>

SAP e Google Cloud expandem parceria para criarem o futuro do Open Data e IA para empresas

Lisboa – A SAP SE (NYSE: SAP) e a Google Cloud anunciam uma expansão significativa da sua parceria, ao apresentarem uma oferta abrangente de Open Data, desenhada para simplificar as arquiteturas de dados e catapultar o poder dos dados de negócio.

A nova oferta unirá a SAP com a tecnologia de análise e dados da Google Cloud, permitindo não só dados de gestão mais abertos e valiosos, como novos avanços no desenvolvimento da Inteligência Artificial para as empresas

A oferta permite que os clientes criem uma cloud de dados de ponta-a-ponta, que disponibiliza os dados de e em toda a arquitetura de dados, utilizando a solução SAP Datasphere juntamente com a cloud de dados da Google. O objetivo é que as empresas possam visualizar totalmente as propriedades dos seus dados em tempo real e possam maximizar o valor dos seus investimentos nos softwares da Google Cloud e da SAP.

Os dados são a pedra angular da transformação digital e do desenvolvimento da Inteligência Artificial (IA). As organizações, ainda antes de entenderem o valor dos seus investimentos em dados, gastam recursos significativos em integrações de dados complexas, na criação de motores de análises personalizadas e de modelos generativos de IA e em processamento de linguagem natural (NLP, natural language processing). Os dados originados pelos sistemas SAP, em particular, estão entre os ativos mais valiosos das organizações e podem conter informações críticas sobre as cadeias de abastecimento, previsões financeiras, registos de recursos humanos e de retalho omnichannel, entre outros. A solução SAP Datasphere combina estes dados de missão crítica com os dados de toda a arquitetura de dados da empresa, independentemente da sua origem. Ser capaz de combinar os dados de software SAP e não SAP na Google Cloud, a partir virtualmente de qualquer outra fonte de dados, significa que as organizações podem acelerar drasticamente a sua transformação digital com uma fundação de dados plenamente definida, retendo o contexto de negócio na sua totalidade.

“A reunião dos sistemas e dos dados SAP com a cloud de dados da Google apresenta oportunidades totalmente novas para as empresas obterem mais valor das suas pegadas de dados”, afirma Christian Klein, CEO e membro do Conselho Executivo da SAP SE. “A SAP e a Google Cloud partilham um compromisso com o Open Data e a nossa parceria, agora alargada, ajudará a derrubar as barreiras entre os dados armazenados em diferentes sistemas, bases de dados e ambientes. Os nossos clientes não só beneficiam da IA já integrada nos nossos sistemas, como também de uma fundação de dados unificada.”

“A SAP e a Google Cloud oferecem agora uma cloud de Open Data incrivelmente abrangente, fornecendo uma base para o futuro da IA empresarial”, disse Thomas Kurian, CEO da Google Cloud. “Poucos recursos são tão importantes para a transformação digital quanto os dados. Ao integrarem profundamente os dados e os sistemas SAP com nossa cloud de dados, os clientes poderão utilizar os nossos recursos analíticos, bem como ferramentas avançadas de IA e modelos amplos de linguagem para encontrarem novo conhecimento e perceções dos seus dados.”

A nova oferta de Open Data da SAP e da Google Cloud complementa a solução RISE with SAP e permitirá aos clientes:

  • Acesso a dados críticos de negócio em tempo real: a integração entre as soluções SAP Datasphere e Google Cloud BigQuery permite que os clientes acedam, facilmente, aos seus dados mais críticos em tempo real, sem qualquer duplicação de dados. Esta oferta conjunta pode unificar os dados dos sistemas de software SAP, como SAP S/4HANA e SAP HANA Cloud, fornecendo às organizações uma vasta visão dos seus dados mais importantes na cloud de dados da Google.
  • Simplifique as arquiteturas de dados: a SAP e a Google Cloud desenvolveram conjuntamente tecnologias poderosas de replicação e federação de dados, que permitem às empresas integrarem facilmente os dados do software SAP com os ambientes de BigQuery e aproveitarem os principais recursos de análise de dados da SAP e da Google Cloud. Agora, os clientes podem federar consultas no SAP Datasphere e BigQuery para combinarem dados de software SAP e não SAP. Como tal, elimina-se silos de dados comuns de fontes que abrangem marketing, vendas, finanças, cadeia de fornecimento e muito mais. Por exemplo, os clientes com modelos de negócio de distribuição e retalho podem agora ter uma visibilidade total sobre os seus produtos, à medida que passam pelo canal de vendas e chegam aos clientes.
  • Criar perceções confiáveis com modelos de IA e Machine Learning (ML) avançadas da Google Cloud: as empresas poderão utilizar os serviços de IA e ML da Google para treinarem modelos de dados provenientes dos sistemas SAP e não-SAP.
  • Realizar análises avançadas: as organizações podem utilizar os recursos analíticos da solução SAP Analytics Cloud na Google Cloud para analisarem os resultados financeiros e de negócio e, ao mesmo tempo, melhorarem a precisão dos modelos. Com uma integração simples de dados no BigQuery com SAP Datasphere, os clientes conseguem planear baseados numa visão única e abrangente dos seus negócios.
  • Utilizar soluções conjuntas de sustentabilidade: a SAP e a Google Cloud estão a explorar maneiras de combinar o SAP Datasphere com conhecimento e conjuntos de dados ESG mais amplos desenvolvidos pela Google Cloud para acelerar jornadas de sustentabilidade com perceções acionáveis.
  • Usar a SAP Business Technology Platform (SAP BTP) na Google Cloud mundialmente: a SAP irá avançar com as suas ofertas multi-cloud, com a expansão do suporte regional de SAP BTP e SAP HANA Cloud na Google Cloud, que inclui suporte para SAP Analytics Cloud e SAP Datasphere. A SAP e a Google Cloud pretendem lançar o SAP BTP em cinco novas regiões este ano, totalizando oito regiões suportadas até 2025.

As duas empresas também pretendem fazer parceria em iniciativas conjuntas de entrada no mercado para os maiores projetos de dados empresariais, permitindo que os clientes adotem produtos de dados quer da SAP quer da Google Cloud. Os visitantes da conferência SAP Sapphire® podem ver demonstrações de soluções conjuntas de IA e dados no stand da Google Cloud. Isso inclui como as empresas podem aplicar IA generativa a fluxos de trabalho e aplicações comuns, como usar um chatbot para pesquisar, criar e editar solicitações de compra. A conferência SAPPHIRE tem lugar de 16 a 17 de maio em Orlando, Flórida.

Sobre a Google Cloud

A Google Cloud acelera a capacidade de qualquer organização transformar o seu negócio digitalmente. Oferece soluções de nível empresarial que tiram partido da tecnologia de ponta da Google, tudo na cloud mais limpa da indústria. Clientes em mais de 200 países e territórios utilizam a Google Cloud como seu parceiro de confiança para possibilitar o crescimento e resolver os seus problemas de negócio mais críticos.

Sobre a SAP

Como líder no mercado de software de aplicações empresariais, a SAP ajuda as empresas a tornarem-se em negócios inteligentes e sustentáveis. A SAP ajuda as organizações, de qualquer dimensão e indústria, a administrarem os seus negócios com excelência: os clientes SAP dão origem a 87% do comércio mundial total. As tecnologias de machine learning, Internet das Coisas (IoT) e analítica avançada da SAP ajudam as organizações a transformarem-se em empresas inteligentes. A SAP permite às empresas e aos seus profissionais um conhecimento aprofundado do seu negócio, bem como o fomento da colaboração e da sua vantagem competitiva. Ao simplificar a tecnologia para as empresas, a SAP possibilita que o seu software seja consumido sem restrições e sem qualquer interrupção. O conjunto integral das aplicações e serviços da SAP permite que as empresas, privadas e públicas, de 25 sectores de atividade do mundo inteiro operem com rentabilidade e se adaptem de forma contínua. Apoiada por uma rede mundial de clientes, parceiros, colaboradores e líderes de opinião, a SAP ajuda o mundo a funcionar melhor e a melhorar a vida das pessoas. Para mais informação, visite www.sap.com