Tendências que determinarão o crescimento das PMEs em 2020

Por: SAP Brasil

O ano vai ser de muitas novidades para as PMEs que querem crescer. O ambiente online está ganhando força e o cliente está cada vez mais exigente

As próximas tendências para as PMEs estimulam um aumento nas vendas e a oferta de melhores serviços. Durante 2019, elas investiram na criação de novos produtos para crescer, diversificando as opções para ampliar seu mercado e conquistar novos clientes. Além disso, a infraestrutura e a relação com colaboradores também devem passar por mudanças, seguindo os interesses das novas gerações por melhores experiências de trabalho.

Em busca de produtividade e resultados ainda melhores, as PMEs podem aproveitar algumas tendências que irão provocar mudanças na estrutura dos serviços oferecidos, do atendimento e na relação com funcionários:

Avaliações são relevantes

A opinião de outros usuários sobre o seu produto pode ter muito mais relevância do que questões como o preço na hora de decidir a compra. O modo como os consumidores descrevem o atendimento, a qualidade da entrega e detalham a jornada que tiveram ao comprarem os produtos da sua loja pode influenciar na captação de novos clientes. Por isso, se a sua empresa está no ambiente online, atente-se para a qualidade no atendimento e para a capacidade de desenvolver respostas rápidas e oferecer resoluções ao cliente. Isso ajuda a reforçar sua reputação.

Se quiserem crescer e se tornar competitivas, as PMEs devem investir em soluções que ajudam a unificar os dados e simplificar processos, assim poderão obter informações precisas sobre os interesses de seus clientes.

O comércio eletrônico não é apenas um aliado

As vendas no comércio eletrônico do mundo inteiro somaram US$ 3,53 trilhões em 2019. O crescimento esperado para 2022 é quase o dobro disso, de acordo com a Statista, empresa que reúne dados e informações de mercado. Essa tendência de crescimento mostra que as PMEs precisam aproveitar o momento para investir em seu portfólio online, buscando plataformas que permitam armazenar dados, integrando informações em diferentes formatos (utilizando também o mobile) para se manter ainda mais próximas do consumidor e gerenciar todas as informações de compra e venda.

Inteligência Artificial e recursos para aprimorar a experiência do cliente

As Empresas Inteligentes buscam estratégias para transformar dados em insights e assim oferecer boas experiências para seus clientes. Com a ajuda dos recursos de Inteligência Artificial o atendimento das PMEs pode chegar a um novo patamar de qualidade e competitividade. Ela possibilita o uso de recursos como os chatbots com respostas rápidas e também a implementação de sistemas de reconhecimento de voz, que vem ganhando espaço e surgem para as empresas como um gancho de atendimento, mantendo a presença através da voz.

O seu colaborador está com você

Em outro artigo, mencionamos a chegada da Geração Z ao mercado de trabalho. Uma geração que chega depois dos Millenials e já nasce em um universo superconectado. Eles trazem novas expectativas sobre o trabalho e buscam atuar em empresas que demonstrem seus ideais e que, para além do discurso, os coloquem em prática. É uma geração que busca crescer profissionalmente dentro das empresas onde atuam e por isso estão atentas às oportunidades.

Para lidar com as novas gerações, as PMEs precisam romper com velhos modelos de gestão, buscando recursos que engajem e ofereçam boas experiências para seus profissionais.

Com uma infraestrutura menor, as PMEs podem optar por modelos de trabalho como home office ou freelancer. Isso dará mais flexibilidade e pode ser mais produtivo para os processos.

A questão primordial é engajar o colaborador e oferecer boas experiências a ele para que os resultados possam ser refletidos no atendimento e na satisfação do cliente.

Preocupe-se com o meio ambiente

Será que as PMEs estão preocupadas em contribuir com o meio ambiente? Isso pode influenciar na decisão de compra do consumidor e fazer com que você perca clientes e sua reputação. É importante adotar esforços para reduzir a emissão de poluentes, reaproveitando resíduos e utilizando materiais recicláveis em toda a sua cadeia produtiva. Nesse passo, escolher bem seus parceiros e fornecedores, mostrando sua preocupação com as questões ambientais pode aumentar ainda mais a rede de empresas que investem nesta área. O futuro das organizações também depende disso.

Facebook Twitter LinkedIn Instagram / WhatsApp / Youtube

© 2020 SAP SE. All rights reserved. SAP and other SAP products and services mentioned herein as well as their respective logos are trademarks or registered trademarks of SAP SE in Germany and other countries. Please see http://www.sap.com/corporate-en/legal/copyright/index.epx#trademark for additional trademark information and notices.