-se em empresas inteligentes. A SAP permite às empresas e aos seus profissionais um conhecimento aprofundado do seu negócio, bem como o fomento da colaboração e da sua vantagem competitiva. Ao simplificar a tecnologia para as empresas, a SAP possibilita que o seu software seja consumido sem restrições e sem qualquer interrupção. O conjunto integral das aplicações e serviços da SAP permite que as empresas, privadas e públicas, de 25 sectores de atividade do mundo inteiro operem com rentabilidade e se adaptem de forma contínua. Apoiada por uma rede mundial de clientes, parceiros, colaboradores e líderes de opinião, a SAP ajuda o mundo a funcionar melhor e a melhorar a vida das pessoas. Para mais informação, visite www.sap.com