>

Por: Judith Magyar

Se você já passou algum tempo no Rio, deve ter visto vários homens bem vestidos pela rua. Isso porque a maioria dos cariocas, moradores da capital mundial da festa, gosta de parecer impecável.

Impecável, uma tradicional loja de varejo de moda masculina de origem familiar, é o lugar favorito de homens no Rio que querem ter uma experiência de compra livre de problemas ou de mulheres que cuidam dessa tarefa para eles.

Fundada em 1961, quando a bossa nova estava no auge de sua popularidade e a cidade vivia um período de transformação socioeconômica, a Impecável tem uma longa tradição de não apenas saber como sobreviver, mas principalmente prosperar em tempos de mudança.

Manter a relevância da marca

“O mercado mudou completamente desde aqueles dias”, afirma Rafael Sampaio, CEO da segunda geração da empresa. O executivo explica que, com a chegada dos smartphones, levar as pessoas a entrarem em uma loja é um grande desafio. “No passado, elas simplesmente tinham de ir à loja. Agora, precisam querer ir.”

Sampaio sabe que os consumidores de hoje estão bem informados e sabem o que querem. A Impecável atende o segmento de classe média baixa do mercado brasileiro, cujo poder aquisitivo aumentou substancialmente na última década.

De acordo com um estudo recente de uma conhecida agência de marketing brasileira, a economia mais estável e melhores oportunidades de emprego dão a esse segmento a possibilidade de adquirir uma variedade de bens de consumo que antes estava fora de seu alcance. Referido como Classe C, o grupo inclui 49% dos domicílios brasileiros e representa 31% do consumo potencial. A opção de comprar de modo parcelado com juros zero também está ajudando esses consumidores a gastar mais do que nunca.

Como compreender crenças e intenções

“Não podemos nos dar ao luxo de perder um único dos nossos 63 mil clientes. É por isso que é crucial para nós entender nossos consumidores e proporcionar a cada um deles uma experiência impecável”, comenta Sampaio. Para alcançar essa meta, o executivo decidiu implementar a Qualtrics, plataforma da SAP para gestão de experiências que ajuda as empresas a entender melhor crenças, emoções e intenções dos clientes.

“Sabemos que os consumidores da Classe C são leais às marcas, por isso nosso desafio é nos manter relevantes para eles”, explica. Em vez de tentar lutar contra grandes concorrentes, como marcas globais, gigantes on-line e shoppings elegantes, Sampaio e sua equipe decidiram seguir uma estratégia diferente.

Em vez de tentar ser a maior, a loja se empenha em ser a melhor em sua categoria. A maneira de fazer isso é manter uma forte presença local. Como uma loja de bairro de origem familiar, a Impecável conhece seus clientes intimamente. A empresa sabe o que eles querem vestir para trabalhar, para ir à igreja ou ao estádio de futebol. A loja sabe que seus clientes esperam ser bem recebidos ao entrar na loja e que buscam variedade de opções de alta qualidade pelo melhor preço possível. Acima de tudo, eles esperam ter uma ótima experiência no caixa.

Depois de implementar a Qualtrics, a Impecável registrou uma queda de 25% nas queixas dos clientes. O feedback é coletado por meio de pesquisas curtas após a compra. Os dados são analisados e compartilhados pela organização em vários painéis de visualização entre executivos, gerentes de vendas, vendedores e caixas.

Foco em momentos positivos

“Na verdade, estamos mais focados em feedback positivo, porque o elogio é viciante. Os funcionários que são repetidamente elogiados se esforçam ainda mais para ter um bom desempenho”, explica Sampaio.

O CEO da Impecável se pergunta como foi possível fazer negócio sem a Qualtrics. “Antes de contarmos com essa ferramenta, não tínhamos ideia de como nossos clientes e funcionários estavam se sentindo. Eles estavam felizes, frustrados ou indiferentes? Era como fazer negócio de olhos fechados”, diz ele.

Sampaio está convicto de que não se trata de saber se a empresa precisa ou não de uma ferramenta de gestão de experiências; é uma questão de chegar ao momento em que você se pergunta por que ainda não a implementou.

Quando pensou em automatizar as principais funções de negócios nas áreas de finanças, operacional e recursos humanos, a Impecável escolheu o SAP Business One, software de gerenciamento de negócios da SAP para pequenas e médias empresas. Sampaio diz que ficou agradavelmente surpreso com a velocidade e a facilidade de implementação e a acessibilidade da equipe SAP.

“Nunca pensei que uma empresa tão grande como a SAP fosse tão acessível”, destaca o principal executivo da Impecável, cujo principal objetivo desde o primeiro dia era poder transformar dados em ações para ficar à frente dos concorrentes. “Com a Qualtrics, podemos avaliar o desempenho de cada uma de nossas lojas e fazer as mudanças necessárias, como mais treinamento para funcionários ou alteração na linha de produtos.”

Apesar de ser apenas um pequeno negócio local, é esse tipo de atitude centrado no cliente que mantém a Impecável consistentemente no topo da lista dos varejistas preferidos no Rio.

Acompanhe as novidades da SAP através das nossas redes sociais: Facebook Twitter LinkedIn Instagram / WhatsApp / Youtube

© 2020 SAP SE. All rights reserved. SAP and other SAP products and services mentioned herein as well as their respective logos are trademarks or registered trademarks of SAP SE in Germany and other countries. Please see http://www.sap.com/corporate-en/legal/copyright/index.epx#trademark for additional trademark information and notices.