>

Como a Inteligência Artificial está sendo usada para o bem social

Artigo

Por: SAP Brasil

A tecnologia está garantindo avanços para o mundo dos negócios e pode ser incorporada cada vez mais a projetos que transformem e levem qualidade de vida à sociedade

A Inteligência Artificial possui potencial para transformar a realidade além das inovações no mundo corporativo. A sociedade pode se beneficiar dos recursos que ela oferece para solucionar questões fundamentais para o desenvolvimento social relacionadas ao bem-estar, à saúde e à segurança da população.

Veja alguns exemplos de como a Inteligência Artificial está transformando a vida em sociedade e pode provocar mudanças substanciais, que atinjam um número ainda maior de pessoas:

Combate ao Zika vírus

Nos Estados Unidos, o Cary Institute, em parceria com a iniciativa Science for Social Good, da BM Research, desenvolveu um projeto que tem como objetivo impedir a propagação do Zika vírus. Utilizando recursos de Machine Learning, foi possível analisar os dados sobre o vírus e primatas contaminados. Esses traços são comparados com as 364 espécies de primatas no mundo inteiro, identificando com 82% de precisão aqueles que carregam o vírus, permitindo o mapeamento das áreas com maior risco de contrair a doença.

Combate ao crime

A Universidade de Carnegie Mellon, nos EUA, tem trabalhado em parceria com a guarda costeira do país no desenvolvimento de uma solução com uso de Inteligência Artificial para reforçar a proteção do Staten Island Ferry, serviço de balsa utilizado pela população de Nova York. Para proteger os passageiros de ataques terroristas, o grupo usou um recurso da Inteligência Artificial chamado teoria dos jogos, que envia informações que sugerem mudanças aleatórias de rota para a equipe de patrulha. Esse recurso também tem beneficiado o combate à caça ilegal na Ásia e em países como Uganda, ajudando a identificar armadilhas.

Reconstrução após desastres

Em 2017, os EUA sofreram com a furacões e incêndios florestais que devastaram cidades, causando prejuízos bilionários. Para que as pessoas voltem à vida normal e que a economia volte a girar nesses lugares, gerando emprego e renda para as famílias, é preciso que existam iniciativas como o SAP.iO, um programa de financiamento que auxilia empresas a encontrarem suporte financeiro para a reconstrução dos negócios.

Em Brumadinho, na ocasião do desastre com a mineradora, a SAP disponibilizou uma ferramenta que usa a tecnologia blockchain para ajudar a localizar serviços essenciais que contribuíram com salvamento e atendimento das vítimas. A ferramenta, criada para auxiliar governos e empresas privadas em missões humanitárias, integra empresas de transporte, alimentos e serviços públicos permitindo a localização rápida destes para um atendimento ágil em ocasiões urgentes.

Cuidado e prevenção da saúde mental

O “Algoritmo da vida” é um software que analisa postagens públicas no Twitter com o objetivo de identificar pessoas com depressão e prevenir o suicídio. O projeto baseado nos estudos dos de universidades dos EUA e da Inglaterra, que mostraram que pessoas em depressão recorrem a um determinado grupo de palavras nas redes sociais, foi anunciado durante o SAP NOW de 2019.

Acesso a serviços

O uso da Inteligência Artificial para desenvolver serviços que ajudam as empresas a integrar suas metas comerciais ao impacto social que causam é uma tendência que pode ser fortalecida conforme as pessoas se coloquem mais dispostas a participar de estudos que envolvam tecnologias como as vestíveis (como os relógios que podem ser conectados a dispositivos móveis), por exemplo. Isso ajuda a fornecer informações mais precisas e em tempo real sobre diferentes modos de vida. Um exemplo é o trabalho da Global Water Challenge, que utiliza a IA para criar redes de distribuição de água que cheguem a comunidades rurais.

O investimento em soluções de Inteligência Artificial para melhorar a vida da população também requer um esforço de setores governamentais, que precisam rever suas políticas de atuação e incorporar a tecnologia como uma das principais aliadas em processos de mudanças reais e benéficas.

Em parceria com as organizações privadas, que já usam a tecnologia como ferramenta de desenvolvimento, as transformações podem ser muito positivas! Acompanhe novidades sobre o assunto nos canais da SAP: Facebook Twitter LinkedIn Instagram / WhatsApp / Youtube

© 2020 SAP SE. All rights reserved. SAP and other SAP products and services mentioned herein as well as their respective logos are trademarks or registered trademarks of SAP SE in Germany and other countries. Please see http://www.sap.com/corporate-en/legal/copyright/index.epx#trademark for additional trademark information and notices.