>

Por: SAP Brasil

Com a modernização de sistemas e as demandas crescentes por redução na geração de carbono, o setor de serviços públicos vive um momento de transformação

A modernização dos processos é o foco do setor de serviços públicos para 2020. No Brasil, a expectativa é de que 80% dos serviços desta categoria estejam digitalizados até o final do ano, de acordo com proposta apresentada pelo Ministério da Economia, através da Secretaria de Desburocratização, Gestão e Governo Digital. Tal medida busca contribuir com a redução do uso de papel, simplificando também o acesso da população à informação e agilidade nas solicitações através das plataformas digitais.

A modernização dos serviços também acompanha outra tendência: elevar o nível das metas de mudanças climáticas. Nos Estados Unidos, a empresa de consultoria e auditoria empresarial, Deloitte, lançou um relatório que apresenta as perspectivas para o setor de energia e serviços públicos em 2020, mostrando quais tendências ajudarão a guiar o desenvolvimento do setor neste ano.

Meio ambiente

De acordo com o estudo, as empresas farão uma avaliação mais rígida dos compromissos ambientais, sociais e de governança, o que significa a elevação dos padrões de redução de emissão de carbono.

O mercado de energia está entre os principais do setor de serviços públicos a apostar na energia renovável como tendência para o ano, estabelecendo metas mais concretas para a redução na emissão de carbono e um padrão crescente no portfólio de renováveis, o que pode resultar em novas oportunidades de negócios e geração de valor para as comunidades.

Cidades inteligentes

Na busca por criar valor e para não perder oportunidades, as concessionárias de serviços públicos estarão mais abertas à participação em programas que desenvolvam cidades inteligentes. Trabalhando para oferecer soluções que garantam mobilidade e conectividade.

Novos modelos de negócios

Novos modelos de negócios para a realização de transações mais rápidas e seguras entram na rota das transformações pelas quais o setor de serviços públicos passará neste ano, o que inclui a implementação de soluções como o Blockchain.

Segurança

Risco cibernético, a escolha e análise minuciosa dos órgãos reguladores e os desastres naturais continuam na nova década e colocam desafios para o desenvolvimento do setor, que se vê cada vez mais estimulado a investir na atualização, digitalização e proteção da rede contra desastres naturais e aqueles causados pelo homem.

A necessidade de um planejamento mais amplo e de investimento em sistemas mais modernos para a transmissão e distribuição de serviços, além da segurança das transações será fundamental para o aprimoramento dos modelos de negócios e a criação de novos padrões que gerem lucro.

Flexibilidade e potencial elevado de carga

O uso de tecnologias inteligentes será indispensável para as empresas de energia e serviços públicos que quiserem consolidar sua atuação, ganhando desenvolvimento e lucratividade. Isso se dará através da implementação de soluções que auxiliam na gestão de ativos, dados, atendimento e cobrança, fornecendo o maior número de informações em tempo recorde para gerar insights.

Utilitários com uso ampliado de energia limpa

O setor de transportes deve passar também por grandes transformações, com a ampliação de veículos que utilizam energia renovável como combustível, o esperado é que além dos carros, outros veículos utilitários, como caminhões e ônibus que fazem o transporte público e escolar, também passem por essa transformação. Reduzindo ainda mais a emissão de carbono nas grandes cidades.

No Brasil, o debate sobre a geração de energia limpa passa por discussão, já que a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) quer impedir a produção de energia elétrica através de painéis solares, modificando a resolução que garante ao consumidor compensar o uso de energia solar na conta de energia elétrica, distribuindo a taxação pelo uso entre os consumidores que não se beneficiam do serviço.

Independentemente dos resultados, as empresas de serviços públicos e de energia podem aproveitar a oportunidade para entender o que a população espera, gerando soluções personalizadas e melhores experiências nesse sentido para o consumidor.

O futuro do setor de serviços públicos e de energia e as soluções para seu crescimento você pode acompanhar nas redes sociais da SAP: Facebook Twitter LinkedIn Instagram / WhatsApp / Youtube

© 2020 SAP SE. All rights reserved. SAP and other SAP products and services mentioned herein as well as their respective logos are trademarks or registered trademarks of SAP SE in Germany and other countries. Please see http://www.sap.com/corporate-en/legal/copyright/index.epx#trademark for additional trademark information and notices.