>

Na busca por uma fábrica sustentável, é necessário adotar práticas inovadoras e tecnologias disruptivas.

No cenário atual, onde a preocupação com o meio ambiente e a sustentabilidade está em constante crescimento, as empresas enfrentam o desafio de adaptar suas operações para minimizar seus impactos ambientais. No entanto, a transição para uma produção mais sustentável vai além de apenas estabelecer metas ESG (ambientais, sociais e de governança). É necessário um olhar inovador e diferente sobre como as fábricas podem e devem operar no futuro.

Uso da tecnologia IoT para reduzir emissões

A Internet das Coisas (IoT) oferece oportunidades para monitorar e otimizar o consumo de energia e processos industriais. Sensores podem identificar fontes de emissões diretas de carbono, permitindo uma ação rápida e eficaz. Os dados coletados por sensores IoT podem fornecer insights bastante valiosos sobre o uso de energia e emissões de carbono em tempo real, permitindo que as fábricas identifiquem áreas de ineficiência e implementem medidas corretivas, reduzindo significativamente sua pegada de carbono.

Capturar e armazenar carbono de forma inteligente

A captura e o armazenamento de carbono são fundamentais para alcançar sua neutralidade. Além de evitar emissões, tais ações podem tornar possível o uso do carbono armazenado como recurso. Dessa forma, as fábricas podem não somente reduzir suas difusões, como também contribuir para a remoção do gás da atmosfera. Isso pode ser feito por meio de tecnologias como a captura direta de ar, o sequestro de carbono em produtos e materiais e o reflorestamento de áreas que já foram afetadas.

Reduzir o desperdício com tecnologias inovadoras

A fabricação aditiva, como a impressão 3D em escala industrial, por exemplo, oferece uma abordagem eficiente para diminuir o desperdício de material. O método permite a produção de peças e produtos sob demanda, o que reduz a necessidade de estoque e minimiza os resíduos. A capacidade de imprimir peças complexas e personalizadas também pode levar a uma otimização do design e uma redução adicional nos custos e no uso de insumos.

Repensar o conceito de fábrica para o futuro

A inovação pode transformar completamente a maneira como compreendemos e operamos as fábricas. Ao adotar essas estratégias e enfrentar os desafios com determinação, investindo nas soluções certas, as grandes indústrias podem se tornar não apenas sustentáveis, mas também agentes de regeneração ambiental. O futuro da manufatura está na colaboração entre tecnologia, natureza e inovação.

Visite o site da SAP e conheça as soluções para o setor.

Acompanhe mais novidades nos canais de comunicação da SAP:  Facebook Twitter LinkedIn Instagram

© 2024 SAP SE. All rights reserved. SAP and other SAP products and services mentioned here in as well as their respective logos are trademarks or registered trademarks of SAP SE in Germany and other countries. Please see http://www.sap.com/corporate-en/legal/copyright/index.epx#trademark for additional trademark information and notices.