Sala de Imprensa da SAP Portugal

Adega González Byass gere imposto sobre o plástico com SAP

Woman reading a label of a wine bottle --- Image by © Eric Audras/Onoky/Corbis

LISBOA – A SAP SE (NYSE: SAP) anuncia que a adega González Byass, com a ajuda do parceiro tecnológico Minsait, implementou com sucesso a solução SAP Responsible Design and Production para gerir e responder às exigências do novo imposto sobre o plástico nos seus principais mercados.

Fundada em 1835 em Jerez de la Frontera, a González Byass é uma empresa familiar com 14 adegas em 12 das principais regiões vinícolas de Espanha, Chile e México. Com o objetivo de gerar um impacto positivo no ambiente através do desenvolvimento sustentável, a adega tem um programa “Pessoas + Planeta”, que orienta a sua estratégia na vertente da sustentabilidade e que está alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas.

Esta estratégia inclui o desafio de reduzir a utilização de plástico, atualmente presente em certas fases da produção de vinho relacionadas com o engarrafamento, a embalagem e o transporte. Elisabet Braza Valle, responsável pelos projetos SAP na González Byass, afirma que: “O cuidado com a terra que nos dá a essência dos nossos vinhos é fundamental para a González Byass. É por isso que trabalhamos na promoção da sustentabilidade e criamos um impacto positivo. A sustentabilidade e a inovação, em conjunto, são os dois pilares em que nos apoiamos para alcançar o nosso objetivo: a máxima satisfação do cliente. E a tecnologia é uma ferramenta decisiva para o conseguirmos.”

Complexidade da legislação relativa aos plásticos

Como parte da sua política ambiental para a redução da poluição por plásticos, a União Europeia (UE) introduziu um imposto sobre as embalagens de plástico em 2021. A Espanha introduziu o seu próprio conjunto de taxas em 2023, que tributa as embalagens de plástico não reutilizáveis e respetiva queima e deposição em aterro de resíduos, com o objetivo de tornar todas as embalagens, no país, recicláveis até 2030.

A González Byass tem trabalhado para minimizar a utilização de plástico, comprometendo-se a conseguir fontes sustentáveis em toda a cadeia de valor e a realizar avaliações regulares aos seus fornecedores. A empresa já substituiu as cintas de embalagem de plástico por papel, utiliza madeira e rolhas de cortiça para as garrafas e está a usar alternativas de plástico mais sustentáveis, como o bioplástico feito de cana-de-açúcar. A González Byass também compra caixas de cartão e madeira de florestas certificadas. Estas medidas permitiram recuperar e reciclar 99% dos resíduos produzidos pela empresa.

SAP Responsible Design and Production e Minsait

A solução SAP Responsible Design and Production, implementada pela Minsait, permite à González Byass calcular, de forma precisa, as taxas e impostos de forma a cumprir com a legislação nos principais mercados, otimizar a seleção de materiais com base nos compromissos comerciais e reduzir significativamente os futuros riscos regulamentares. A solução SAP Responsible Design and Production fornece informações que permitem à adega monitorizar, medir e atuar sobre os seus dados relativos aos plásticos, de modo a poder tomar decisões informadas sobre a eliminação de resíduos e a regeneração dos sistemas naturais que nos rodeiam.

Com a ajuda da solução SAP Responsible Design and Production, a empresa tem agora uma melhor visibilidade dos materiais dos fornecedores, tanto em termos de embalagens como dos materiais auxiliares que incorpora nas suas ofertas. Pode estruturar esta informação de uma forma intuitiva e associá-la ao volume de unidades que coloca no mercado para cada produto.

Ao centralizar os dados do seu ERP na solução SAP Responsible Design and Production, a González Byass tem acesso, em tempo real, a informações de todos os países onde opera, ajudando-a a elaborar as declarações ambientais dos produtos em cada país, de uma forma rápida e precisa. Para além disso, a adega consegue agora medir e acompanhar os materiais que utiliza ao longo do tempo e a forma como estes influenciam os KPIs fiscais e de sustentabilidade.

A González Byass ganhou o SAP Sustainability Innovation Award 2024, uma importante conquista e que a confirma como líder em sustentabilidade no sector. O compromisso da empresa com a sustentabilidade e a inovação na indústria foi claramente reconhecido e o projeto demonstrou como a González Byass implementou, com sucesso, práticas e tecnologias sustentáveis nas suas operações, levando a um impacto ambiental e social positivos.

Visite o SAP News Center. Siga a SAP em @SAPNews.

###

Sobre a SAP

Como líder mundial em aplicações de gestão de negócio e IA empresarial, a SAP (NYSE: SAP) está na vanguarda do mundo empresarial e da tecnologia. Há mais de 50 anos que as organizações confiam na SAP para fazer crescer o seu negócio, com excelência, unindo operações críticas, como as finanças, compras, RH, logística e a experiência do cliente. Para mais informações, visite www.sap.com.

 

© 2024 SAP SE. Todos os direitos reservados.
SAP e os outros produtos e serviços SAP aqui mencionados, bem como os seus respetivos logótipos são marcas comerciais ou marcas registadas da SAP SE na Alemanha e noutros países. Consulte https://www.sap.com/copyright para informações e avisos adicionais sobre as marcas registadas.
Exit mobile version