>

SAP converte cada programador num programador de IA generativa no SAP TechEd em 2023

LISBOA No evento SAP TechEd de 2023, a SAP SE (NYSE: SAP) anuncia uma série abrangente de capacidades e avanços de Inteligência Artificial (IA) generativa, com o objetivo de capacitar os programadores de todos os níveis de competência a impulsionarem os seus negócios na era da IA.

A SAP apresenta inovações no desenvolvimento de aplicações de IA generativa e nas capacidades vetoriais da base de dados, bem como novas oportunidades de formação para programadores na era da IA

“O dinâmico panorama tecnológico e empresarial de hoje indica que todos os programadores precisam de ser programadores de IA”, afirma Juergen Mueller, Chief Technology Officer e membro do Conselho Executivo da SAP SE. “As inovações que estamos a apresentar na conferência SAP TechEd, desde ferramentas profissionais de código com IA infundida e um local único para criação de extensões e aplicações de IA generativa baseadas na SAP Business Technology Platform, apoiam os programadores que estão no centro da revolução da IA e fornecem-lhes os recursos que necessitam para transformar a forma como as empresas funcionam”.

À medida que as organizações procuram obter valor de negócio a partir da IA generativa, é essencial uma colaboração efetiva entre os programadores profissionais e aqueles utilizadores bem-dotados em tecnologia. A SAP está a lançar as soluções SAP Build Code, que simplificam a colaboração com os especialistas de negócio que usam o SAP Build, as soluções de low-code apresentadas no SAP TechEd em 2022. Criadas exclusivamente para as aplicações SAP e para o ecossistema da SAP, as soluções SAP Build Code disponibilizam ferramentas de produtividade alimentadas por IA para os programadores e são otimizadas para desenvolvimento em Java e JavaScript. O SAP Build Code também se baseia no poder do novo copiloto de IA generativa da SAP, o Joule – o copiloto que compreende verdadeiramente a gestão de negócio -, para aumentar ainda mais a produtividade, incorporando capacidades de geração de código para a criação de modelos de dados, lógica aplicacional e guiões de testes.

Dados de qualidade são a base de uma boa IA e o SAP HANA Cloud continua a ser pioneiro na inovação em matéria de dados, adicionando as novas caraterísticas das bases de dados vetoriais às respetivas ofertas multimodelo sem custo adicional. As bases de dados vetoriais fazem a gestão dos dados não estruturados, como texto, imagens ou áudio, para fornecer uma memória de longo prazo e um melhor contexto aos modelos de IA. Tal facilita a localização e a recuperação rápida de objetos similares. Por exemplo, os utilizadores podem procurar fornecedores com base no idioma dos seus contratos, para examinar o histórico de pagamentos e localizar encomendas individuais. Estas poderosas e novas funcionalidades vetoriais da base de dados melhoram as interações entre modelos de linguagem de grande escala (LLMs) e os dados críticos de uma organização. A inovação ajuda a posicionar os programadores de SAP na vanguarda da entrega de níveis radicalmente novos de conhecimento dos dados num enquadramento seguro e privado que utiliza dados de clientes específicos de uma indústria para redução de alucinações.

A AI Foundation, um novo local único (one-stop-shop) para os programadores criarem extensões e aplicações alimentadas por IA e IA generativa baseadas na SAP Business Technology Platform (SAP BTP), visa contribuir, ainda mais, para o aumento do impacto e da eficiência dos programadores. A AI Foundation inclui tudo aquilo que os programadores precisam para começarem a criar ferramentas de IA já preparadas para os negócios na SAP BTP – desde serviços de IA prontos a utilizar e acesso aos principais modelos de linguagem de grande escala, até às capacidades de bases de dados vetoriais e gestão do tempo de execução e do ciclo de vida da IA.

O ritmo acelerado da inovação tecnológica aumentou a procura, em todo o mundo, de programadores qualificados – e a SAP, em simultâneo, está empenhada no crescimento das suas oportunidades de formação. Como parte do compromisso de melhorar as competências de dois milhões de profissionais até 2025 e de complementar o conteúdo gratuito de aprendizagem em IA já disponível, a SAP lança agora novas certificações baseadas em funções e recursos de formação gratuita para programadores de back-end, que utilizam o modelo de desenvolvimento ABAP Cloud. Os dois novos recursos de aprendizagem que abarcam as ferramentas de desenvolvimento ABAP no SAP BTP e no SAP S/4HANA estão disponíveis no site SAP Learning. Estes recursos são concebidos para uma transformação empresarial ágil e compatível com a cloud, fornecendo aos programadores as competências para criarem extensões prontas para a cloud, alinhadas com a estratégia de núcleo limpo (clean core) da SAP.

A SAP aderiu ao Programa de Afiliação Empresarial do HAI (Institute for Human-Centered AI) de Stanford. Os investigadores e engenheiros da SAP irão trabalhar com a comunidade académica de Stanford, incluindo professores e estudantes de investigação, na intersecção entre a IA generativa e o mundo empresarial.

Para obter detalhes sobre todas as inovações anunciadas no SAP TechEd em 2023, visite o nosso guia especialmente criado para o efeito, aqui.

 

Sobre a SAP

A estratégia da SAP visa ajudar qualquer empresa a funcionar de forma inteligente e sustentável. Como líder no mercado de software de aplicações empresariais, a SAP ajuda as organizações, de qualquer dimensão e indústria, a gerir os seus negócios na sua melhor forma: os clientes SAP são responsáveis pela criação de 87% da totalidade do comércio mundial. As tecnologias de machine learning, Internet das Coisas (IoT) e de analítica avançada da SAP transformam as organizações e negócios em “empresas inteligentes”. Apoiando as empresas e os seus profissionais, a SAP permite um conhecimento aprofundado do seu negócio, bem como promove a colaboração e a sua vantagem competitiva. Ao simplificar a tecnologia para as empresas, a SAP facilita a utilização do seu software da maneira que é pretendida e sem qualquer interrupção. As aplicações e os serviços da SAP permitem que as empresas, privadas e públicas, de 26 sectores de atividade do mundo inteiro se adaptem continuamente e beneficiem de uma operação rentável. Apoiada por uma rede mundial de clientes, parceiros, colaboradores e líderes de opinião, a SAP ajuda o mundo a funcionar melhor e a melhorar a vida das pessoas. Para mais informação, visite www.sap.com.

Este documento contém declarações prospetivas, que são previsões, projeções ou outras declarações sobre eventos futuros. Estas declarações baseiam-se em expectativas, previsões e suposições atuais que estão sujeitas a riscos e incertezas que podem fazer com que os resultados atuais e futuros sejam materialmente diferentes. Informações adicionais sobre estes riscos e incertezas podem ser encontradas nos nossos arquivos junto da Securities and Exchange Commission, incluindo, entre outros, a secção de fatores de risco do Relatório Anual de 2022 da SAP no Formulário 20-F.
© 2023 SAP SE. Todos os direitos reservados.
SAP e os outros produtos e serviços SAP aqui mencionados, bem como os seus respetivos logótipos são marcas comerciais ou marcas registadas da SAP SE na Alemanha e noutros países. Consulte https://www.sap.com/copyright para informações e avisos adicionais sobre as marcas registadas.