>

SAP apresenta parcerias com empresas mundiais para aceleração da transformação digital

LISBOA – A SAP SE (NYSE: SAP) acaba de revelar no seu evento SAP Sapphire Barcelona um conjunto de parcerias com clientes mundiais, que demonstra como a SAP está a transformar positivamente os modelos de negócio estratégicos destes clientes, as cadeias de abastecimento, as experiências de cliente, bem como a criar a base para a inovação e crescimento ou a promover o bem-estar físico e mental dos colaboradores, através de uma plataforma de vitalidade empresarial.

  • Diageo, Maersk, Versuni e Fitcoin selecionaram as inovações de negócio da SAP, com vista a revolucionarem os seus modelos de negócio e a acelerarem a sua transformação

Diageo concretiza o seu maior investimento em tecnologia para uniformizar práticas mundiais

A Diageo, produtora de bebidas como a Guinness, Smirnoff e Johnnie Walker, estabeleceu uma parceria com a SAP e a IBM Consulting, que resulta naquele que é o maior investimento até à data da Diageo em tecnologia e serviços.

Este programa, de vários anos, ajudará a Diageo a:

  • Melhorar a forma como interage com clientes e fornecedores, através da implementação de soluções de automação e workflow avançadas.
  • Passar toda a sua estrutura mundial para uma única plataforma operacional, criando eficiências em todo o panorama de TI e no modelo de suporte tecnológico.
  • Transformar os relatórios de desempenho, permitindo melhores perceções sobre como maximizar as oportunidades comerciais.
  • Incrementar a digitalização no que ao controlo e ambiente de conformidade diz respeito, para o desenvolvimento de uma organização ainda mais robusta e resiliente.
  • Mudar para uma uniformização da operação, permitindo maior agilidade e flexibilidade na forma como responde às tendências emergentes do mercado.

A Diageo implementará o novo modelo baseado na Cloud, RISE with SAP S/4HANA Cloud, em 180 países. Dessa forma, garantirá que a sua infraestrutura de TI será simplificada e suportada de forma unificada.

Este programa de transformação do negócio colocará a Diageo na vanguarda dos serviços ao cliente e aumentará a sua resiliência num quadro evolutivo das expetativas por parte dos consumidores e num clima económico em rápida mutação, pretendendo-se que seja a construção de um negócio virado para o futuro. Este esforço de uniformização e automação permitirá à Diageo acompanhar as encomendas dos clientes em tempo real, numa escala global, com a identificação de novas oportunidades comerciais, tanto no comércio interno, quanto no comércio externo.

A IBM Consulting, parceira de longa data da SAP e da Diageo, foi selecionada para liderar a implementação do RISE with SAP S/4HANA Cloud.

Maersk utiliza a SAP Business Technology Platform para acelerar a sua transformação estratégica

A maior empresa de transporte de contentores do mundo efetuou progressos significativos ao nível da sua transformação digital, ao utilizar o SAP Business Technology Platform (BTP) para acelerar a sua direção estratégica, automatizar processos de negócio, aumentar a eficiência e facilidade de utilização.

Com um espectro amplo de áreas de negócio, que incluem o transporte de contentores, terminais portuários, logística e negócio ao nível da cadeia de abastecimento, a Maersk, sediada na Dinamarca, opera acima de 700 navios e cobre cerca de 343 portos em mais de 100 países, em todo o mundo. Estrategicamente, a Maersk está a deixar de ser uma empresa de transporte marítimo para se tornar num fornecedor da cadeia de abastecimento de ponta a ponta.

Especificamente, a Maersk utilizou o SAP BTP para desenvolver e implementar aplicações e soluções, em áreas como:

  • Gestão de Crédito ao Cliente: anteriormente, todo o processo envolvia muita atividade manual, com potenciais erros e atrasos. Agora, a Maersk utiliza o SAP BTP para automatizar e diferenciar o respetivo processo de gestão de crédito ao cliente.
  • Reconciliação das contas de fornecedores: a Maersk utilizou uma camada de automatização e a automação robótica de processos inteligentes (SAP iRPA) do SAP BTP para executar as ações automatizadas, como digitalizar e-mails e extrair anexos, converter dados não estruturados em dados estruturados e construir uma lógica de validação nas regras dentro da plataforma SAP BTP. Com isto, reduziu os processos manuais nos centros de serviços partilhados da Maersk.
  • Garantias financeiras: este era um processo bastante intensivo quanto à utilização de papel e podia causar problemas relativamente à qualidade dos dados, o que, por sua vez, levava a atrasos. Agora, através do SAP BTP, a Maersk automatizou o processo e criou duas funções específicas: solicitação de garantias bancárias e aprovação. A solução inclui também a integração com bancos terceiros.
  • Entrega da carga do cliente: a Maersk tem também clientes que pagam antes da mercadoria ser transportada. Isto requer um procedimento muito sensível no que diz respeito aos prazos, de forma a que o pagamento seja garantido antes do início da distribuição da mercadoria. O fluxo de trabalho é espoletado em múltiplos sistemas de back-end. Através de uma IA integrada e da automação de processos no SAP BTP, o pagamento é combinado contra a fatura, a nota de transporte e com todos os eventos que levam à entrega do contentor. A Maersk criou inclusive uma quota de confiança de IA que autoriza automaticamente os processos, caso os mesmos estejam 100% corretos.
  • Planeamento e análise: todo o financiamento, planeamento e análise da Maersk encontra-se numa fase de mudança para o SAP Analytics Cloud. Isto permite que a Maersk forneça um planeamento e análise financeira integral ou de ponta a ponta, incluindo orçamento e previsão.

A Versuni cria uma base sólida para a inovação e crescimento através da SAP e da TCS

A Versuni, fornecedora de algumas das mais importantes marcas de eletrodomésticos do mundo, embarcou numa jornada para criar uma arquitetura de tecnologia completamente nova em apenas 18 meses. Com a solução RISE with SAP e a Tata Consultancy Services (TCS), como seu parceiro estratégico, a Versuni conseguiu migrar dentro dos prazos estabelecidos para um ambiente SAP, de ponta-a-ponta, em 55 países. Isto tudo, com o SAP S/4HANA como uma base sólida para a inovação e crescimento.

A Versuni foi confrontada com um grande desafio. Em apenas 18 meses, tinha de criar uma base sólida para as operações da empresa, conjuntamente com um crescimento contínuo. Para tal, a Versuni lançou o programa Exuviate, numa associação ao processo pelo qual inúmeros animais, como insetos, répteis e alguns mamíferos, perdem a sua pele ou casca envelhecida, para assim continuarem em crescimento. O programa foi baseado nos princípios ‘SAP, unless’ e ‘cloud, unless’, e usou o RISE with SAP para fazer a transição para o ERP na cloud. Quis-se, assim, criar uma empresa focada no digital, a impulsionar a inovação e o crescimento, com uma tomada de decisão fundamentada em dados.

A Versuni tem funcionado com as soluções SAP há mais de 30 anos e tem beneficiado de processos integrados de ponta-a-ponta, de uma robusta gestão de dados, de análises avançadas e Inteligência Artificial. Estes componentes têm sido fundamentais para o impulsionar da inovação, da eficiência operacional e de melhor conhecimento.

Neste caso, a Versuni substituiu ou removeu qualquer sistema, desde o e-mail à contabilidade, do marketing à produção e da cadeia de abastecimento aos sistemas direcionados para o cliente. Este foi o maior programa do género – em qualquer lugar ou em qualquer indústria.

O programa incluiu a implementação de 40 novas redes, com a substituição de 4.700 laptops e desktops, mais de 60 novas aplicações na Cloud, ao migrar mais de 300 objetos de dados e redesenhar 400 relatórios e 3.500 processos. A Versuni conseguiu fazer a mudança para o SAP Best of Suite dentro do prazo. A 1 de maio de 2023, entrou em produção com este novo ambiente, mundialmente e de uma só vez.

Fitcoin lança piloto com Universidade da Califórnia

Uma plataforma de vitalidade desenvolvida com tecnologia SAP, onde as pessoas podem ganhar moedas digitais através de exercícios físicos, que podem depois ser trocadas por recompensas saudáveis, ganhou relevância nos EUA. A plataforma de vitalidade empresarial Fitcoin promove positivamente o bem-estar físico e mental, começando um projeto piloto com a UC Davis, parte integrante da Universidade da Califórnia.

O conceito da Fitcoin é inteligente e inovador. Os utilizadores guardam moedas digitais (Fitcoins) através de uma aplicação no seu smartphone, que ganham ao fazer exercício, incluindo caminhadas e ciclismo ou ao participarem em determinados workshops e atividades desportivas. Os utilizadores podem então trocar as Fitcoins arrecadadas por recompensas saudáveis, que estes mesmos escolhem no catálogo online da Fitcoin, no respetivo smartphone.

Como comentário a todos estes anúncios, Christian Klein, CEO e membro do Conselho Executivo da SAP SE, explica: “um pouco por todo o mundo, o sucesso dos nossos clientes exige que estes inovem, para superar as falhas de mercado, as mudanças nas normas regulatórias e a escassez crítica de competências. As parcerias reveladas no SAP Sapphire mostram o papel que toda a nossa tecnologia empresarial desempenha diariamente para ajudar os clientes a prosperarem. Quer se trate de automação orientada por perceções, simplificação da plataforma tecnológica ou melhoria da experiência do cliente e do colaborador, estamos aqui para ajudar todos a navegar pelos desafios que enfrentam”.

Guia de Notícias SAP Sapphire 2023

Mais detalhes sobre todas as notícias, lançamentos e atualizações no Guia de Notícias Sapphire.

Para mais informações, visite o SAP News Center. Siga a SAP no Twitter em @SAPNews.

###

Sobre a SAP

Como líder no mercado de software de aplicações empresariais, a SAP ajuda as empresas a tornarem-se em negócios inteligentes e sustentáveis. A SAP ajuda as organizações, de qualquer dimensão e indústria, a administrarem os seus negócios com excelência: os clientes SAP dão origem a 87% do total do comércio mundial. As tecnologias de machine learning, Internet das Coisas (IoT) e analítica avançada da SAP ajudam as organizações a transformarem-se em empresas inteligentes. A SAP permite às empresas e aos seus profissionais um conhecimento aprofundado do seu negócio, bem como o fomento da colaboração e da sua vantagem competitiva. Ao simplificar a tecnologia para as empresas, a SAP possibilita que o seu software seja consumido sem restrições e sem qualquer interrupção. O conjunto integral das aplicações e serviços da SAP permite que as empresas, privadas e públicas, de 25 sectores de atividade do mundo inteiro operem com rentabilidade e se adaptem de forma contínua. Apoiada por uma rede mundial de clientes, parceiros, colaboradores e líderes de opinião, a SAP ajuda o mundo a funcionar melhor e a melhorar a vida das pessoas. Para mais informação, visite www.sap.com