>

Como a criação de novos produtos pode impulsionar o crescimento das PMEs

Artigo

Por: SAP Brasil

Em busca de soluções para obter crescimento, as PMEs encontraram na inovação o caminho para conquistar clientes e ampliar seu mercado

A inovação é um grande impulsionador para as empresas que buscam crescimento e consolidação. A afirmação tem base na pesquisa “As PMEs que Mais Crescem no Brasil“, realizada anualmente pela revista Exame e divulgada em setembro de 2019. O estudo tem como objetivo mapear o desenvolvimento das pequenas e médias empresas do país.

No levantamento, 56% das empresas participantes apontaram que a criação de novos produtos contribuiu com seu crescimento. As pequenas e médias empresas são fundamentais para o desenvolvimento econômico do país e isso significa que elas devem adotar iniciativas que estimulam seu desenvolvimento e as tornem mais competitivas.

Estamos em períodos importantes, em que o futuro das relações entre empresas e consumidores está sendo definido a partir da tecnologia e isso significa que as empresas precisam adequar suas soluções às novas demandas da sociedade, criando produtos adaptados a essas necessidades.

As pequenas e médias empresas costumam trabalhar de maneira mais local, o que pode beneficiar a aproximação com o consumidor e o entendimento sobre o que ele espera receber de produtos e serviços. E a estrutura menor não pode ser barreira para que as PMEs atendam seu mercado. Formar parcerias com empresas maiores pode ser uma estratégia para a entrada de investimento que estimulem a criação de novos produtos.

O apoio de empresas maiores a empreendedores menores faz com que as PMEs ganhem estrutura e ampliem sua oferta de serviços. Um exemplo prático é a implementação da solução SAP S/4HANA da SAP, feita pela empresa parceira CVA para a comercializadora de energia, Electra Energy.

Apostar na transformação digital também está levando as PMEs a novos caminhos, já que o investimento em ferramentas de gestão podem ajudar a tornar o trabalho mais eficientes, com a utilização de softwares e plataformas que integram processos de negócio e geram insights para que as PMEs possam se antecipar ao entregar o que o cliente precisa.

Saiba mais sobre as soluções que a SAP oferece para ajudar a tornar o trabalho das PMEs mais eficiente e produtivo acompanhando as redes sociais: Facebook Twitter LinkedIn Instagram / WhatsApp / Youtube

© 2020 SAP SE. All rights reserved. SAP and other SAP products and services mentioned herein as well as their respective logos are trademarks or registered trademarks of SAP SE in Germany and other countries. Please see http://www.sap.com/corporate-en/legal/copyright/index.epx#trademark for additional trademark information and notices.