>

SAP anuncia novas capacidades de IA para o retalho destinadas a melhorar a experiência do cliente

LISBOAA SAP SE (NYSE: SAP) acaba de anunciar novos recursos baseados em Inteligência Artificial (AI) para ajudar as empresas de retalho a otimizarem os processos de negócio e a impulsionarem a rentabilidade e a fidelidade dos seus clientes.

Estas capacidades inovadoras, que abarcam desde o planeamento à personalização, proporcionarão aos retalhistas uma informação holística sobre os clientes e análises de dados para se adaptarem e prosperarem num mercado em rápida mudança.

“Estas capacidades de IA para a distribuição baseiam-se na estratégia de experiência do cliente (CX) da SAP, inteligente e específica para o sector, que fornece às empresas funcionalidades profundamente integrada, capacitando os seus processos de negócio de missão crítica, assim como as jornadas de cliente”, afirma Ritu Bhargava, presidente e diretor de Produto, Indústrias e CX, da SAP. “A arquitetura modular da SAP liberta o potencial criativo dos retalhistas, permitindo-lhes selecionar os recursos adaptados às suas necessidades específicas e inovar rapidamente, para assim responderem às necessidades do mercado, ajudando-os, em última análise, a impulsionar o crescimento rentável”.

As novas capacidades incluem a especialização inigualável da SAP no sector e a tecnologia incorporada de SAP Business AI para fornecer verdadeiras soluções de retalho, de ponta a ponta. A IA é tão boa quanto os dados que a alimentam e a capacidade da SAP de integrar dados operacionais e de experiência em toda a empresa permite uma tomada de decisão mais perspicaz e baseada numa IA para empresas. Esta integração produz experiências mais inteligentes e personalizadas para os clientes, uma vez que os melhores resultados no retalho exigem uma excelente experiência de cliente.

“No ambiente atual, é fundamental ter o conhecimento de todo o negócio, razão pela qual a Swarovski tem continuado a adotar e a tirar partido das soluções integrais da SAP, permitindo-nos interligar os nossos processos de negócio”, afirma Lea Sonderegger, Chief Digital Officer e Chief Information Officer, Swarovski. “Desde que utilizamos o software da SAP, temos tido a flexibilidade e a segurança necessárias para apoiar a inovação contínua, o que nos oferece uma base consistente para cultivar a fidelidade exclusiva dos clientes Swarovski ao longo de todos os pontos de contacto e inovar para a criação de experiências únicas de cliente”.

“Os retalhistas e as marcas que crescem e conseguem ser rentáveis na economia atual reunirão vastos dados de negócio e aplicações integradas de IA, para possibilitar que qualquer colaborador da empresa ofereça experiências incríveis e personalizadas ao cliente certo, no canal certo, na hora certa”, reforça Leslie Hand, vice-presidente do grupo, Retail & Financial Insights, IDC. “A IDC prevê investimentos mais agressivos por parte dos distribuidores, face ao que temos visto nos últimos anos, e o trabalho com um parceiro estratégico que entenda e forneça recursos de ponta a ponta que são essenciais para os compradores”.

Exemplos de alguns dos recursos agora anunciados são:

  • Integração de TikTok e LinkedIn para anúncios digitais: A plataforma SAP Emarsys Customer Engagement integra agora o TikTok e o LinkedIn para anúncios digitais direcionados. Os profissionais de marketing têm autonomia para segmentar clientes, captar rapidamente potenciais clientes, otimizar a despesa em publicidade, impulsionar a aquisição e retenção, melhorar a experiência de retalho omnicanal e construir relações de confiança para o crescimento do negócio. Os distribuidores podem criar, sincronizar e ampliar facilmente os seus públicos; conectar-se com os consumidores nos canais sociais preferidos; complementar campanhas com anúncios personalizados no TikTok e LinkedIn para conseguir a conversão e; utilizar o conhecimento baseado em dados para converter as oportunidades e reconquistar clientes em risco.
  • SAP Predictive Demand Planning: Esta solução fornecerá aos retalhistas previsões de procura mais precisas e a mais longo prazo em todos os canais, através de um modelo de procura de autoaprendizagem. Além de permitir cálculos escaláveis, rentáveis e de grande volume, oferecerá previsões precisas e, ainda, identificará e considerará automaticamente uma variedade de fatores da procura e dados externos. A solução fornecerá aplicações para configuração, análise, ajuste e simulação de previsões e oferecerá alertas inteligentes, com causas e recomendações.
  • SAP Predictive Replenishment: A SAP está a adicionar capacidades de reposição em lojas, numa abordagem faseada à sua atual solução SAP Predictive Replenishment. Esta capacidade irá repor o inventário nas lojas e centros de distribuição, para conseguir uma cadeia de abastecimento otimizada e multinível com horizontes de planeamento flexíveis. Terá em conta a volatilidade da procura, os objetivos comerciais, as regras e as restrições para determinar as quantidades ideais de encomenda com os menores custos previstos. Os recursos melhoram a eficiência do cumprimento e a entrega atempada, ao fornecerem uma ferramenta central para criar padrões de encomenda e entrega para fluxos de produtos dentro na rede de abastecimento.

Exemplo de aplicação: Uma mercearia pretende estabelecer uma abordagem altamente automatizada para o reabastecimento de iogurtes, de modo a reduzir os custos e o desperdício e, ao mesmo tempo, melhorar o serviço ao cliente. As novas soluções da SAP irão prever e programar automaticamente as encomendas de reposição com as quantidades corretas para os locais certos, mantendo os custos baixos. Os utilizadores empresariais podem então rever e aceitar recomendações inteligentes e transferi-las para o sistema de aprovisionamento para criar ordens de compra, bem como compreender qualquer problema, resolvê-lo rapidamente e evitar constrangimentos no futuro.

  • SAP Order Management for sourcing and availability: Com esta solução, já disponível, as organizações podem determinar as estratégias de fornecimento ideais para satisfazer o cliente e minimizar os custos de aprovisionamento. Os utilizadores de negócio podem configurar estratégias alinhadas com os seus objetivos únicos, incluindo o prazo de entrega, capacidade utilizada, custo de envio e entregas por pedido e, em seguida, realizar simulações para testar as estratégias antes da sua implementação.
  • SAP Order Management Foundation: Com esta base, já disponível, os utilizadores empresariais podem criar fluxos de encomendas omnicanal que respondam a determinadas circunstâncias, como retenção por fraude, entrega ou pickup na loja, utilizando uma ferramenta de automatização de fluxos de trabalho fácil de utilizar, com funcionalidades de arrastar e largar. Além disso, os retalhistas podem personalizar os eventos desencadeados em função dos seus processos de negócio exclusivos e as ações correspondentes podem ter lugar no sistema de gestão de encomendas ou no sistema relevante de captação de clientes.

Exemplo de aplicação: um distribuidor de café que oferece aos seus clientes atualizações de execução de pedidos em tempo real. O SAP Order Management Foundation garante uma operação simplificada, que é coordenada de forma eficiente com a informação necessária para satisfazer as necessidades dos clientes, mesmo em casos complexos para vários artigos, como subscrições, recolha na loja e fornecimento de acessórios. O SAP Order Management for sourcing and availability também fornece uma visão centralizada do inventário, para garantir que a procura do cliente é sempre satisfeita.

 

###

 Sobre a SAP

A estratégia da SAP visa ajudar qualquer empresa a funcionar de forma inteligente e sustentável. Como líder no mercado de software de aplicações empresariais, a SAP ajuda as organizações, de qualquer dimensão e indústria, a gerir os seus negócios na sua melhor forma: os clientes SAP são responsáveis pela criação de 87% da totalidade do comércio mundial. As tecnologias de machine learning, Internet das Coisas (IoT) e de analítica avançada da SAP transformam as organizações e negócios em “empresas inteligentes”. Apoiando as empresas e os seus profissionais, a SAP permite um conhecimento aprofundado do seu negócio, bem como promove a colaboração e a sua vantagem competitiva. Ao simplificar a tecnologia para as empresas, a SAP facilita a utilização do seu software da maneira que é pretendida e sem qualquer interrupção. As aplicações e os serviços da SAP permitem que as empresas, privadas e públicas, de 26 sectores de atividade do mundo inteiro se adaptem continuamente e beneficiem de uma operação rentável. Apoiada por uma rede mundial de clientes, parceiros, colaboradores e líderes de opinião, a SAP ajuda o mundo a funcionar melhor e a melhorar a vida das pessoas.