>

Estar preparado para a transformação digital no setor de meios de pagamentos pode ser decisivo para o sucesso dos negócios.

Neste cenário dinâmico que vivemos, os meios de pagamentos continuam a evoluir rapidamente. Impulsionados por avanços tecnológicos e mudanças nas preferências dos consumidores, em 2024, estamos testemunhando uma transformação sem precedentes no ecossistema financeiro. Com base em insights valiosos fornecidos por especialistas e análises de mercado, verificamos quais são as principais tendências que moldarão o setor de meios de pagamentos neste ano.

Crescimento contínuo de pagamentos localizados

À medida que as empresas buscam expandir para novos mercados e conquistar novos clientes, a oferta de métodos de pagamento localizados se torna cada vez mais importante. Em 2023, vimos um aumento significativo na demanda por pagamentos adaptados às preferências dos consumidores locais, especialmente em setores como viagens, hotelaria e varejo. Para 2024, podemos esperar que essa tendência de crescimento de pagamentos localizados seja ainda maior. As empresas que investirem na oferta personalizada das opções de pagamento para seus consumidores, estarão em posição competitiva privilegiada diante de seus concorrentes, uma vez que impulsionarão a fidelidade do cliente e aumentarão as vendas.

Consolidação no Open Banking

O surgimento do open banking trouxe uma série de oportunidades e desafios para o setor de pagamentos. Em 2023, houve uma consolidação significativa no mercado, com uma crescente demanda por serviços de pagamento que ofereçam soluções integradas. Os comerciantes estão buscando parceiros de pagamento que possam fornecer uma gama completa de serviços, incluindo serviços bancários abertos, pagamentos com cartão e soluções alternativas. A tendência é que esse processo de consolidação continue forte em 2024, pois os comerciantes buscam soluções que reduzam o atrito, o custo e as falhas nas transações financeiras.

Pagamentos sem contato

A pandemia acelerou significativamente a adoção de soluções de pagamento sem contato em todo o mundo. Os consumidores estão cada vez mais confortáveis com essa forma de pagamento, por isso, para 2024, espera-se que esse crescimento continue, com uma demanda crescente por métodos de pagamento rápidos, seguros e convenientes. Conforme os consumidores se habituam aos pagamentos sem contato, os varejistas e as instituições financeiras precisam continuar investindo em tecnologias que facilitem essa modalidade de transação.

O cenário de meios de pagamentos em 2024 será marcado por um crescimento contínuo de pagamentos localizados, que atendam as preferências dos consumidores, além da consolidação no espaço do open banking e uma expansão dos pagamentos sem contato. As empresas que conseguirem se adaptar a essas tendências e oferecer soluções inovadoras estarão irão se destacar neste mercado que está em constante evolução. A transformação digital no setor bancário não precisa ser difícil. Conheça as soluções da SAP que te ajudam a superar os desafios.

Acompanhe mais novidades nos canais de comunicação da SAP:  Facebook Twitter LinkedIn Instagram

© 2024 SAP SE. All rights reserved. SAP and other SAP products and services mentioned here in as well as their respective logos are trademarks or registered trademarks of SAP SE in Germany and other countries. Please see http://www.sap.com/corporate-en/legal/copyright/index.epx#trademark for additional trademark information and notices.